Home / Plantas / Sete Léguas É Toxica? Ela É Perigosa Para Humanos?

Sete Léguas É Toxica? Ela É Perigosa Para Humanos?

Todo cuidado com plantas tóxicas é pouco. Existem alguns tipos que realmente podem fazer tanto mal, que a pessoa pode correr risco de morte. Portanto, cabe sempre saber que tipo de planta é aconselhável ter por perto ou não.

No caso da sete léguas, vamos saber agora se ela é perigosa pra nós, ou não, e quais outras plantas similares podem ser perigosas no sentido de serem tóxicas mesmo.

Planta Sete Léguas: Algumas Características

De nome científico Podranea ricasoliana, essa planta é, na verdade, uma trepadeira lenhosa e bastante rústica, que possui crescimento rápido, e ramos longos e bem ramificados. Esses ramos, inclusive, podem chegar a 10 metros de comprimento.

Enquanto que as suas folhas são compostas, como coloração verde-brilhante, suas inflorescências são  terminais e formadas por grandes flores, cuja coloração é rosácea, com estrias avermelhadas.

A floração dessa planta acontece durante todo o a no, sendo, no entanto, mais abundante durante a primavera e o verão. Em algumas ocasiões, frutos podem aparecer, sendo do tipo cápsula, longo e aplainado.

Em se tratando do seu cultivo, ela deve ser plantada em locais de sol pleno, com solo fértil e enriquecido com material orgânico. As regas precisam ser regulares. Em se tratando do clima do local onde são plantadas, gostam de ambiente amenos, e até toleram um pouco de geadas, contanto que não muito fortes.

A multiplicação dela pode ser feita de três maneiras: estaquia, mergulhia e (mais raramente) por meio de sementes. A foram de cultivo dela, inclusive, detalharemos mais em um texto posterior. Por enquanto, vamos apenas esclarecer uma dúvida de muitos: se essa planta tem ou não algum tipo de veneno.

Mas, a Sete Léguas É Tóxica?

Pensa-se que a sete léguas seja tóxica de alguma maneira, mas, não se encontrou, até hoje, indícios de que de que essa planta seja venenosa de alguma forma. Porém, existem outros tipos de trepadeiras que, estas sim, são bem tóxicas, tanto para animais, quanto para nós, seres humanos.

Um bom exemplo disso é a chamada alamanda, cujo nome científico é Allamanda cathartica. Trata-se de uma trepadeira arbustiva, com flores amareladas, e que é muito encontrada em muros e calçadas por aí. É uma planta bastante usada, inclusive, devido ao seu forte efeito purgante. Tanto a ingestão das suas folhas, quanto das suas flores, causa tamanho desarranjo intestinal que pode levar uma pessoa a óbito.

Outra que também se destaca devido à sua toxicidade é a hera (nome científico: Ficus pumila). Na verdade, qualquer planta do gênero Ficus possui veneno, e muito por conta do seu leite, que possui oxalato de cálcio. Além disso, o seu óleo “urushiol” irrita as mucosas, causando coceira em excesso, além de irritação nos olhos, na boca, e dificuldade de deglutição. É encontrada tanto em formato de arbustos, quanto misturada a outros tipos de vegetações.

Portanto, é importante ficar atento, pois mesmo a sete léguas não sendo uma trepadeira tóxica, muitas outras são, e podem fazer muito mal. Conhecê-las, e saber em que ponto específico fazem mal, certamente, evita problemas graves de todos os tipos.

Cuidados Necessários Com Plantas Tóxicas

Para que não se tenham problemas com plantas tóxicas (o que não é o caso da sete léguas, como já esclarecemos anteriormente), é preciso que algumas precauções sejam feitas. Uma delas é evitar o contanto de crianças com plantas desse tipo. Portanto, o mais recomendável é não tê-las nem no chão, nem em mesas de centro.

Também é importante ensinar as crianças a não colocarem folhas, flores e frutas de plantas que não conhecer na boca, da mesma forma que eles devem lavar as mãos sempre que mexerem em jardins e vasos.

O processo de intoxicação provocado por plantas que tenham algum tipo de toxina em sua composição pode ser tanto crônico, quanto aguda e até mesmo fulminante. O pior é que o princípio ativo dessas substâncias agem diretamente em órgãos bem específicos.

É importante não fazer chás, nem remédios caseiros que sejam a base de plantas que você não conhece, nem sem que seja sob orientação médica. Da mesma maneira, é sempre bom evitar comer folhas, frutos e até mesmo raízes que mão se conhece.

Fora, isso algumas plantas podem látex depois de podá-las, e esse material pode causar irritações na pele, e especialmente nos olhos. O mais recomendável é usar luvas para podar plantas que não se conhece, e até se conhece, sabendo que ela, de alguma forma, é tóxica.

E, claro, é preciso ter cuidado também com animais domésticos, pois estes são vítimas corriqueiras de plantas tóxicas. Até mesmo porque filhotes e adultos bastante ativos possuem uma curiosidade natural por objetos novos. Animais que estejam com sede, por exemplo, podem lamber as folhas de plantas que tenham sido regadas.

Em qualquer um desses casos, o ideal é guardar a planta para identificação futura, e procurar imediatamente um médico em caso de intoxicação.

Conclusão

Saber aquele ditado “é preciso conhecer, para, se possível, evitar”? Pois bem, muitos acham que a planta sete léguas, por exemplo, é tóxica, mas, não é, ao passo que outras, de fato, são.

Pra se ter uma ideia, de acordo com dados do Ministério da Saúde de dois anos atrás, casos de intoxicação por plantas no Brasil atingem cerca de 2 mil pessoas por ano, sendo que 70% das vítimas desses casos são crianças. Estas se intoxicam após o contato com determinados tipos de plantas.

Já os adultos sofrem intoxicação por plantas por meio do uso inadequado de produtos medicinais, ou até mesmo de substâncias alucinógenas.

Plantas Tóxicas Para Cães e Gatos
Plantas Tóxicas Para Cães e Gatos

É preciso, enfim, conhecer o máximo de plantas possíveis para evitar ter alguma que possa causar algum acidente, seja em você, em crianças ou em animais de estimação.

Lembre-se: algumas plantas tóxicas podem até mesmo levar a óbito, e por isso é necessário saber que tipo de planta em na sua casa, no seu jardim, ou simplesmente na região onde você mora.

E, para maiores dúvidas, o recomendável é ligar para o centro de intoxicação da sua região, pois eles saberão dar uma orientação mais adequada em caso de acidentes.

Veja também

Frutas que Começam com a Letra H: Nome e Características

As frutas são alimentos extremamente populares. Variam entre os sabores adocicado, cítrico, travoso e amargo. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *