Home / Animais / Animais que Começam com a Letra W: Nome e Características

Animais que Começam com a Letra W: Nome e Características

Existem animais de todos os tipos, jeitos, morando em diversos habitats e das mais variadas cores. Porém, você conhece algum animal com a letra W? Se sim, meus parabéns! Essa letra só possui espécies com nomes exóticos e, na maioria das vezes, desconhecidos pelo grande público.

Neste artigo você terá a oportunidade de conhecer animais incríveis que tem essa letra como inicial! Tenho certeza de que alguns dos que foram apresentados você não conhece. Será uma boa surpresa! Espero que seja um bom aprendizado para você! Que tal prosseguir a leitura deste artigo, vamos lá?

Animais que Começam com W: Nome e Características

Welsh Terrier

O primeiro animal da lista é o Welsh Terrier. Ele é uma raça de cão muito fofa! Provavelmente, você já deve tê-lo visto por aí. Essa raça existe desde o século XVIII — sendo mais específico, seus primeiros relatos são de 1760.
Sua aparição pela primeira vez aconteceu no país de Gales, ao norte. De lá para cá, a espécie começou a ficar muito popular pela Europa. Só no final do século XIX que o Welsh Terrier apareceu na América, nos EUA.

É uma raça que caiu nas graças das pessoas, sendo que durante todo o século XX ele estava entre as raças de cães mais populares. Tudo isso aconteceu por causa de sua beleza —fator inegável para a popularidade de um animal doméstico — somado ao seu tamanho pequeno, sua facilidade de adaptação e seus cuidados básicos.

Seu adestramento é bem fácil de ser feito, pois é uma raça muito inteligente e obediente. Ele é esperto, muito ativo e pode passar o dia inteiro fazendo suas atividades favoritas, como correr, nadar e correr atrás de objetos.

Seu peso não ultrapassa os 10 kg e seu comprimento dificilmente chegará aos 80 centímetros. Seu lado negativo é a fragilidade imunológica, pois esta é uma espécie que contrai alergias de forma muito fácil. Ela também possui pelos que necessitam de muito cuidado.

Wallaby ou Wallabee

Este não é um animal, mas uma espécie de marsupiais. São primos diretos dos cangurus — não é à toa que são conhecidos popularmente como “mini cangurus”. Como seus parentes mais conhecidos, eles são originários da Austrália e a maior parte dos exemplares vivos encontra-se neste país. Existem poucos membros de wallabees em algumas ilhas do oceano pacífico.

Seu tamanho impressiona: Eles podem chegar a ter até 1,8 metros de comprimento. Porém, engana-se quem crê que este é o seu tamanho abdominal. Sua cauda pode ocupar até metade deste tamanho. Sua altura é de até 70 centímetros, não mais do que isso.

Seu peso é de normalmente 2 quilos — quando jovem — e tendem a aumentar a massa corporal a até 25 quilos. São herbívoros. Alimentam-se exclusivamente com o que a natureza dá e é praticamente impossível ter um desses de estimação.

As ameaças mais comuns que eles enfrentam são os cães e os gatos selvagens. Algumas raposas também podem enfrenta-los, porém, isso não é tão comum.

Além destes animais selvagens, o humano oferece um perigo extra, pois é muito comum encontrar espécies de wallabees mortos, vítimas de atropelamento nas estradas. Isso está acontecendo de forma tão frequente na Austrália que daqui a poucos anos estes animais podem entrar na lista de possíveis espécies extintas.

Welsh Corgi

Esta é mais uma raça de animal que possui sua origem no País de Gales. Sua criação começou a aconteceu no ano de 920, para uso exclusivo nos pastoreios dos montes. Essa raça é tão inteligente que faz com que suas leves mordidas nos calcanhares dos bovinos os levem de volta para o curral.

Com o passar do tempo, ele começou a ser uma raça doméstica. Aos poucos, ele foi inserido nos lares e não parou mais. Hoje, é bem mais comum ver um Corgi dentro da casa do que nos pastos.

Por ser uma raça que tem um histórico de pastoreio, ela necessita regularmente de passeios. Deixá-lo preso dentro de casa é prejudicial para esta raça. Além disso, essa raça é enérgica. Necessita de atividades para aliviar o estresse. O recomendado é ter pelo menos 1 hora de brincadeiras com o Corgi por dia.

Ele é uma raça muito dócil. Não estranha pessoas desconhecidas dentro da casa, muito pelo contrário! Ele vai pular no colo do primeiro que aparecer. Sua coloração é branca, com uma segunda tonalidade. Esta cor pode ser bege (a mais comum), cinza claro, marrom ou preto. Sua aparência assemelha-se muito a uma raposa.

Seu comprimento é de aproximadamente 30 centímetros e a sua altura não é maior do que 20 centímetros. Seu peso fica entre 12 e 15 quilos.

Wombat

Seu nome mais comum é vombate, porém, frequentemente, ele é escrito como wombat — mesmo na língua portuguesa. Por este motivo colocaremos este curioso animal na lista também!

Ele é um marsupial (o segundo da lista) australiano. Ele possui aproximadamente 1 metro de comprimento e sua cauda é grossa e curta. O local mais comum onde você irá encontrá-lo é em alguma área florestal. Outro lugar comum — e que ele adora passear — é por alguma montanha rochosa.

Ele é semelhante a um roedor, e, como a maioria deles, adora cavar túneis. Seus dentes incisivos permitem com que isso seja feito de forma bem fácil. Um fato curioso é que a bolsa onde a fêmea carrega o filhote fica nas costas. Assim, a chance do filhote cair quando a mãe está escavando é mínima.

É bem incomum você encontrar alguma espécie durante o dia. Eles possuem hábitos noturnos, com exceção dos tempos nublados. O wombat não é um animal que se adapta com facilidade a luz do sol, por este motivo, ele prefere colher sua refeição vegetariana à luz da lua.

Existem três espécies deste animal. Nenhuma delas alcança mais do que 1 metro e seu peso está entre 20 e 35 quilos.

Já houve relatos de pessoas atacadas pelos wombats. Os ferimentos foram ocasionados pelas mordidas e arranhões do animal, porém, nada mais grave do que isso.

O que você achou desses animais? Tinha algum na lista que você não conhecia? Teve algum que você já sabia da existência? Escreve para a gente nos comentários!

Veja também

Marreco Pompom: Características, Hábitat e Nome Científico

O marreco pompom (crested duck) é uma ave ornamental considerada uma variação genética do marreco …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *