Home / Plantas / Tudo Sobre a Flor Narciso: Características e Nome Cientifico

Tudo Sobre a Flor Narciso: Características e Nome Cientifico

Narciso é um gênero de cerca de 40 espécies de plantas bulbosas, frequentemente perfumadas, da família amaryllis (Amaryllidaceae). O gênero é nativo principalmente da Europa e inclui uma série de plantas ornamentais de jardim, como trompete narciso  (Narcissus pseudonarcissus), junquilho (Narcissus jonquilla ), e Narciso do poeta (Narcissus poeticus ).

Os bulbos das espécies de Narciso , que são venenosos, já foram usados ​​em medicamentos como emético e catártico. Um óleo de flores de junquilho é usado em perfumes.  A palavra grega ‘narciso’ significa ‘dormência’, portanto é uma referência à sua natureza narcótica.

Normalmente nativa do Mediterrâneo, a planta de Narciso também pode ser encontrada na China e na Ásia, onde existem algumas espécies nativas.

Flor Narciso Branca e Amarela
Flor Narciso Branca e Amarela

Características dos Narcisos

A maioria das espécies são perenes e emergem de bulbos na primavera. As folhas achatadas surgem da base da planta e variam em altura de 5 cm. a 1,2 metros, dependendo da espécie.  A coroa central de cada amarelo, branco ou rosa flor varia, desde a forma de um trompete, como no narciso, para um copo em forma de anel, tal como no narciso do poeta. Algumas espécies hibridizam na natureza, e muitos cruzamentos hortícolas entre espécies resultaram em atraentes híbridos de jardim.

Narcissus pseudonarcissus, também chamado de narciso comum ou narciso de trombeta, é uma planta formadora de bulbo, amplamente cultivada por suas flores semelhantes a trombeta. Os narcisos são nativos do norte da Europa e são cultivados em climas temperados em todo o mundo. A popularidade do narciso resultou na produção de muitas variedades; além da forma clássica amarela, a trombeta e as pétalas podem ser elas mesmas contrastantes em amarelo, branco, rosa ou laranja.

Cada planta possui cinco ou seis folhas lineares que crescem a partir da lâmpada e têm cerca de 30 cm. de comprimento. A haste suporta uma grande amarelo flor com uma corola profundamente fendido em seis lóbulos e uma coroa central em forma de sino ou de coroa. Esta forma de trompete contém os estames e é a característica mais notável da flor.

Cultivo de Narciso

Narciso parece bem plantado nas fronteiras ou em troncos naturalizados na base das árvores de folha caduca. O narciso fica melhor quando plantado em trações de oito ou mais bulbos, que depois parecem mais naturais.  Narciso cresce a partir de uma muda e floresce quando plantado em solo bem drenado.

As plantas não precisam de muito cuidado e atenção. No entanto, quando terminarem a floração, devem ter uma cabeça morta, a fim de incentivar uma boa produção de sementes dentro do bulbo. Depois de decapitar a planta e as flores desaparecerem, não remova nenhuma das folhas murchas, pois elas também são essenciais para incentivar a boa produção de sementes e liberam nutrientes no solo que produzem uma planta mais saudável no ano seguinte.

Cultivo do Narciso
Cultivo do Narciso

A seiva de narciso é tóxica para outras flores . Para evitar que danifiquem outras flores em seu vaso, remova os narcisos, corte os caules e deixe-os em água fria por 24 horas antes de adicionar ao restante das flores.

Você não precisa usar fertilizantes para flores com narcisos, porque incentiva o fluxo de mais seiva.

Mantenha suas flores de narciso longe da luz solar direta e de fontes de calor . Pontos mais frios são ideais para prolongar a vida útil do vaso.

Troque a água a cada poucos dias para prolongar a vida das flores. Os narcisos tendem a ter uma vida útil de cerca de 5 a 7 dias .

Fatos Sobre os Narcisos

O país de Gales tem o narciso como seu emblema nacional – é tradicionalmente usado no dia de São Davi. Os narcisos são cultivados comercialmente no País de Gales, onde um alcalóide é extraído para uso em medicamentos para a doença de Alzheimer.

O nome vem da lenda grega de um jovem bonito chamado Narciso, que se apaixonou por seu próprio reflexo em um riacho e ficou lá para admirá-lo. Quando ele sucumbiu à fome por causa de sua fixação, os deuses o transformaram em uma flor para que ele pudesse permanecer ao lado do rio para sempre.

Mantenha seus animais de estimação afastados ao plantar bulbos de narciso, pois eles são venenosos para os animais. A seiva de narciso contém oxalato de cálcio, que forma pequenos feixes de cristais nas folhas e raízes para impedir que seja consumido pelos animais .

Flor Narciso Amarela
Flor Narciso Amarela

Narciso é a flor do nascimento para os nascidos em março .

Existem muitos nomes coloquiais dados aos narcisos. Dependendo de onde você estiver, você os ouvirá chamar: Donzelas amarelas, manteiga e ovos, rosas de Páscoa e narcisos .

Os narcisos foram introduzidos no Reino Unido por volta do ano 300 antes de Cristo, pelos romanos, que mais tarde inexplicavelmente abandonaram essas flores.

Mitos e Lendas Sobre os Narcisos

Algumas culturas acreditam que os narcisos trazem riqueza. No País de Gales, diz-se que aqueles que vêem o primeiro narciso da temporada convidam riqueza para os 12 meses seguintes. Da mesma forma, na China, a lenda afirma que se um narciso florescer em seu jardim no dia de Ano Novo, sua casa terá boa sorte pelo resto do ano.

A maioria das culturas celebra o narciso como um símbolo de esperança e alegria, que é um grande salto desde os tempos medievais, quando os europeus acreditavam que se uma flor de narciso caísse quando você olhava era um presságio de morte. Outra crença comum é que dar um único narciso pode trazer infortúnio – por isso, certifique-se de sempre enviar vários.

Os narcisos são dados para comemorar 10 anos de casamento porque simbolizam alegria, alegria e felicidade. Eles também são usados ​​como forma de pagamento nas Ilhas de Scilly, onde um é enviado ao príncipe Charles a cada ano para cobrir o custo do aluguel de qualquer terra não atendida.

Veja também

Como Usar a Canela Para Emagrecer?

A canela, assim como o cravo, noz-moscada, gengibre, açafrão, pimenta-do-reino, cúrcuma e outros, é considerada …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *