Home / Plantas / Tudo Sobre a Berinjela: Características, Nome Científico e Fotos

Tudo Sobre a Berinjela: Características, Nome Científico e Fotos

Berinjela é o nome comum para uma planta perene planta , cujo nome científico é Solanum melongena , da batata ou erva-moura família Solanaceae , caracterizado por grandes folhas , branco para púrpura flores com uma corola de cinco lóbulos e estames amarelos, e um ovoide fruta com numerosas, pequenas sementes . O nome também é usado para os frutos carnudos e comestíveis desta planta, uma baga botânica amplamente cultivada como cultivo vegetal . A planta e a fruta também são conhecidas como berinjela e brinjal .

Para o Que Serve

A berinjela fornece vários valores culinários, oferecendo um sabor exclusivo, rico e complexo quando cozida e usada na culinária do Japão à Espanha . Sua popularidade e uso versátil na culinária indiana, inclusive em ocasiões cotidianas e festivas, levaram o brinjal a ser descrito como o “rei dos vegetais”.   Como uma sombra noturna , a berinjela está intimamente relacionada ao tomate e à batata e é nativa da Índia e do Sri Lanka .

A Família da Berinjela

A berinjela pertence à família Solanaceae , um táxon de plantas com flores da ordem Solanales, caracterizado por flores de cinco pétalas , tipicamente cônicas ou em forma de funil e alternadas ou alternadas com folhas opostas . Em geral, eles têm estames que geralmente estão presentes em múltiplos de quatro (geralmente quatro ou oito).

Essa família, que é comumente conhecida como família de maça e batata, inclui algumas das mais importantes plantas produtoras de alimentos e medicamentos , incluindo batata, tomate, tabaco , pimenta e maça mortal. Os membros desta família variam muito em termos de morfologia, ecologia e hábito.

Muitas das plantas são comestíveis, enquanto outras são venenosas . As Solanaceae são conhecidas por possuírem uma gama diversificada de alcaloides.  No que diz respeito ao consumo humano, esses alcaloides podem ser desejáveis, tóxicos ou ambos.

Descrição da Planta

A berinjela é uma planta perene delicada que geralmente é cultivada anualmente. Cresce de 40 a 150 centímetros de altura, com folhas grandes e grossas, com 10 a 20 centímetros de comprimento e 5 a 10 centímetros de largura. Os tipos selvagens podem crescer muito mais, chegando a 225 centímetros, com folhas grandes com mais de 30 centímetros de comprimento e 15 centímetros de largura. O caule é frequentemente espinhoso. As flores são brancas a roxas, com uma corola de cinco lóbulos e estames amarelos. A fruta é carnuda, com menos de 3 centímetros de diâmetro nas plantas silvestres, mas muito maior nas formas cultivadas.

A fruta é classificada botanicamente como uma baga . Na botânica , uma verdadeira baga é uma fruta na qual toda a parede do ovário se transforma em um pericarpo comestível e relativamente macio. O fruto da berinjela contém inúmeras sementes pequenas e macias , comestíveis, mas amargas porque contêm alcaloides nicotinoides , o que não surpreende em um parente próximo do tabaco.

Variedades de Berinjela

Uma variedade de berinjela que é particularmente apreciada em algumas regiões, incluindo os Estados Unidos , é aquela com uma fruta grande, cilíndrica ou em forma de ovo, com pele lisa, roxa escura e brilhante. No entanto, a criatividade humana resultou em uma ampla variedade de cultivares, variando em gostos, formas, tamanhos e cores.

As variedades mais amplamente cultivadas na Europa e América do Norte hoje são ovoide alongada, 12-25 centímetros de comprimento  e 6-9 centímetros largos com uma pele roxa escura . Uma variedade muito maior de formas, tamanhos e cores é cultivada na Índia e em outros lugares da Ásia. Variedades maiores pesando até um quilo  crescem na região entre os rios Ganges e Yamuna, enquanto variedades menores são encontradas em outros lugares.

Variedades de Berinjela
Variedades de Berinjela

As cores variam de branco a amarelo ou verde, bem como roxo-avermelhado e roxo escuro. Algumas cultivares têm um gradiente de cor, do branco no caule ao rosa brilhante ao roxo profundo ou até preto. Também existem cultivares verdes ou roxas com faixas brancas. As berinjelas chinesas têm geralmente a forma de um mais estreito, ligeiramente pepino e às vezes eram chamados de berinjelas japonesas na América do Norte.

As cultivares ovais ou alongadas de forma oval e de pele preta incluem ‘Harris Special Hibush’, ‘Burpee Hybrid’, ‘Black Magic’, ‘Classic’, ‘Dusky’ e ‘Black Beauty’.

As cultivares longas e delgadas com a pele preto-púrpura incluem ‘Little Fingers’, ‘Ichiban’, ‘Pingtung Long’ e ‘Tycoon’.

Aqueles com pele verde incluem ‘Louisiana Long Green’ e ‘Thai (Long) Green’, enquanto ‘Dourga’ é uma cultivar de pele branca, e as cultivares tradicionais de pele branca e oval incluem ‘Casper’ e ‘Easter Egg’.

As cultivares bicolores com gradiente de cor incluem ‘Rosa Bianca’ e ‘Violetta di Firenze’.

As cultivares bicolores com riscas incluem ‘Listada de Gandia’ e ‘Udumalapet’. Em algumas partes da Índia, variedades em miniatura de berinjela (mais comumente chamadas Vengan ) são muito populares.

História da Berinjela

A berinjela é nativa da Índia. Tem sido cultivada no sul e leste da Ásia desde a pré-história, mas parece ter se tornado conhecido no mundo ocidental não antes do ano 1500 antes de Cristo. O primeiro registro escrito conhecido da berinjela é encontrado em Qí mín yào shù, um antigo tratado agrícola chinês concluído no ano 544 antes de Cristo. Os numerosos nomes árabes e do norte da África, juntamente com a falta de nomes gregos e romanos antigos, indicam que ele foi introduzido em toda a região do Mediterrâneo pelos árabes no início da Idade Média . O nome científico Solanum melongena é derivado de um termo árabe do século XVI para um tipo de berinjela.

Cultivo da Berinjela
Cultivo da Berinjela

O nome berinjela se desenvolveu nos Estados Unidos , Austrália , Nova Zelândia e Canadá, porque os frutos de algumas cultivares europeias do século XVIII eram amarelos ou brancos e pareciam ovos de ganso ou galinha. O nome berinjela no inglês britânico desenvolvido com base na berinjela francesa (derivada da albergínia catalã , do árabe al-badinjan , do persa badin-gan , do sânscrito vatin-ganah.). No inglês indiano e sul-africano, a fruta é conhecida como “brinjal”. Berinjela e brinjal, com seus aspectos distintos br-jn ou brn-jl, derivam do árabe e do sânscrito. Na ilha caribenha de Trinidad , ele também usa o derivado latino “melongen”.

Veja também

Frutas que Começam Com a Letra o: Nomes e Características

Essa lista com algumas das espécies frutíferas que começam com a letra O revela-nos algumas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *