Home / Animais / Comportamento do Asno, Hábitos e Modo de Vida do Animal

Comportamento do Asno, Hábitos e Modo de Vida do Animal

Os animais são muito amados pelas pessoas ao redor de todo o mundo, principalmente porque cabe a nós seres humanos defender aqueles seres que não conseguem falar por si só, como é justamente o caso de todos os animais que conhecemos.

Apesar disso, é praticamente impossível e impraticável conhecermos todas as espécies existentes no mundo, já que o número de animais na natureza é extremamente alto. Porém, isso não faz de forma alguma com que seja impossível aprender o máximo possível sobre o maior número de seres vivos que conhecermos.

Dessa forma, é sempre interessante pesquisar mais informações sobre animais que você não possui tanto contato no dia a dia mas que ao mesmo tempo são muito importantes para o planeta, como por exemplo o asno.

Portanto, neste artigo falaremos de maneira mais profunda sobre o asno. Continue lendo o texto para entender um pouco mais como é o comportamento desse animal, como ele vive no seu dia a dia, quais são seus hábitos e também algumas outras curiosidades sobre o animal que podem ser de grande importância e muito interessantes para que você aprenda.

Comportamento do Asno

Em países como o Brasil, a Angola e também Portugal é extremamente comum utilizar a palavra “asno” como um xingamento para uma pessoa que é mais lerda do que o comum, e é por isso que você já pode imaginar um pouco sobre como é o comportamento desse animal no dia a dia.

Isso porque o asno realmente é um animal mais calmo quando comparado a outros seres vivos que conhecemos de famílias parecidas a dele, como por exemplo o cavalo que possui hábitos bem mais agressivos e também uma vida bem mais ativa.

Dessa maneira, é possível entender também que o asno atrai criadores que são mais calmos e preferem um estilo de vida mais parado, já que esse animal na grande maioria das vezes não consegue correr um ritmo acelerado da vida de outros seres parecidos com ele.

Portanto, podemos concluir também que o asno não costuma ser agressivo no seu dia a dia, sendo que ele tende a tomar atitudes mais agressivas apenas se está se sentindo ameaçado de algum modo, o que pode acabar acontecendo.

Como O Animal Vive

Além de entender um pouco mais sobre como o asno se comporta, é extremamente interessante que você também aprenda como ele vive o seu cotidiano, já que esse cotidiano influencia seus hábitos ao mesmo tempo em que é influenciado por eles.

Basicamente, o asno é um animal que tende a viver em ambientes bem afastados das áreas urbanas, e por isso pode ser encontrado em maior quantidade na porção interior do país, principalmente porque lá também existe um clima mais propício para o desenvolvimento dessa espécie.

Além disso, podemos dizer que o asno tende a viver em pastos ou então em locais específicos para o animal, como por exemplo celeiros, caso o criador tenha um número muito grande de asnos e queira por esse motivo ter um maior controle sobre seus exemplares.

Asno Fotografado Bem de Perto
Asno Fotografado Bem de Perto

Por conta de tudo isso, podemos dizer que esse animal realmente leva um estilo de vida bem calmo e sertanejo, o que faz com que ele tenha características ainda mais interessantes quando paramos para pensar nas diferenças existentes entre ele e outros animais que habitam as áreas urbanas.

Hábitos E Características Do Asno

Além de estudar um estilo de vida de um animal, é essencial que a gente também estude as características da espécie propriamente dita, e é exatamente isso que faremos agora! Vamos ver mais informações sobre alguns hábitos e também características interessantes que esse animal possui.

  • A reprodução do asno

A reprodução de um animal é essencial para que haja perpetuação da espécie e ela consequentemente não entre em extinção. Por esse motivo, podemos dizer que o período de gestação do asno é de 11 a 14 meses, o que basicamente significa que a fêmea do asno fica grávida por mais 2 ou 5 meses quando comparamos com o ser humano.

  • Expectativa de vida

Justamente por esse animal levar uma vida mais parada que podemos imaginar que a sua expectativa de vida é maior do que o normal, já que quanto mais agitada a vida do ser vivo, a tendência é que sua expectativa de vida seja menor quando comparamos com os seres da mesma espécie. Nesse caso, podemos dizer que a expectativa de vida do asno quando ele está solto na natureza varia de 25 a 30 anos, dependendo das condições do seu habitat.

  • Peso e altura

O peso e a altura do animal também são fatores essenciais para que você entenda mais características desse ser, já que dessa forma é possível entender também como o animal é por si só. Assim, é interessante notarmos que o peso do asno varia muito de animal para animal, e é exatamente por isso que ele pode variar entre 80kg e 480kg. Enquanto isso, a sua altura também pode variar entre 79cm e 160cm.

Portanto, essas são algumas características interessantes sobre a espécie e também alguns hábitos que o asno possui no seu dia a dia.

Curiosidades sobre o asno

As curiosidades são uma excelente maneira de se aprender mais sobre o animal sem precisar ler longos textos científicos, e é por isso que vamos listar agora algumas curiosidades sobre esse animal tão interessante.

  • O nome científico dele é Equus asinus, o que significa basicamente que o nome do seu gênero é “Equus” e o nome da sua espécie é “asinus”, seguindo a ordem de nomenclatura binomial de Lineu;
  • Esse animal pode ser também conhecido como “burro” em algumas regiões do Brasil;
  • Apesar de muitas pessoas não saberem disso, o asno é um animal mamífero;
  • Esse é um animal herbívoro, o que significa de maneira bem resumida que ele se alimenta apenas de espécies vegetais.

Logo, essas são algumas curiosidades interessantes sobre essa espécie que você provavelmente ainda não sabia!

Quer aprender ainda mais sobre outros seres vivos presentes em nossa fauna? Confira também: Tudo Sobre O Cavalo – Características, Nome Científico E Fotos

Veja também

Quais os Benefícios do Ovo de Marreca? Para que Serve?

Os marrecos são aves aquáticas pertencentes à família dos Anatídeos. Estas aves produzem uma carne …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *