Home / Plantas / Quem Tem Gordura No Fígado Pode Comer Amendoim?

Quem Tem Gordura No Fígado Pode Comer Amendoim?

A gordura no fígado, também conhecida como esteatose hepática é muito comum nos dias atuais. Estimasse que cerca de 30% da população mundial sofre com essa doença. Essa doença é silenciosa, sendo descoberta apenas através de exames de sangue ou ultrassonografia, quando o paciente está avaliando outros problemas de saúde.

Porém, é extremamente importante entender o que causa essa doença e também como melhorá-la. Para isso, muitas pessoas acabam mudando sua alimentação e evitando diversos alimentos. Mas será que o amendoim faz mal? Quem Tem Gordura No Fígado Pode Comer Amendoim? As respostas estão a seguir, acompanhe.

Funções do Fígado

O fígado tem papel muito importante para nosso organismo. É ele quem faz a secreção da bile, auxilia na digestão das gorduras que comemos e também armazena vitaminas e minerais. Ele também processa o álcool ingerido, bem como os medicamentos. Basicamente, ele é o único e principal responsável por realizar o detox do nosso corpo.

Está diretamente envolvido com o processamento de gorduras, proteínas e carboidratos na digestão, determinando se os nutrientes que são ingeridos serão direcionados para produzir estruturas importantes, gerar energia ou serem armazenados.

Quando uma pessoa consome mais nutrientes que o necessário, aumenta o armazenamento em forma de gordura, aumentando o peso e em alguns casos causando a gordura no fígado.

O fígado é um órgão vital para o corpo, devido a tantas funções. Por isso, precisa ser bem cuidado, além de evitar o consumo de alimentos que possam prejudicar seu funcionamento.

O Que Causa A Gordura No Fígado

A esteatose hepática ou gordura no fígado tem como principal causa o consumo excessivo de bebida alcoólica, mas também pode ter causas não alcoólicas. Dentre as causas não alcoólicas estão o sobrepeso e a obesidade, diabetes, pressão alta, altos níveis de triglicerídeos e colesterol, resistência à insulina. Também estão na lista o sedentarismo e a perda rápida de peso, sendo considerados fatores de risco.

A doença pode acontecer também em pessoas magras, crianças e adolescentes, apesar de prevalecer em adultos com algumas das características citadas, principalmente a obesidade. Outro fator que pode ser considerado de risco é o consumo de anabolizantes, medicamentos e outros produtos químicos.

Gordura no Fígado
Gordura no Fígado

Como Tratar

Quem já possui gordura no fígado sabe que não existem medicamentos próprios para a doença. A melhor forma de combater é através da mudança de hábitos na alimentação, na inclusão de exercícios frequentes e na redução ou exclusão do consumo de bebidas alcoólicas.

Ao fazer isso, além de melhorar a saúde do fígado, pode ser controlado o diabetes, em quem tem, a redução de peso e controle de colesterol e pressão alta.

Apesar de muitos considerarem que a gordura no fígado é causada por consumo excessivo de gordura, estudos mostram que o principal vilão é o consumo exagerado de açúcar. Assim, reduzir o consumo de gorduras não é a solução, mas sim reduzir o consumo de refrigerantes, doces, sucos de caixinha e demais produtos super-processados e ricos em açúcar.

Amendoim Pode?

Amendoim na Colher
Amendoim na Colher

De acordo com nutricionistas, o amendoim pode ser um aliado no combate a gordura no fígado quando consumido de forma consciente e moderada e dentro de uma dieta balanceada e saudável.

Como a diminuição de colesterol é um dos objetivos do tratamento da gordura no fígado, o amendoim pode ajudar, principalmente porque possui mais gorduras insaturadas do que gorduras saturadas, o que ajuda a diminuir o colesterol.

Além disso, o amendoim possui fibras alimentares e fitoesterois, que são nutrientes que também ajudam a reduzir o colesterol. Seguramente tudo isso só é possível quando um médico está envolvido e orienta as quantidades, bem como outros alimentos que podem ser consumidos.

Apesar de se apresentar como um aliado, o amendoim deve ser avaliado antes do consumo. Isso porque para ter os benefícios o correto é consumir o grão in natura ou com baixo teor de sal e sódio. Pois quando se consome grandes quantidades de sódio pode acarretar em gordura no fígado.

Sendo assim, o ideal é analisar bem todas as marcas de amendoim que são vendidos, pois os industrializados contêm cerca de 170 a 260 mg de sódio, enquanto que o amendoim torrado e seco, sem sal possui apenas 1,8 mg de sódio.

Cuidados A Serem Tomados E Prevenção

Para quem já tem esse problema, o ideal é ter um acompanhamento médico e ter uma alimentação que auxilie na melhora. Também é importante estar sempre em contato com o profissional, tirar dúvidas e acompanhar a evolução do tratamento.

É sabido que a melhor prevenção e também o melhor tratamento da gordura no fígado são as mudanças no estilo de vida, principalmente na alimentação. Comer melhor, beber bastante água e diminuir o consumo de alimentos processados trazem ótimos resultados.

Boa Alimentação
Boa Alimentação

Se não sabe o que comer e o que não comer, veja a lista de itens que devem ser evitados para que você se previna ou ajude no tratamento da gordura no fígado:

  • Massas e pães
  • Sucos naturais e de caixinha
  • Bacon
  • Embutidos como salsichas e linguiças
  • Carnes gordurosas como costela, bife com gordura
  • Doces
  • Manteiga
  • Sorvetes
  • Bebidas alcoólicas

Todos sabemos que manter uma alimentação equilibrada e saudável é um desafio para muitas pessoas. Porém é importante considerar que fazendo isso, além de ajudar a combater a gordura no fígado, você estará contribuindo para a saúde de todo seu corpo. Assim, é preciso ver a alimentação saudável como um hábito a ser adotado e um estilo de vida que vai lhe propiciar muito mais tempo de vida e o mais importante, uma vida longe de doenças e problemas de saúde.

Veja também

Como se Faz Saião com Leite? Para que Serve?

O saião (nome científico Kalanchoe brasiliensis) é uma planta medicinal que também pode ser conhecida …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *