Home / Animais / Curiosidades do Rinoceronte e Fatos Interessantes Sobre o Animal

Curiosidades do Rinoceronte e Fatos Interessantes Sobre o Animal

O rinoceronte é um animal de grande porte, caracterizado pela pele bastante grossa e pelos chifres na ponta do nariz, os quais podem ser em número de um ou de dois (visto que dependem da espécie).

Em relação à espécie, não há apenas uma, mas cinco. Destas, três são asiáticas e duas são africanas. Também não há um único gênero, visto que estas cinco espécies estão agrupadas em quatro gêneros.

Estes animais possuem uma expectativa média de vida compreendida entre 35 e 40 anos. Em razão do grande porte físico, os adultos não possuem predadores naturais, com exceção dos seres humanos.

Neste artigo, você conhecerá um pouco mais sobre esse grande mamífero herbívoro.

Então venha conosco e boa leitura.

Curiosidades do Rinoceronte e Fatos Interessantes Sobre o Animal: Conhecendo as Espécies

Entre as espécies asiáticas, estão o rinoceronte Indiano (nome científico Rhinocerus unicornis), o rinoceronte Java (nome científico Rhinocerus sondaicus) e o rinoceronte da Sumatra (nome científico Dicerorhinus sumatrensis).

O rinoceronte Indiano possui um chifre único que pode medir até 60 centímetros e é utilizado frequentemente como arma. O rinoceronte de Java também possui um único chifre e é encontrado na Indochina, Malásia, Sumatra, Nepal, Assam e Java. O rinoceronte da Sumatra possui dois chifres; e pode ser encontrado em Bornéu, Tailândia, Sumatra e Malaca.

As espécies africanas são o rinoceronte branco (nome científico Cerathoterium simum) e o rinoceronte negro (nome científico Diceros bicornis).

O rinoceronte branco é considerado a maior das espécies. Possui dois chifres, sendo que um deles mede cerca de 1,50 metros.

O rinoceronte negro também possui dois chifres, entre os quais o anteriormente pode medir 70 centímetros e o posterior, 50 centímetros. É uma espécie considerada bastante violenta.

 Curiosidades do Rinoceronte e Fatos Interessantes Sobre o Animal: Do que São Feitos os Chifres do Rinoceronte?

Diferentemente do que acha a maioria, os chifres do rinoceronte não são formados por ossos, e sim por pêlos muito compactados, ou melhor, por densas camadas de queratina enrijecidas.

Seus chifres são altamente cobiçados, fato que infelizmente induz a caça do animal. Segundo a medicina tradicional chinesa, o chifre do rinoceronte carrega propriedades curativas e também atua como afrodisíaco. Contudo, a caça para obtenção do chifre pode levar à extinção de algumas espécies.

Em relação ao chifre, caso o rinoceronte perca o seu chifre durante um confronto com outro animal (da mesma espécie ou não), este será naturalmente resposto. Todavia, crescerá novamente em um ritmo incrivelmente lento.

O chifre é uma estrutura tão representativa do animal que é mencionado no seu próprio nome, uma vez que “rinoceronte” deriva de duas palavras gregas e significa “nariz-chifrudo”.

Curiosidades do Rinoceronte e Fatos Interessantes Sobre o Animal: Antepassados Pré-históricos

A maior espécie de rinoceronte que já habitou o planeta Terra era chamada Paraceratherium. Possuía, em média, 5 metros de altura, ao nível do ombro; 7,4 metros de comprimento; e podia pesar até mesmo 20 toneladas.

Curiosidades do Rinoceronte e Fatos Interessantes Sobre o Animal: A Sensibilidade da Pele

Ok. Este item pode parecer até mesmo irônico, pois a pele desses mamíferos é incrivelmente grossa (com média de 2,5 centímetros de espessura, ou até mesmo 7 centímetros, em algumas literaturas). No entanto, mesmo grossa e resistente, é sensível à queimaduras solares e à picadas de insetos. Por essa razão, eles possuem o hábito de se refrescar e afundar na lama.

Curiosidades do Rinoceronte e Fatos Interessantes Sobre o Animal: Velocidade Incrível

Mesmo com o porte e peso corporal exorbitante, os rinocerontes podem alcançar velocidades de 50Km/h ou até mesmo 70 Km/h.

Curiosidades do Rinoceronte e Fatos Interessantes Sobre o Animal: Características Reprodutivas

A maturidade sexual das fêmeas é atingida antes do macho. Para elas, ocorre aos seis anos de idade; para eles, ocorre aos dez anos.

O macho permanece com a fêmea entre uma a três semanas durante o acasalamento.

O ‘ritual’ de acasalamento consiste em perseguição mútua e entrecruzamento de cornos.

A gestação dura cerca de 490 dias, período correspondente a 16 meses.

O filhote nasce com cerca de 50 quilos e é amamentado durante aproximadamente 20 meses.

Curiosidades do Rinoceronte e Fatos Interessantes Sobre o Animal: Ameaça de Extinção

Os rinocerontes são perseguidos pelo homem desde a idade das cavernas. Além da motivação da caça para obtenção do chifre, também existe o interesse na sua pele, utilizada para confecção de calçados e escudos.

Segundo a IUCN (União Internacional para Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais), todas as espécies de rinoceronte estão ameaçadas de extinção.

IUCN
IUCN

Entre as espécies, a que possui o menor número de indivíduos na atualidade é o rinoceronte Java. Existem apenas 60 indivíduos sobrevivendo em hábitat selvagem. Contudo, a maior redução populacional ocorreu para a espécie rinoceronte de Sumatra, uma vez que o declínio esteve compreendido em 50%. Apesar disso, sua população ainda é superior à população do rinoceronte Java, visto que conta com 300 indivíduos.

Os maiores esforços para conservação giram em torno do rinoceronte indiano, o qual, no último século, conseguiu aumentar a sua população de 200 para 2.400 indivíduos. Essa espécie também conta com estrita proteção das autoridades da Índia e do Nepal.

Curiosidades do Rinoceronte e Fatos Interessantes Sobre o Animal: Características Comportamentais

Os rinocerontes africanos costumam ser mais agressivos do que os rinocerontes asiáticos. Também utilizam os seus chifres com propósitos distintos.

Os rinocerontes africanos utilizam os chifres para furar o abdômen dos seu adversários, já os rinocerontes asiáticos empregam essa estrutura para lutar contra suas presas.

Em relação às espécies em geral, todas elas são mais ativas à noite e de manhã cedo. Durante o dia, descansam em áreas protegidas das florestas.

Esses animais podem dormir tanto deitados quanto em pé.

*

Agora que você já conhece características, curiosidades e fatos interessantes sobre o rinoceronte; nossa equipe o convida a continuar conosco e visitar também outros artigos do site.

Aqui há muito material de qualidade nos campos da zoologia, botânica e ecologia deum modo geral, com artigos especialmente produzidos pela nossa equipe de redatores.

Até as próximas leituras.

REFERÊNCIAS

Portal São Francisco. Rinoceronte. Disponível em: < https://www.portalsaofrancisco.com.br/animais/rinoceronte>;

SILVA, R. Tricurioso. 13 curiosidades interessantes sobre os rinocerontes. Disponível em: < https://www.tricurioso.com/2018/10/24/13-curiosidades-interessantes-sobre-os-rinocerontes/>.

Veja também

Hábitat do Iaque

Hábitat do Iaque: Onde Eles Vivem?

Os iaques ou yaks (nome científico Bos grunniens) são bovídeos encontrados em áreas de levadíssima …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *