Home / Plantas / Tipos de Lavanda: Especies Com Características e Fotos

Tipos de Lavanda: Especies Com Características e Fotos

Tudo o que você precisa saber sobre lavanda , uma planta muito querida por sua beleza, sua fragrância, suas propriedades, bem como por sua rusticidade e versatilidade de uso.

Lavandula ‘Edelweiss’ – Características E Fotos

Lavandula ‘Edelweiss’ é uma planta perene, com um crescimento globoso e uniforme que ama o solo leve, tão seco quanto ele preferir. Sua flor é branca e seu período de floração é de junho a agosto atingindo uma altura máxima de 60 cm a 65 cm. As combinações preferidas são com coreopsis, dianthus, helianthemum, inula, oenothera, sedum. Para ter um bom resultado deve ser plantado com uma densidade de 3 mudas por m².

Lavandula ‘Goodwin Creek’ – Características E Foto

Variedade francesa com as folhas dentadas verdes e cinzentas na margem e as flores azuis violetas muito impressionantes. Caracterizada por sua longa e perfumada floração, deve ser protegida da geada. O mato tem um hábito ereto. Pode ser usado para compor jardins rochosos ou fronteiras mistas de plantas perenes expostas ao sol ou cultivadas em vasos. Cresce por cerca de um metro.

Lavandula Goodwin Creek
Lavandula Goodwin Creek

Lavandula ‘Hidcote’ – Características E Fotos

Uma das espécies mais difundidas, caracterizada por particulares flores azuis escuras e re-floração também no final do outono. Usado para sebes baixas e bordas, em jardins rochosos e ervas aromáticas ou mesmo para flores cortadas, frescas ou secas que mantêm a cor. Desenvolve-se por cerca de 60 cm.

Lavandula ‘Silver sands’ – Características E Foto

Vigoroso arbusto perene com folhas prateadas cinza esverdeadas em todas as estações e flores roxas escuras muito perfumadas, com pontas de cerca de 6 cm de comprimento. Entre as espécies de lavanda não é a mais difundida, pode ser usada para bordas, plantada em vasos ou para flores cortadas. Desenvolve-se por cerca de um metro.

Lavandula Silver Sands no Vaso
Lavandula Silver Sands no Vaso

Lavandula Angustifolia – Características E Foto

Flores agrupadas em finas orelhas azul-violeta. Planta de origem mediterrânea, mas com adaptabilidade muito alta. Ela cresce rapidamente atingindo uma altura de um metro. As folhas são de cor prata cinzenta. Amplamente utilizado pelas suas propriedades terapêuticas, aromaterapia e homeopatia.

Lavandula Angustifolia
Lavandula Angustifolia

Lavandula Angustifolia ‘Dwarf Blue’ – Características E Foto

Arbusto com cerca de meio metro de altura, para ser podado por causa da forma decomposta. Apresenta uma floração inicial, mas leve, no início da primavera, e depois floresce novamente durante o verão. As flores são de um azul arroxeado profundo.

Lavandula Angustifolia Dwarf Blue
Lavandula Angustifolia Dwarf Blue

Lavandula Angustifolia ‘Ellagance Purple’ – Características E Foto

Planta de hábito compacto e apreciado pela sua uniformidade. Flores agrupadas em pontas finas de cor azul-violeta profundo e folhas cinza prateadas. Está entre as espécies de Lavandula que melhor toleram o frio. Cresce por cerca de um metro.

Lavandula Angustifolia Ellagance Purple
Lavandula Angustifolia Ellagance Purple

Lavandula Angustifolia ‘Fragrant Memories’ – Características E Foto

Lavandula angustifolia “memórias perfumadas” é uma planta de crescimento perene, arredondada que adora solo leve, seco como a exposição preferencial no Sol. A flor é roxa e seu período de floração é de junho a agosto atingindo uma altura máxima entre 70 cm a 90 cm tendo como combinações preferidas as coreopsis, dianthus, helianthemum, inula, oenothera e sedum. Para ter um bom resultado deve ser plantado com uma densidade de 3 mudas por m².

Lavandula Angustifolia Fragrant Memories
Lavandula Angustifolia Fragrant Memories

Lavandula Angustifolia ‘hidcote Blue’ – Características E Foto

Lavandula angustifolia ‘Hidcote Blue’ é uma planta perene que ama solo leve, seco como uma exposição preferencial no Sol. A flor é azul-violeta e seu período de floração é junho a setembro atingindo uma altura máxima entre 30 cm a 40 cm. As combinações preferidas são com coreopsis, dianthus, helianthemum, inula, oenothera e sedum. Para ter um bom resultado deve ser plantado com uma densidade de 5 mudas por m².

Lavandula Angustifolia Hidcote Blue
Lavandula Angustifolia Hidcote Blue

Lavandula Angustifolia ‘Hidcote White’ – Características E Foto

Lavandula angustifolia ‘Hidcote White’ é de um crescimento perene e ordeiro. Ama solo leve, seco como uma exposição ao pleno Sol. A flor é branca e seu período de floração é de junho a setembro atingindo uma altura máxima entre 40 cm a 50 cm. Pra ter um bom resultado deve ser plantado com uma densidade de 5 mudas por m².

Lavandula Angustifolia Hidcote White
Lavandula Angustifolia Hidcote White

Lavandula Angustifolia ‘Little Lady’ – Características E Foto

Lavandula angustifolia ‘pequena dama’ é uma planta de hábito muito compacto, produzindo flores agrupadas em finas orelhas de tons bem azulados. Desenvolve-se por cerca de um metro.

Lavandula Angustifolia Little Lady
Lavandula Angustifolia Little Lady

Lavandula Angustifolia ‘Melissa Lilac’ – Características E Foto

Espigões de flores perfumadas de cor lilás, em folhas cinzentas prateadas muito finas e aromáticas. Bela variedade adequada para fronteiras e caminhos. Cresce a uma altura média de um metro.

Lavandula Angustifolia Melissa Lilac
Lavandula Angustifolia Melissa Lilac

Lavandula Angustifolia ‘Munstead’ – Características E Foto

Planta de dimensão compacta e floração precoce, de coloração violeta azulada. As informações contidas neste relatório podem ser encontradas no teste de proficiência na pesquisa e na documentação. Desenvolve-se por cerca de um metro.

Lavandula Angustifolia Munstead
Lavandula Angustifolia Munstead

Lavandula Angustifolia ‘Richard Grey’ – Características E Foto

Lavandula angustifolia ‘Richard Grey’ é uma planta perene, folhagem particularmente prateada amante de luz solar. A flor é azul-violeta e seu período de floração é de julho a setembro atingindo uma altura média entre 60 cm a 70 cm. Para ter um bom resultado deve ser plantado com uma densidade de 5 mudas por m².

Lavandula Angustifolia Richard Grey
Lavandula Angustifolia Richard Grey

Lavandula Angustifolia ‘Rosea’ – Características E Foto

Planta de hábito compacto com flores muito perfumadas reunidas em pontas rosadas. Cresce por cerca de um metro.

Lavandula Angustifolia Rosea
Lavandula Angustifolia Rosea

Lavandula Angustifolia ‘Thumbelina Leigh’ – Características E Foto

Planta de hábito compacto e arredondado. Produz flores agrupadas em folhas roxas e cinza-prateadas. Crescimento médio de um metro.

Lavandula Angustifolia Thumbelina Leigh

Lavandula Angustifolia ‘Twickel Purple’ – Características E Foto

Planta vigorosa, produz picos de flores roxas longas e muito perfumadas. Variedade ideal para pot pourri. Crescimento médio de um metro.

Lavandula Angustifolia Twickel Purple

Lavandula Dentata ‘Candicans’ – Características E Foto

Estreitas folhas cinza-prateadas e leves picos de flores roxas. Hábito compacto. Desenvolve-se por cerca de um metro.

Lavandula Dentata Candicans
Lavandula Dentata Candicans

Lavandula Dentata ‘Inglese’ – Características E Foto

Flores agrupadas em finas pontas azul-violeta, folhas acinzentadas e lineares, com bordas dentadas, ligeiramente peludas. Desenvolve-se por cerca de um metro.

Lavandula Dentata Inglese
Lavandula Dentata Inglese

Lavandula Dentata ‘Spagnola’ – Características E Foto

Flores agrupadas em finas pontas azul-violeta, folhas acinzentadas e lineares, com bordas dentadas, ligeiramente peludas. Desenvolve-se por cerca de um metro.

Lavandula Dentata Spagnola
Lavandula Dentata Spagnola

Lavandula Intermedia ‘Provence’ – Características E Foto

Flores muito perfumadas e folhas. Na Provença, é cultivada em grandes plantações para a indústria de perfumes. Desenvolve-se por cerca de um metro.

Lavandula Intermedia Provence
Lavandula Intermedia Provence

Lavandula Officinalis – Características E Foto

Também conhecida como Lavandula spica, tem um hábito espesso com pequenas folhas alongadas e flores de cor lilás. Crescimento médio de um metro.

Lavandula Officinalis
Lavandula Officinalis

Lavandula Stoechas – Características E Foto

Lavandula stoechas é uma planta perene, folhagem particularmente prateada amante de luz solar. A flor é roxo-azulada e seu período de floração é de maio a julho atingindo uma altura média entre 60 cm a 70 cm. Para ter um bom resultado deve ser plantado com uma densidade de 5 mudas por m².

Lavandula Stoechas
Lavandula Stoechas

Lavandula Stoechas ‘Snowman’ – Características E Foto

É uma planta de hábito compacto, estreitas folhas verde-acinzentadas e espigas brancas de flores. Desenvolve-se por cerca de um metro.

Lavandula Stoechas Snowman
Lavandula Stoechas Snowman

Lavandula x Intermedia ‘Grosso’

É uma planta perene, rica em óleos essenciais, com um perfume intenso, orelhas cônicas de 6 a 9 cm e adora solo leve, seco como a exposição preferencial a pleno Sol. A flor é azul-violeta e seu período de floração é julho a setembro atingindo uma altura média entre 80 cm a 100 cm.

Lavandula x Intermedia Grosso
Lavandula x Intermedia Grosso

Pode ser usado para um jardim de rochas e seu bom resultado depende de plantá-la com uma densidade de 2 mudas por m².

Veja também

Crisântemo: Cuidados e Como Fazer Muda Planta

Entre as flores existentes, talvez apenas a rosa seja capaz de superar o crisântemo em …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *