Home / Animais / Abelha Uruçu Cinzenta: Curiosidades, Características e Fotos

Abelha Uruçu Cinzenta: Curiosidades, Características e Fotos

A uruçu cinzenta (Melipona fasciculata) é uma espécie de abelha sem ferrão da Amazônia que é facilmente mantida em colmeias artificiais. Tem a reputação de ser uma boa produtora de mel e tem potencial para ser usado como polinizador de cultivos tropicais.

O fornecimento de fundação de cera de abelha em colmeias foi possivelmente a técnica de produção de mel mais aprimorada na apicultura. Na meliponicultura, o uso de uma tecnologia similar é desconhecida ou não existe.

Características das Abelhas Uruçu Cinzenta e Fotos

As abelhas vivem em colônias com uma rainha correndo a colmeia inteira. As abelhas operárias são todas do sexo feminino e são as únicas abelhas que a maioria das pessoas já viu voando do lado de fora da colmeia.

Eles buscam alimento, constroem os favos de mel e protegem a colmeia. Muitas espécies ainda ocorrem na natureza, mas as abelhas estão desaparecendo das colmeias devido ao distúrbio do colapso das colmeias. Os cientistas não sabem ao certo o que está causando esse colapso.

As abelhas são polinizadores importantes para flores, frutas e legumes. Eles vivem em mel armazenado e pólen durante todo o inverno e se agrupam em uma bola para conservar o calor.

Todas as abelhas são insetos sociais e cooperativos. Os membros da colmeia são divididos em três tipos. Os trabalhadores procuram comida (pólen e néctar das flores), constroem e protegem a colmeia, limpam e circulam o ar batendo suas asas.

O trabalho da rainha é simples — ela põe os ovos que gerarão a próxima geração de abelhas da colmeia. Geralmente, há apenas uma única rainha em uma colmeia.

Se a rainha morrer, os trabalhadores criarão uma nova rainha, alimentando uma das mulheres trabalhadoras com um alimento especial chamado “geleia real”. Este elixir permite que o trabalhador se transforme em uma rainha fértil.

As rainhas regulam as atividades da colmeia produzindo substâncias químicas que guiam o comportamento das outras abelhas. Abelhas machos são chamadas drones — a terceira classe de abelhas. Várias centenas de drones vivem em cada colmeia durante a primavera e o verão, mas são expulsos para os meses de inverno, quando a colmeia entra em um modo de sobrevivência enxuto.

Curiosidades

As abelhas precisam coletar néctar de dois milhões de flores para produzir um quilo de mel. Uma abelha tem que voar cerca de 144.000 quilômetros — três vezes ao redor do globo — para fazer um quilo de mel. A abelha média fará apenas 1/12 de uma colher de chá de mel durante sua vida.

Uma abelha visita de 50 a 100 flores durante uma viagem de coleta.Uma abelha pode voar por até 10 quilômetros, e atinge a velocidade de até 25 quilômetros por hora.

O cérebro da abelha é de forma oval e do tamanho de uma semente de gergelim, mas tem uma capacidade notável de aprender e lembrar-se de coisas. Por exemplo, é capaz de fazer cálculos complexos sobre distância percorrida e eficiência de forrageamento.

As abelhas se comunicam umas com as outras dançando.

Uma colônia de abelhas consiste de 20.000 a 60.000 abelhas e uma rainha. As abelhas mel trabalhadoras são do sexo feminino, vivem cerca de 6 semanas e fazem todo o trabalho.

A abelha rainha pode viver até 5 anos e é a única abelha que põe ovos. Ela é a mais ocupada nos meses de verão, quando a colmeia precisa estar em sua força máxima e deposita até 2500 ovos por dia.

Mais Curiosidades Sobre este Inseto

O mel sempre foi considerado um remédio. Pensa-se para ajudar com tudo, desde dores de garganta até distúrbios digestivos e problemas de pele.

O mel tem propriedades antissépticas e foi usado historicamente como curativo para feridas e tratamento de primeiros socorros para queimaduras e cortes.

Os açúcares naturais da fruta no mel — frutose e glicose — são rapidamente digeridos pelo corpo. É por isso que esportistas e atletas usam o mel para dar um impulso natural à energia. As abelhas produzem mel da mesma forma há 150 milhões de anos.

A abelha é o único inseto que produz alimentos ingeridos pelo homem.

Mel de Abelha Uruçu
Mel de Abelha Uruçu

O mel dura um tempo incrivelmente longo. Um explorador que encontrou um pote de mel de 2000 anos em uma tumba egípcia disse que estava delicioso!

O zumbido das abelhas é o som feito pelas suas asas, que bateu 11.400 vezes por minuto.

Quando uma abelha encontra uma boa fonte de néctar ela voa de volta para a colmeia e mostra aos seus amigos onde a fonte do néctar é fazendo uma dança que posiciona a flor em relação ao sol e colmeia. Isso é conhecido como “dança do requebrado” ou “dança da foice”.

A capacidade do mel de atrair e reter a umidade significa que ele é usado há muito tempo como tratamento de beleza. Fazia parte do ritual diário de beleza de Cleópatra. O mel é incrivelmente saudável e inclui enzimas, vitaminas e minerais. É o único alimento que contém “pinocembrina”, um antioxidante associado ao funcionamento cerebral aprimorado.

Experimentos Realizados Com Esse Tipo de Abelha

Em um trabalho para entender melhor o cultivo por essas abelhas, a produção de mel foi avaliada após a introdução do cerúmen em colônias de M. fasciculata na forma de: vasos artificialmente construídos; massas amorfas (bolas); e recuperou potes feitos naturalmente após a extração do mel.

Após o fornecimento de vasos naturais, a produção de mel foi 2,7 vezes maior do que no tratamento controle, portanto, é provável que essa técnica seja adotada como prática na apicultura de M. fasciculata durante a alta temporada de busca por alimentos.

Abelha Uruçu Fazendo Mel
Abelha Uruçu Fazendo Mel

Com a oferta do cerume em bolas, a produção de mel foi 1,6 vezes maior que no tratamento controle, mas essa diferença não foi significativa, o que pode ser consequência da alta variabilidade na produção de mel entre as colmeias.

A introdução de vasos de cera artificialmente construídos pode ser considerada uma técnica equivalente à fundação de cera de abelha em termos de melhorar a produção de mel e facilitar sua colheita.

Portanto, essa técnica tem o potencial de revolucionar a apicultura sem ferrão salvando mão-de-obra; além disso, a compartimentalização dos potes de mel para um super, facilitaria a colheita e diminuiria o estresse para larvas e abelhas jovens.

Veja também

Qual Animal Vive Menos Tempo? Qual A Menor Longevidade?

Na natureza é possível encontrar animais de todos os tipos, tamanhos, cores, personalidades, hábitos entre …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *