Home / Plantas / Tudo Sobre a Flor Glória-da-Manhã: Características e Nome Científico

Tudo Sobre a Flor Glória-da-Manhã: Características e Nome Científico

Hoje vamos falar sobre plantas, e a estrela do dia é a Glória – da Manhã, espero que você goste e aprenda muito.

Tudo Sobre a Flor Glória-da-Manhã: Características e Nome Científico

Nome Científico – Ipomoea purpurea.

Na realidade esse nome é dado a muitos tipos de plantas que produzem flores e que fazem parte da mesma família chamada Convolvulaceae.

Elas são lindas flores de formato estreito e o seu nome tem uma razão, essas flores desabrocham na parte da manhã, e nesse momento se permitem ser polinizadas por insetos como borboletas coloridas, pelas abelhas, por lindos beija flores e por muitos outros. Algumas flores que ainda ficam abertas à noite podem ser polinizadas por mariposas, geralmente pelas da família Sphingidae. Mas saiba que isso não é comum, pois geralmente essas flores só sobrevivem no período matutino. Mas para a alegria de todos, novas surgem no outro dia pela manhã. Estas apreciam solo bem úmido e precisam receber bastante sol durante todo o dia.

Características da Flor Glória-da-Manhã

Glória da Manhã
Glória da Manhã

Quando são cultivadas em regiões de temperaturas mais quentes a maior parte do ano são plantas de ciclo de vida de mais de dois anos, já quando são cultivadas em regiões mais frias tem o ciclo de um ano ou menos, algumas delas podem até sobreviver em um clima um pouco mais frio. Elas tem um certo grau de parentesco com as Cestrum nocturnum, essas se abrem no período noturno somente para receber as mariposas que vão realizar a polinização.

Essas espécies são plantas de crescimento escandente e que se enrolam em espiral, crescem rapidamente e por isso podem cobrir um pequeno espaço em tempo recorde.

Ela tem o caule macio e flexível, e são cobertos por uma fina pelagem acastanhada. Se você colocar por exemplo uma estaca para ajudá-la a se erguer ela vai subir muito brevemente, podem alcançar entre 2 a 3 m de altura.

As suas folhas podem ter formato de coração ou podem ter lobos, são muito vivas e verdes. As flores devem surgir na estação da primavera e do verão, desabrochando no período da manhã e morrendo à tarde. As suas flores são delicadas e se parecem com o instrumento musical pistão, elas podem tem uma diversidade grande de cores, cor de rosa, roxa, branca e azul, muitas vezes variando nos tons e outras vezes misturadas. 

Estão sempre presentes em projetos de paisagismo, pois são lindas. Exatamente por sua característica de trepadeira é muito utilizada para cobrir partes que desagradam no ambiente, ou até mesmo grades de janela, cercas e muito mais. Mas também ficam incríveis em pequenos jardins e até vasos, uma dica nesses casos é estender um fio de Nylon para ajudar que se enrolem.

Como Cultivar Glória da Manhã

Glória da Manhã
Glória da Manhã

Para cultivar essa planta, exponha ela ao sol do dia, se não for possível meia sombra também funciona. Invista em um solo rico em nutrientes, com boa drenagem e adubado com matéria orgânica e molhe de forma regular. É uma flor resistente, por isso pode tolerar algum tempo sem água, mas fica muito mais bonita quando recebe água sempre que necessário. Ela é natural de clima quente na maior parte do ano, por isso sofre muito com temperaturas mais frias, não tolera geada. É indicado que ela seja replantada a cada ano, pois assim não perder a sua beleza. Elas podem ser propagadas através da utilização de sementes.

Elas crescem a uma velocidade incrível, elas então vão cobrir qualquer coisa que você queira de forma bem rápida, elas podem atingir o crescimento de até  3m de altura.

Essa espécie pode ser considerada de desenvolvimento natural, por esse motivo na agricultura pode ser considerada uma espécie indesejada. Suas sementes podem ser compradas em lojas especializadas nesse tipo de produto, pelo nome glória da manhã ou bom dia.

Resumo

Glória da Manhã
Glória da Manhã
  • Essa é uma espécie que se enche de flores na primavera e no verão,
  • O formato de suas flores é de um instrumento musical chamado trompete, elas podem ser de diversos tons e cores como azul, roxo, cor de rosa e brancas,
  • Ela produz um fruto em formato inusitado,
  • As sementes são avantajadas e tem o formato de um triângulo, e podem germinar facilmente,
  • Essa é uma planta de nascimento espontâneo, por isso nem sempre precisam ser plantadas, por isso surgem naturalmente em meio a pastagens e plantação sendo consideradas pragas, e por isso os agricultores se utilizam de herbicidas para combatê-las,
  • Essa é uma planta bem resistente, por isso consegue a se adaptar a uma série de climas como muita chuva, muito quentes na maior parte do ano, que oscilam entre verão e inverno e etc.
  • Ela não resiste a frio excessivo ou geadas,
  • Precisa receber bastante sol para se desenvolver bem, mas se não for possível meia sombra pode ser o suficiente.

Como Reproduzir a Glória – da – Manhã?

  • Essa planta pode propagada utilizando sementes,
  • As suas sementes tem um tempo recorde para germinar, cerca de 15 dias,
  • As mudas precisam ser protegidas,
  • O solo não é um problema para essa planta, elas se adaptam bem em qualquer um deles. Por outro lado, ficarão muito melhores se forem plantadas em solos ricos em nutrientes, com adubo orgânico e boa drenagem,
  • Regar essa planta é importante, mas não pode exagerar de maneira alguma, o solo deve estar levemente úmido apenas.

Curiosidades Sobre a  Glória – da – Manhã

Glória da Manhã
Glória da Manhã
  • As flores de apenas uma manhã, isso mesmo elas nascem com o sol e morrer na mesma tarde,
  • Elas tem apenas três dias de duração, mas crescem tão rápido que é praticamente possível notar isso,
  • As sementes dessa flor podem ter algumas propriedades medicinais como ação laxante, diurética e etc,
  • Acreditam que ela contenha os mesmos ácidos encontrados na droga LSD e por isso pode provocar alucinações.

Veja também

Vaso de Suculentas

Qual a Diferença de Cactos e Suculentas?

Mais um post para os amantes de plantas e que querem conhecer um pouco mais …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.