Home / Natureza / Lago Taupo Erupção

Lago Taupo Erupção

O lago Taupo é considerado uma das atrações turísticas mais requisitadas da Nova Zelândia, teria surgido em decorrência da maior erupção vulcânica registrada na zona vulcânica da cidade de Taupo. Hoje o lago foi formado a partir da caldeira dormente de um super vulcão, que, curiosamente, ainda não é considerado extinto.

Neste artigo, você vai conhecer um pouco mais sobre o lago Taupo, suas características e o histórico de erupções do quase esquecido vulcão que existe nesta área.

Então, venha conosco e boa leitura.

Lago Taupo: Localização Geográfica

O lago Taupo está localizado em uma cidade de mesmo nome, na Ilha Norte da Nova Zelândia.

A Nova Zelândia é considerada um país insular, ou seja, com conformações territoriais de uma ilha ou de um grupamento de ilhas (arquipélago). Ela pertence ao continente da Oceania, localizado à Sudoeste do Oceano Pacífico. Geograficamente, a Nova Zelândia é conhecida pelo seu isolamento, pois o país está situado a 2.000 Km a sudeste da Austrália. Esse isolamento contribuiu para que a fauna do local fosse diferenciada, principalmente por meio das aves exóticas, a qual foi eliminada em partes durante o período de colonização britânica. Além do inglês, no local a língua nativa maori também é considerada um idioma oficial.

A Ilha Norte é a segunda maior ilha da Nova Zelândia (em primeiro lugar está a Ilha Sul). Muitas cidades de grande importância estão situadas na Ilha Norte, a exemplo da maior cidade Auckland; e da capital Wellington. 76 % do contingente populacional da Nova Zelândia estão concentrados na Ilha Norte.

A cidade de Taupo é considerada uma cidade lindíssima, e estranhamente erguida próximo a um dos vulcões mais violentos do mundo, que até então está dormindo.

O Lago Taupo possui a cidade de Taupo, ao Norte (porção setentrional); e a cidade de Turangi, ao Sul (porção meridional).

Lago Taupo: Características do Local

O lago Taupo apresenta profundidade de 186 metros, e 193 quilômetros de perímetro e extensão. É um rio conhecido por suas águas claras.  A extensão do lago equivale ao tamanho da República de Singapura.

As margens do lago Taupo se caracterizam por serem bastante tranquilas e oferecerem um ambiente agradável para passar a tarde com a família. Muitos fazem piquenique por lá, ou alimentam os patos e cisnes presentes no local.

Os cisnes negros, inclusive, são uma ave típica desta área, que contribuem para gerar uma atmosfera mística.

Também há muita procura por passeios de jet-ski, sky diving, passeios de lanchas, expedições guiadas a caiaque (para conhecer as gravuras rupestres nas Mina Bay) e pesca a peixes truta no local. Atividades de mergulho não são realizadas, pois a temperatura do lago é muito fria, mas as outras atividades são bastante diversificadas. No entorno do lago, também é possível realizar mountain bike, trilhas e bungee jump.

Ao horizonte, é possível observar 3 montes vulcânicos, são eles o Monte Tongario, o monte Ngauruhoe e o monte Ruapehu, os quais tem o cume coberto de neve e isso deixa a paisagem ainda mais deslumbrante. Esses três montes vulcânicos fazem parte do Parque Nacional de Tongario Alpine Crossing.

Ao longo do lago, há muitos pontos turísticos e atrações facilmente acessáveis de carro, no entanto para algumas outras só é possível ter acesso através de barcos.

Um contratempo que pode pegar muitos turistas desprevenidos é o fato de que alguns pontos turísticos ficam dentro de propriedades privadas ou reservas da comunidade local dos maoris.

O lago Taupo dá origem ao maior rio da Nova Zelândia, o Rio Waikato. Na saída da cidade, este rio forma lindíssimas corredeiras de cor azul-safira, chamada de Huka Falls. Há vários passeios de lancha ofertados a turistas, onde aproxima-se destas corredeiras. Curiosamente, este cenário já foi utilizado como set de filmagem para uma cena do filme “O Hobbit: A desolação de Smaug”.

Filmagem Para uma Cena do Filme - O Hobbit: A desolação de Smaug
Filmagem Para uma Cena do Filme – O Hobbit: A desolação de Smaug

Na Huka Falls é possível notar um forte estrondo de águas caindo sobre o penhasco, o que é justificada pelo incrível fluxo de 220.000 litros de água por segundo.

Outra importante curiosidade é que as águas do Rio Waikato também são utilizadas para gerar energia, por meio de várias usinas hidreléticas instaladas ao longo do seu percurso. A primeira dessas usinas esta localizada no próprio lago Taupo, é a Aratiatia Power Station.

Lago Taupo Erupção

Nos últimos 70 mil anos, houve uma grande erupção que foi considerada a maior erupção do planeta Terra durante esse período de tempo. A explosão deu origem ao lago conhecido atualmente. Acredita-se que a cratera deste vulcão esteja submersa no leito do lago.

Mesmo com a cratera submersa, a 1800 anos atrás, mais precisamente no ano de 181 DC, foi registrada uma erupção no local, porém posteriormente novas erupções não foram registradas, fato que não foi suficiente para considerar este vulcão como extinto. O vulcão de Taupo está considerado dormente, e ainda registra atividade geotermal e fumarolas ao seu entorno, principalmente nas áreas meridionais.

No entanto, especialistas do Serviço Geológico Neozelandês afirmam que se o ritmo do local for mantido, é provável que ele só entre em erupção novamente daqui a alguns milhares de anos.

Segundo relatos, a erupção do ano de 181 DC pôde ser vista nos Impérios Chinês e Romano, o que só confirma a magnitude e o grande potencial deste vulcão. Estima-se que foi lançada na atmosfera uma quantidade de material vulcânico de cerca de 120 Km³, gerando, inclusive, consequências a nível global.

Este vulcão é considerado o maior da zona vulcânica de Taupo e é parte do Anel de Fogo do Pacífico.

Anel de Fogo do Pacífico
Anel de Fogo do Pacífico

Lembrando que o Anel de Fogo do Pacífico (ou Círculo de Fogo) é uma área de intensa atividade vulcânica e muitos terremotos, está situado ao Norte do Oceano Pacífico. Acredita-se que o Círculo de Fogo do Pacífico seja responsável por 90% dos terremotos e até 50 % das erupções vulcânicas do mundo. Esse dados alarmantes são oriundos da interação e encontro entre as placas tectônicas, fenômeno comum nesta área.

*

Agora, que você já conhece um pouco mais sobre o Lago Taupo (e o dormente vulcão localizado nele), continue conosco e conheça também outros artigos do site.

Até as próximas leituras.

REFERÊNCIAS

New Zealand. Lake Taupo. Disponível em: < https://www.newzealand.com/br/lake-taupo/>;

Viajoteca. Dirigindo ao redor do Lago Taupo. Disponível em: < https://www.viajoteca.com/carro-ao-redor-lago-taupo/>;

Vida Cigana. Taupo, Nova Zelândia: os vulcões, o lago, e o vulcão sob o lago. Disponível em: < https://vidacigana.com/as-maravilhas-de-taupo/>.

Veja também

Um Solo Argiloso Pode ser Humífero?

Quem mexe com jardinagem encontra alguns impasses pelo caminho. Um deles é justamente este: o …

2 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *