Home / Animais / Alimentação das Onças: O Que Elas Comem?

Alimentação das Onças: O Que Elas Comem?

O reino animal é formado por uma infinidade de espécies que estão constantemente em relação entre si, mesmo que muitos dos animais existentes no mundo não sejam conhecidos pelas pessoas, apenas pela ciência.

Entre todos esses animais extremamente famosos que são sim conhecidos por todas as pessoas, podemos incluir a onça, um animal muito temido não apenas pelos seres humanos, mas também pelos outros animais, e com uma fama de caçadora nata e voraz.

Assim, estudar mais sobre a onça com certeza é algo muito interessante, pois podemos ver fatos científicos sobre esse animal, e não apenas o que é passado de informação pelo dito popular, já que nem sempre as coisas são verdade.

Portanto, vamos ver neste artigo mais informações sobre a onça, e focar especificamente no regime alimentar desse animal, já que é exatamente nisso que a maioria das pessoas pensa quando falamos na onça: um animal extremamente carnívoro e voraz.

Curiosidades Sobre a Onça

Antes de mais nada, é interessante aprendermos um pouco mais sobre o animal por meio de curiosidades, já que assim o estudo se torna muito mais leve e interessante, fazendo com que você grave ainda mais informações sobre a espécie.

Logo, vamos listar agora algumas curiosidades envolvendo as onças para que você comece os estudos sobre o animal de maneira mais dinâmica e divertida.

  • A onça é um animal mamífero carnívoro, o que significa que ela se alimenta apenas de carne ao longo da sua vida;
  • A expectativa de vida da onça varia de acordo com a espécie que está sendo levada em consideração, mas podemos dizer que ela está entre 12 e 15 anos de idade;
  • O nome científico da onça é Panthera onca;
  • Ela também pode ser conhecida popularmente como jaguar ou onça pintada, tudo depende da região que está sendo levada em consideração ao falar o nome do animal;
  • A onça é o terceiro maior felino existente em nosso planeta, já que ela apenas fica para trás do leão e do tigre;
  • Mesmo estando em terceiro lugar na classificação do mundo, a onça é o maior felino do continente americano;
  • A mordida da onça é capaz de rachar e quebrar o casco de uma tartaruga, já que a mandíbula desse animal é extremamente grande e resistente.

Portanto, essas são algumas das curiosidades interessantes que podemos citar sobre a onça. Viu como agora você já sabe muito mais coisas sobre ela e a leitura foi mesmo assim muito leve? É por isso que estudar por meio de curiosidades é tão legal!

O Que a Onça Come?

Agora vamos falar exatamente e especialmente sobre os hábitos alimentares da onça. Como já dissemos ela é um animal carnívoro, o que significa que ela se alimenta apenas de carne ao longo da sua vida.

Apesar disso, você  sabe exatamente o que a onça come no seu dia a dia? É importante saber isso, já que o conceito de carne pode englobar desde um rato até um hipopótamo, e a onça se alimenta de animais específicos em seu habitat.

Agora que você já sabe que a onça é um animal com hábitos de vida carnívoros, vamos ver mais um pouco de informações sobre os animais que são presas da onça, já que isso é extremamente importante para você entender bem como essas relações funcionam.

Veados

Veado
Veado

Antes de mais nada, devemos dizer que a onça é um animal com hábitos de vida noturnos. Isso significa basicamente que ela tende a descansar durante o dia e caçar durante a noite, e é exatamente por isso que o veado é uma presa fácil.

Geralmente, os veados se movem fazendo muito barulho e possuem uma pelagem que se destaca no escuro, além de seus chifres; dessa forma, o veado é um animal facilmente visualizado pela onça na hora de caçar, e é por isso que ele é uma das principais presas desse animal.

O veado geralmente é atacado de surpresa pela onça, e por isso não há tempo para se defender. Se ele não sofrer ataque surpresa, a tendência é que a onça corra bem mais rápido do que ele e ele acabe capturado da mesma forma.

Portanto, agora você já sabe qual é a principal presa da onça. É claro que isso muda de acordo com o habitat do animal, mas geralmente o veado é sim o animal mais atacado pela onça.

Tatus

Como já dissemos anteriormente nas curiosidades, a mordida da onça é extremamente forte por conta de sua mandíbula bem desenvolvida, e essa mordida é capaz de quebrar o casco de um animal, como por exemplo o casco da tartaruga que também é extremamente duro.

O tatu não seria um alvo mais fácil para a onça. Ele costuma ser bem mais devagar, não consegue se ocultar tão bem e por ser completamente terrestre faz bastante barulho ao se mover, se tornando um alvo extremamente fácil para a onça.

Além disso, quebrar o casco do tatu não é uma tarefa difícil de forma alguma para a onça, já que ela consegue quebrar cascos com muita facilidade e o casco do tatu é muito menor do que o casco de uma tartaruga grande.

Portanto, o tatu também é outra presa da onça que tende a sofrer bastante com as mordidas desse animal, mesmo tendo um casco bem grosso. Mais uma vez, isso irá mudar conforme o habitat levado em consideração, mas na maioria dos habitats o tatu é um alvo fácil.

Quem diria que a alimentação da onça teria tantos fatores interessantes e necessários para que a gente consiga estudar sobre esse animal de maneira completa, não é mesmo? É por isso que estudar os animais é algo tão interessante e necessário no mundo todo, já que nossa fauna é tão rica.

Quer saber ainda mais informações sobre a alimentação de outros animais, mas não sabe onde encontrar informações de qualidade e confiáveis pela internet? Sem problemas, aqui no Mundo Ecologia sempre temos os melhores textos para você! Por isso, leia também em nosso site: Tubarão lixa – está em extinção? Características, alimentação e fotos

Veja também

Hábitat do Iaque

Hábitat do Iaque: Onde Eles Vivem?

Os iaques ou yaks (nome científico Bos grunniens) são bovídeos encontrados em áreas de levadíssima …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *