Home / Animais / Akita Branco: Características, Filhotes e Fotos

Akita Branco: Características, Filhotes e Fotos

Você já ouviu falar no cão Akita? Pois bem, essa admirável raça canina é nativa do Japão, com uma origem bem antiga, visto que remonta a aproximadamente 3.000 anos atrás.

O Akita branco é uma das variações desta raça e gera bastante fascínio por parte dos cuidadores de PET fascinados pela cultura japonesa.

Neste artigo, você conhecerá importantes características sobre esse cão.

Então venha conosco e boa leitura.

Akita Branco: Características Físicas e Fotos

Mesmo pertencente a uma mesma raça, o Akita pode apresentar três ‘padrões’ de coloração, sendo eles a coloração completamente branca, a coloração vermelho-fulva e a coloração tigrada (na qual a face e o dorso são brancos, enquanto que as costas são alaranjadas).

Esses pêlos estão dispostos em uma camada dupla, a qual na porção exterior é dura e reta, ao passo que no interior os pêlos são macios e apresentam uma densidade considerável.

Akita Branco: Filhotes

Os filhotes não nascem com a pelagem dupla já pronta, visto que ela se desenvolve com o passar do tempo.

Para os criadores de cães, adestrar um cão filhote é muito mais eficaz do que adestrar um cão adulto. Portanto, é recomendável que o Akita seja adestrado ainda com 10 semanas de idade. Filhotes tímidos podem ser extremamente medrosos e ter problemas com muita socialização, a dica é ser paciente com o animal.

Akita Branco: Traços Marcantes da Personalidade

Os akitas são corajosos e independentes, no entanto mesmo o seu espírito independente não impossibilita que ele desenvolva um instinto protetor e seja altamente ligado à família, por essa razão, não confia em estranhos.

Caso algum criador de Akita tenha uma criança em casa, deve monitorar a realização de brincadeiras como gritos, puxões e movimentos bruscos, as quais podem assustar o animal.

Promover a socialização do Akita é extremamente importante para o seu processo de desenvolvimento, uma vez que o auxilia a desenvolver confiança e a diferenciar situações reais de ameaça.

São bastante inteligentes, no entanto, pode ser um pouco difícil treiná-los, uma vez que não aceitam ordens com facilidade, no entanto, a utilização de brincadeiras em espaços amplos deve ser realizado mesmo assim. Uma dica para o adestramento é ser bastante paciente, oferecer carinho e sistema de recompensas (as quais podem ser inclusive petiscos e cafuné).

Esses cães demandam certo cronograma de caminhadas diárias para manterem-se saudáveis. O ideal é uma caminhada diária de pelo menos 40 minutos.

Akita Branco: Recomendação Geral de Cuidados

A escovação regular deve ser adotada como prática, de modo a evitar que os pêlos do animal caiam. O ideal é realizar a escovação uma vez por semana, e, excepcionalmente no período de troca de pêlos (o qual ocorre 2 vezes ao ano), a cada dois dias.

Os banhos não precisam ser tão frequentes, o ideal é a cada 15 dias.

Em relação à alimentação, convém lembrar que uma alimentação de qualidade é ideal para manter a jovialidade, a boa forma e a saúde dos pêlos.

Além da dieta incluir rações equilibradas (tais como rações premium e super premium), é importante inserir também alimentos de origem vegetal favoráveis à saúde do animal. Esses alimentos são a cenoura, pêra, arroz, alface e melão. No entanto, alimentos como chocolate, cebola e alho não devem ser fornecidos em nenhuma hipótese.

Esse cão deve ser alimentado 3 vezes por dia e a água oferecida à vontade, ou seja, sempre atentar para a presença de água fresca na vasilha.

O Akita até os 12 meses é considerado um filhote, logo deve consumir de 130 a 260 gramas de ração diariamente, e a ração deve ser específica para filhote (puppy large).

Com um ano, o cão já é considerado adulto e deve receber de 220 a 300 gramas de ração por dia.

 Akita Branco: Recomendações de Cuidados com a Saúde

Os problemas de saúde aos quais o cão Akita está mais propenso são a displasia de quadril (ou coxofemoral), a displasia de cotovelo, problemas renais e a atrofia progressiva de retina. Ocasionalmente, podem ser observados quadros de luxação da patela, epilepsia, catarata e o polineuropatia.

Os problemas renais, tal como ocorre com a displasia progressiva de retina, ocorrem com o passar dos anos, proporcionalmente ao processo de envelhecimento do ano; já as displasias, apresentam forte correlação com o grande porte do Akita e com o fato de aumentarem consideravelmente o seu tamanho, e de forma muito rápido. Logo, é recomendável a realização periódica de exames para o quadril, cotovelos e olhos.

Akita Branco Sentado na Varanda
Akita Branco Sentado na Varanda

Como estratégia para prevenir contra lesões, desaconselha-se carregar o Akita (em virtude de seu grnde peso), principalmente por crianças; além disso, é importante evitar que o cão brinque em superfícies duras ou escorregadias- brincar na grama é sempre a melhor opção.

Hachiko: o Cão Akita Mais Famoso do Japão

O famoso filme “Sempre ao seu lado”, lançado no ano de 2009 e, retrata a história de um cão Akita chamado Hachiko, pertencente ao professor Ueno (protagonizado pelo astro hollywoodiano Richard Gere).

Hachiko sem saber da morte de seu dono, não abandonou o seu posto de esperar pelo cuidador na rodoviária. As pessoas se compadeceram do animal e passaram a alimentá-lo e a prestar cuidados, mesmo o animal se recusando a deixar a estação.

A lealdade deste Akita reforçou ainda mais a boa imagem da raça. Hachiko foi homenageado, ainda em vida, com a construção de uma estátua de bronze que foi erguida em frente ao portão de bilheteria da estação de Shibuya.

A inauguração da estátua contou com uma cerimônia realizada um ano antes da morte do cão, na qual estiveram presentes inúmeras pessoas, dentre elas o neto do professor Ueno.

O filme “Sempre ao seu lado”, do ano de 2009, na verdade é um remake da película japonesa chamada “Hachiko Monogotari”, lançada no ano de 1987.

O cão Hachiko faleceu no ano de 1935, e a obsessão japonesa pelo animal foi tão grande que o empalharam e o deixaram exposto no Museu Nacional de Ciência do Japão.

História de Outro Akita Homenageado no Japão

Além da famosíssima história do cão Hachiko, outra história circula pelo Japão. Dessa vez, uma cão Akita teria sido dado de presente a um descendente do império japonês Stake, chamado Shogun.

Shogun cuidou muito bem de seu cão e o treinou. Convém lembrar que nesta época, os cães da raça Akita eram empregados como cão de guarda e de caça.

O cão de Shogun chama-se Kurai e se destacava pela sua força e beleza. Em uma certa ocasião, Kurai defendeu a esposa se Shogun do ataque de dois cães treinados para rinha que haviam fugido.

Após este ato heróico, Kurai ficou muito ferido. Shogun supervisionou os cuidados para recuperação do cão e o homenageou pela bravura.

*

Agora que você conhece importantes características sobre o cão Akita, o qual pode ser encontrado nas cores branca, tigrada e vermelho-fulvo, continue conosco e visite também outros artigos do site.

Até as próximas leituras.

REFERÊNCIAS

Adimax Pet. Akina Ino: Diz a lenda que ele escolhe o seu dono. Disponível em: < http://www.adimaxpet.com.br/noticias/racas/akita-uno-diz-a-lenda-que-ele-escolhe-o-seu-dono>;  

Cachorros Incríveis. Filhote de Akita: Tudo Que Você precisa Saber. Disponível em: < https://cachorrosincriveis.com.br/filhote-de-akita/>;

Canal do PET. Akita. Disponível em: < https://canaldopet.ig.com.br/guia-bichos/cachorros/akita/57a23d305ac14f092055b214.html>;

MEDINA, H. Tudo Sobre Cachorros. Disponível em: < https://tudosobrecachorros.com.br/akita/>;

PetLove. Tudo sobre Akita. Disponível em: < https://www.petlove.com.br/akita-inu/r>;

Wikipédia. Hachiko. Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Hachiko>;

Veja também

Araçari-de-Pescoço-Preto: Características, Nome Cientifico e Fotos

As aves são essenciais para todo o mundo, já que a partir das aves as …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *