Home / Plantas / Resedá Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre a Planta

Resedá Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre a Planta

Hoje vamos falar sobre a flor Resedá, se você é amante de flores e adora conhecer tudo sobre as mais diversas espécies fique com a gente até o final para não perder nenhuma informação.

Nome Científico da Resedá

Conhecida cientificamente como Lagerstroemia indica

Mas é comum encontrar com nomes populares como por exemplo escumilha, extremosa, resedá e até árvore de júpiter. Essa espécie faz parte de uma família chamada Lythraceae, a planta é proveniente da Índia e da República Popular da China. Ela apareceu nos EUA no ano de 1790, quem introduziu a espécie no país foi um botânico conhecido como André Michaux e até hoje são cultivadas no país como uma árvore estética por serem tão charmosas.

Curiosidades da Resedá

Ramo de Extremosa
Ramo de Extremosa

Em nosso país é uma árvore muito comum, possui efeito ornamental nos bairros e centro. É uma árvore muito fácil de manter, e também muito fácil de ser reproduzida através de estaquia, foi tratada como uma solução de arborização em áreas urbanas onde tem muitos fios de eletricidade. Por esse motivo hoje muitos lugares possuem ao menos 20% de arborização da cidade composta de Resedá, isso infelizmente gera alguns problemas como:

Uma enorme quantidade de árvores em fase de germinação de semente, isso ocorre por conta de pequenos danos por conta de choques agrupando moitas;

Existe uma maior disposição para ser infestada por Loranthaceae, mais conhecida como ervas de passarinho, isso acontece quando elas são plantadas muito perto de outras árvores de grande porte  que também têm maior suscetibilidade de infestação, pois nesse caso aumenta o risco de acumular esse material em seus galhos fazendo com que pesem e possam se quebrar;

Pode reduzir suas defesas estruturais, principalmente se próximo de espécies que se apoiam em outras como suporte; 

Maior chance de desenvolver doença fúngica como oídio, aumenta também a chance de propagação do mesmo por conta de uma quantidade grande de hospedeiros;

Faz se necessário um número maior de podas grandes para manter o equilíbrio da árvore, por conta de suas raízes;

Não exerce um papel importante dentro da cidade, por conta de sua defesa estrutural reduzida que funciona apenas como árvore estética.

Fatos Interessantes Sobre a Resedá

Árvore de Extremosa
Árvore de Extremosa

Essa árvore é uma planta estrangeira, ela é produzida em quantidade muito maiores que as outras se transformando em monocultura quando apenas uma espécie é cultivada junto com a alfena, também não tem papel importante na fauna, por todos esses motivos o cultiva dessa árvore vem sendo desestimulado pela prefeitura de várias cidades do nosso país.

Esse é um tipo de arbusto, ou uma espécie de árvore, produz flores durante o ano todo e não cresce muito e por isso não deve ultrapassar 5 m de altura, em alguns casos raros pode alcançar 10 m de altura.

Características da Resedá

Ela possui seu tronco com uma casca lisa, com coloração marrom claro ou cinza.

Suas folhas possuem formato longo e estreito similar a uma lança, suas bordas são onduladas, perde as suas folhas em locais onde faz muito frio.

Possui flores em sistemas de ramos, em cada ramo uma grande quantidade de flores de diversas cores como: brancas, rosa, roxo e até vermelha. Embora florescem o ano inteiro, isso se intensifica no verão.

Enfeitam graciosamente sozinha ou em grandes jardins, nas calçadas, nas praças ou até mesmo em vasos. Isso acontece pois as raízes dessa espécie não são agressivas.

Formato da Resedá

Resedá em Vasos
Resedá em Vasos

O formato dessa árvore vai depender muito de como vai ser sua poda.

Tronco único – Esse é um formato proveniente de poda específica. Para isso é só você selecionar a haste mais reta de todas, pode então os outros galhos, vá podando os brotos das laterais do tronco. Se achar necessário, utilize um tutor para que ela cresça ereta.

Multi Tronco – Para esse efeito mais múltiplo, basta selecionar algumas hastes e podar o restante.

Cuidados Especiais com o Resedá

O clima dessa planta é variado, como tropical, subtropical, clima temperado, continental, oceânico e mediterraneo.

É uma espécie com resistência a geadas e pode ser cultivada a pleno sol.

É uma planta resistente do tipo rústico, por isso mesmo em solos pobres conseguem se adaptar, mas quando plantada em solo rico, fértil e bem drenado se desenvolve ainda melhor.

Não precisa de regas, por isso é perfeita para calçadas, apenas a água da chuva já pode ser suficiente. Em período mais quente como no verão, se você regar todos os dias ela produzirá ainda mais flores. Mas fique atento, não pode encharcar a planta.

No começo da primavera pode adicionar um adubo orgânico junto com farinha de ossos, no período de produção de flores adicione adubo mineral.

Profissionais especializados recomendam que no final do inverno seja realizada uma poda mais drástica nessa árvore, onde se remove 50% da planta, não mais que isso para não desidratar. É uma técnica rápida, fácil e ajuda a árvore a se recuperar em um novo crescimento, ela vai atingir um formato mais bonito, cria cachos maiores de flores e mais vistos, mesmo que em menos cachos.

Aparência Natural – Para isso é muito fácil, basta deixar que a planta se desenvolva em sua forma natural como um arbusto, ela vai se ramificando e também se espalhando desde a sua base. Dessa forma as suas flores são vistas em cachos menores, por outro lado são muitos cachos que podem cobrir toda a árvore.

Como se Propaga a Resedá?

A propagação desta planta é muito simples, pode ser através do plantio de sementes ou ainda por estaquia de seus galhos que podem ser utilizados para enraizar no período do inverno.

É possível Saber a Cor do Resedá antes de Plantar?

Sim, utilizando algumas observações. Mesmo sem as flores o Resedá nos dá essa informação pela coloração dos seus ramos.

Quais As Cores de Resedá?

Essa planta pode ter uma coloração diversas de suas flores como: vermelho carmim, salmão, roxo, rosa, lilás e branco.

Quando podar o Resedá?

A poda deverá ser realizada no fim do inverno.

Veja também

Buganvílias Rosa

Cuidados com Buganvílias em Vasos

Se você deseja adicionar um toque exuberante e colorido ao seu jardim, a buganvília é …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *