Home / Plantas / Viburno Cerca Viva: Como Fazer? Passo a Passo e Fotos

Viburno Cerca Viva: Como Fazer? Passo a Passo e Fotos

O Viburno é um gênero diverso que inclui muitos arbustos adequados para jardins temperados. As plantas têm uma ampla variedade de características, como as flores vistosas de Viburnum lantana, a exibição de frutas azuis brilhantes de Viburnum davidii ou as folhas vermelhas ardentes de Viburnum plicatum no outono.

Se você deseja fazer uma cerca viva com arbustos de viburno, escolha espécies altas e sempre verdes, como Viburnum japonicum ou Viburnum x pragnese. Para que os arbustos sejam preenchidos com folhagem e as raízes tenham espaço para se espalhar, você precisará espaçar seu viburno de acordo com o tamanho da planta madura.

Cerca Viva de Viburno
Cerca Viva de Viburno

Viburno Cerca Viva de Linha Única – Como Fazer? Passo a Passo

Leia a descrição detalhada da planta do seu viburno. Você precisa conhecer a altura e a largura maduras do arbusto para saber a distância entre as plantas. Essas plantas precisam de espaço para se espalhar, pois vibrações aglomeradas tendem a não crescer bem, ao contrário de outras plantas de cobertura, como o alfeneiro.

Viburno no Vaso
Viburno no Vaso

Para uma cerca viva de linha única, divida pela metade a largura média do viburno. Por exemplo, se a etiqueta no seu Viburnum japonicum tiver um intervalo de 2 a 4 m., a média será de 3 m. de largura. Metade disso seria 1,5 m. Esse número é a distância mínima em que você deseja espaçar seus arbustos de viburno; isso resultará em uma sebe apertada e densa. Para um hedge mais flexível e informal, aumente o número em 50%. No exemplo, isso seria 2,25 m.

Meça a área de comprimento onde deseja plantar sua cobertura de viburno. Divida esta medida pela distância que você calculou. Por exemplo, um comprimento de 7,5 m. terá cinco arbustos espaçados a cada 1,5 m. Se o número não se dividir uniformemente, é melhor permitir mais espaço entre as plantas do que menos.

Viburno Cerca Viva de Linha Dupla – Como Fazer? Passo a Passo

Leia a ficha técnica da espécie de viburno que você deseja transformar em uma cerca viva para determinar a largura da planta na maturidade.

Faça a média da largura da maturidade. Por exemplo, se a tag indicar 8 a 10 pés de largura na maturidade, a largura média é de 9 pés. Em uma cobertura de linha dupla, as plantas serão espaçadas usando esse número.

Meça o comprimento de uma linha ao longo da área em que deseja a sua cobertura. Coloque uma estaca em cada ponto em que um viburnum será plantado usando a largura média madura da planta. No caso de uma cobertura de linha dupla, se a sua área não se dividir uniformemente na medição do espaçamento, as plantas poderão ser colocadas mais próximas.

Meça outra linha de 2 a 4 pés na frente e paralela à primeira linha. Use a medida de 2 pés para arbustos com larguras médias maduras inferiores a 6 pés, a medida de 3 pés para aqueles de 6 a 10 pés de largura e a medida de 4 pés para plantas de 10 pés ou mais. Coloque uma estaca para indicar onde cada arbusto será plantado para que a estaca fique alinhada com a segunda linha, mas espaçada no meio do caminho entre as estacas da primeira linha.

As plantas de viburnum que você pode considerar para uma cerca viva incluem Viburnum tinus, Viburnum odoratissimum e Viburnum opulus, ambas as plantas de cranberrybush viburnum e os tipos de arbustos de bolas de neve.

Plantar uma cerca viva de viburno realmente não é difícil. O mais importante é posicionar as plantas de viburno para dar-lhes espaço suficiente para atingir seu tamanho maduro. Você pode colocar as plantas mais apertadas para criar uma cobertura de viburno mais densa, mas não seja muito agressivo ou corre o risco de comprometer a saúde das plantas. Plantas lotadas são mais suscetíveis a doenças do viburno.

Variedaes de Viburnos Para Cerca Viva

O Viburnum tinus cria uma excelente sebe de privacidade ou cerca viva de viburno porque é densamente ramificada e sempre-verde. Uma vez posicionado na paisagem, você tem uma cerca viva que cumpre sua finalidade o ano todo. Uma variedade popular deste viburno é o Viburnum ‘Lucidum’. Suas flores têm uma fragrância mais forte que a espécie reta, Viburnum tinus. Este arbusto viburno floresce no final do inverno até o início da primavera, iniciando a estação de crescimento.

Viburno Cerca Viva na Calçada
Viburno Cerca Viva na Calçada

Outro ótimo arbusto de viburno para cobertura é o Viburnum odoratissimum, incluindo a variedade Viburnum odoratissimum ‘Awabuki’. Esses viburnos são sempre verdes e densamente ramificados. Eles também levam bem a poda pesada. Normalmente, ao plantar o Viburnum odoratissimum como sebe, coloque as plantas dos viburnos com um metro e meio de distância, medindo a partir do centro de cada planta. Conte com este arbusto para formar uma espessa cobertura de viburno que pode filtrar vistas e ruídos.

Para criar uma cerca viva de viburno, considere usar o Viburnum opulus, o viburnum de cranberrybush. O cranberrybush europeu (Viburnum opulus) e o cranberrybush viburnum americano (Viburnum trilobum) são excelentes cercas altas e soltas. As flores cobrem esses arbustos na primavera, seguidas por cachos de bagas brilhantes. Se você usar essas plantas para uma cobertura de viburno, será recompensado com um número maior de pássaros em seu quintal.

O Viburnum opulus ‘Roseum’ às vezes é chamado de arbusto de bola de neve. Este viburno forma cabeças de flores redondas em plantas que crescem a 3 m.de altura. Plantado em uma fileira, o Viburnum opulus ‘Roseum’ cria uma cobertura impressionante que fica linda quando as flores brancas se formam, se abrem e desbotam até ficarem rosadas. Este é um arbusto de viburno decíduo, o que significa que suas folhas caem no outono. Durante o inverno, seu efeito de triagem é um pouco reduzido, mas ainda produz uma excelente sebe de viburno.

Planejamento da Cerca Viva

O planejamento de uma cerca viva de viburnum ocorre antes de plantar uma sebe de viburnum. Dedicar um tempo para avaliar suas necessidades e a situação da paisagem agora poupará problemas mais tarde. Muitos tipos de viburno estão disponíveis no comércio, muitos deles perfeitos para quem planta uma cobertura de viburno. Antes de escolher entre as variedades, descubra o básico.

Você precisa decidir o quão alto e quão profundo você quer a cerca viva. Você também precisa conhecer sua própria zona de robustez para garantir que seus arbustos se adaptem bem ao clima e ao tipo de solo.

Ao criar uma cobertura de viburno para uma área ensolarada, é necessário considerar diferentes tipos de plantas. Descubra a largura madura da variedade de viburno que você selecionar. Você precisa disso para descobrir o espaçamento de hedge viburno.  Trabalhe com turfa orgânica, bem como com esterco de vaca em compostagem no solo antes de começar. Como alternativa, adicione-os a cada buraco ao plantar.

Veja também

Para Que Serve a Casca de Manacá?

Franciscea uniflora é o nome brasileiro de Manacá, cujo nome cientifico é Brunfelsia uniflora, amplamente …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *