Home / Plantas / Sedum Telephium: Características, Como Cuidar e Fotos

Sedum Telephium: Características, Como Cuidar e Fotos

As plantas são muito bonitas, em linhas gerais, e podem ser usadas para o paisagismo muito frequentemente. Assim, é mais do que comum ver o uso de plantas apenas para melhorar a aparência de uma casa, de um jardim, de uma sacada ou de qualquer outra área ou ambiente.

Esse tipo de uso das plantas existe, na verdade, desde as civilizações mais antigas e apenas é mantido como uma forma de destacar o lado belo dos vegetais. Na realidade, é possível afirmar que no passado a preocupação com as plantas para o lado visual era até maior, já que os esforços para tornar os jardins bonitos e completos era enorme.

De toda maneira, as plantas não existem apenas para deixar os ambientes mais bonitos ou perfumados, por mais que façam isso muito bem. Ao menos grande parte das plantas, então, pode ser usada para o lado medicinal.

Assim, as plantas servem muito bem para desenvolver remédios naturais, óleos essenciais e muitos outros produtos derivados.

Se atualmente as plantas já não recebem tanta atenção quanto no passado quando se trata de produzir remédios e curar doenças, recentemente tem sido possível ver muitos movimentos que têm os óleos essenciais como uma forma de se aproximar ainda mais da natureza e das fomas de cura mais tradicionais.

Portanto, existem muitas plantas que podem ser usadas como forma de atacar a várias doenças, sendo algumas dessas plantas até muito conhecidas no Brasil. Esse, contudo, não é o caso da Sedum telephium, uma planta comum na Europa e que possui origem no Velho Continente. Marcada pela forma como pode ser importante para a cura de muitos problemas ligados á saúde, a Sedum telephium pode ser encontrada em bosques e florestas secundárias, sempre perto de vilas ou de centros urbanos.

Propriedades Medicinais da Sedum Telephium

A Sedum telephium é uma planta com propriedades medicinais muito fortes e bastante conhecidas por toda a Europa, sobretudo nas regiões mais montanhosas. Assim, a principal fama dessa planta é a de funcionar muito bem para sarar feridas ou manchas na pele, já que as propriedades curativas da Sedum telephium são muito eficientes quando se trata de acabar com tais problemas. Como explicação para tal, basta explicar que a ação antioxidante dessa planta é muito alta, o que torna as células mais fortes e acelera o tempo de recuperação da planta.

Planta Sedum Telephium
Planta Sedum Telephium

Para tal, as folhas costumam ser fervidas e aplicada diretamente sobre o machucado. Além dessa importante questão, a Sedum telephium ainda possui outros benefícios para a saúde. Entre eles, assim, está a sua propriedade de funcionar muito bem contra a diarreia.

Por ter muitos nutrientes em sua composição, o chá da Sedum telephium consegue ser muito eficiente quando se trata de recuperar as substâncias perdidas pelo corpo em uma crise de diarreia. Outra forma bastante eficiente de usar a Sedum telephium é em conjunto com o leite fervido, que deverá ser aplicado sobre hemorroidas ou fissuras anais. Assim será possível evitar a infecção dessa parte do corpo.

Características da Sedum Telephium

A Sedum telephium é uma planta comum da região montanhosa da Europa, que, em geral, costuma passar longos períodos sem chuva. Dessa forma, esse tipo de planta já possui o costume de não ser muito dependente da chuva, algo importante de considerar para as pessoas que desejam criar a sua Sedum telephium.

Assim, a planta em questão possui uma grande capacidade de armazenar a água da chuva em sua folha e, ademais, em sua raiz. Portanto, assim como os cactos, a Sedum telephium é capaz de passar longos períodos sem chuva justamente por saber como lidar com a chuva e como armazenar esse bem tão importante. Em sua altura máxima, por ter característica de arbusto, a Sedum telephium alcança cerca de 30 a 60 centímetros de altura.

A raiz dessa planta costuma, por outro lado, ser grande e bastante extensa, capaz de rumar para muitas direções de uma só vez. As flores da Sedum telephium, por mais que não sejam o grande destaque da planta, costumam fazer sucesso pela sua coloração roxa, com um tom bastante escuro e que interagem bem como flor secundária em um jardim. Contudo, o mais natural é que a Sedum telephium seja usada, na verdade, como planta medicinal.

Uso da Sedum Telephium no Paisagismo

A planta Sedum telephium até pode ser usada para o paisagismo, mas isso não é mais comum quando se trata dessa espécie. Isso porque, de forma mais roteineira, o que se vê é a Sedum telephium sendo criada para o seu posterior uso como planta medicinal.

Contudo, quando utilizada como forma de decoração de ambientes ou para enfeitar jardins, em geral a Sedum telephium se faz presente perto de muros ou muretas. Ou, então, a planta surge como uma forma de recobrir o solo com material vegetal, dando uma cor a mais ao ambiente.

Decoração com Sedum Telephium
Decoração com Sedum Telephium

Em alguns casos, a Sedum telephium, quando florida, ainda pode ser usada como uma forma de complemento a flores mais belas e coloridas. Como essa planta sabe lidar bem com a água, pode ser interessante ter a Sedum telephium em um vaso, que pode ser colocado em algum local da parte externa da casa ou até mesmo na parte interna.

Luminosidade Para a Sedum Telephium

De uma forma geral, as plantas da Europa não gostam tanto de estar em contato direto com o sol, preferindo uma luminosidade menos agressiva. No caso, esse tipo de planta costuma gostar de meia sombra. Porém, esse não é o caso da Sedum telephium, que gosta de sol em doses altas e constantes.

Assim, por mais que você deixe esse tipo de planta abaixo de uma árvore ou protegida por uma mureta grande, por exemplo, trate de se certificar de que a Sedum telephium receberá ao menos cerca de 4 horas de sol por dia.

Isso porque, em caso contrário, por ser uma planta que acumula grandes quantidades de água, a Sedum telephium poderá apodrecer e, com o tempo, morrer. Logo, se o desejo é ver a planta bela e vigorosa, não a esconda do sol.

Veja também

Frutas que Começam com a Letra H: Nome e Características

As frutas são alimentos extremamente populares. Variam entre os sabores adocicado, cítrico, travoso e amargo. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *