Home / Plantas / Quantas Toneladas De Muda De Cana Por Hectare?

Quantas Toneladas De Muda De Cana Por Hectare?

Já parou para pensar o quanto é trabalhoso produzir este açúcar que está bem aí na prateleira da sua casa? Estamos tão acostumados com essa vida moderna na qual temos quase tudo ao alcance das mãos, que nos esquecemos o quanto é árduo a produção de diversos produtos que consumimos!

Você já viu ou leu algum material a respeito da plantação de Cana-de-açúcar? Sabe quantas toneladas dela cabem por hectare? Se quiser descobrir basta vir comigo, pois hoje vou lhe explicar tudinho!

Sabia que a produção de cana mundialmente falando alcança cerca de 25 milhões de hectares? Nem consigo imaginar a proporção disso, tudo que sei é que trata-se de uma longa extensão de plantações de cana espalhadas por todo o mundo.

Cana de Açúcar
Cana de Açúcar

Ainda falando sobre a produção mundial de Cana-de-açúcar, fique sabendo que ela totaliza pelo menos 1,56 bilhões desta matéria-prima imprescindível para a fabricação do nosso delicioso açúcar. Esta iguaria não falta na casa de nenhum(a) brasileiro(a), tenho a certeza disso!

Advinha quem é o maior produtor de Cana do mundo? Se você pensou que fosse algum país de primeiro mundo então se enganou feio, pois é exatamente o nosso Brasilzão o campeão desta competição! Temos uma quantia de aproximadamente 9,6 mil hectares plantados! Logo atrás de nós vem a Colômbia com suas 89 toneladas por hectare.

O Brasil investe bastante na produção de Cana-de-açúcar e ao longo dos anos inúmeras instalações já foram criadas para este fim.

Para podermos explorar ao máximo este material usado na produção do açúcar, estudiosos tem realizado inúmeras pesquisas para potencializar os números deste trabalho ao máximo. Eles dizem que temos força para criarmos plantações que chegam a 400 toneladas por hectares, porém, ainda não possuímos recursos suficientes para isso.

Sabe o porquê tivemos uma leve parada nas produções brasileiras? Porque precisamos de mais recursos como: Irrigação, variedades produtivas, nutrição adequada, controle correto de pragas e plantas daninhas. Estamos numa média de 75,17 por hectare e mesmo assim ainda continuamos dominando os números mundiais quanto a produção.

Ainda com a falta de alguns recursos adequados para aumentar a produtividade, estudos apontam que estão ocorrendo aumentos de quase 300 Canas-de açúcar por hectares. Constantemente avançamos a níveis ainda maiores e em breve superaremos os resultados já alcançados!

Há aqueles mais visionários que pensam até em fabricar “supercanas”, ou seja, uma espécie de produto manipulado capaz de sobreviver as condições mais precárias. Ainda não vi nada parecido por aí, tudo que sei é que já houve casos de produções canavieiras com maior poder de resistência, mas não é nada tão concreto.

Depois deste longo texto, como prometido, irei falar da quantidade de mudas de Cana que se pode ter por hectare!

Muda de Cana por Hectare

Por mais que eu te dê números que pareçam altamente palpáveis, você precisa saber que não é bem assim que a banda toca, segundo as minhas pesquisas dá para se ter cerca de 200 a 300 toneladas por hectare.

Os números a respeito deste assunto são bastante variáveis e tudo ainda pode ser influenciado por infinitas questões que ficam quase que imensuráveis de tanto que podem ser imprecisas, portanto, saiba que nem eu nem outra pessoa pode te dar dados concretos a respeito do assunto, apenas tenho probabilidades!

Muda de Cana
Muda de Cana

O investimento em maquinários e sistemas tecnológicos são uma opção ótima para que você alcance o potencial máximo do seu canavial, se eu estiver falando apenas com um simples cultivador, então contente-se com números menores de produção.

Se você está começando todo o processo, então precisa saber como plantar este tipo de caule. Pois bem, sabe me responder se a Cana-de-açúcar é fruta ou não? Se você respondeu que é uma fruta saiba que errou, trata-se de uma espécie de caule!

Existem muitas maneiras de plantar a Cana-de-açúcar, o método manual trata-se de uma forma de plantio bastante usada pelos grandes agricultores. Eles usam caminhões ou até caminhonetes repletas de mudas que são lançadas na terra que já foi preparada para receber o plantio, depois os lugares os quais são foram preparados, são soterrados.

Também há os plantios mecanizados, eles são ótimos para grandes plantações como estas de empresários agricultores. As maquinas abrem o solo e logo depositam as mudas que serão submergidas com terra. Trata-se do mesmo processo que ocorre no procedimento manual, mas aqui tudo é feito com maquinários.

Você precisa saber que ao desejar plantar a Cana-de-açúcar será preciso compreender inúmeros fatores como: qual o tamanho da plantação que você deseja ter, também qual tecnologia deseja empregar e muitas outras coisas.

Para um plantio amador, como primeiro passo, você precisa escolher mudas saudáveis e que não possuam nenhum tipo de defeito em sua estrutura. Os caules os quais serão usados como mudas precisam ter cerca de 30cm, não dá para utilizar algo inferior a isso.

O segundo passo é cavar os chamados sulcos, nada mais são do que os locais em que você vai depositar as mudas de Cana-de-açúcar, ao cavá-los não se esqueça também de umedece-los, mas cuidado para não deixar a terra totalmente encharcada, isso acaba matando as raízes.

Agora que você já está com as mudas em mãos e também já preparou o solo, chegou a hora de depositar as mudinhas nos sulcos, elas devem ser colocadas na posição horizontal, isso é uma regra que não pode ser desobedecida, se você colocá-las verticalmente, vai comprometer o desenvolvimento delas.

Depois de todo seu trabalho e empenho, tudo que você precisa fazer é esperar que as mudas comecem a crescer, elas darão os primeiros sinais de desenvolvimento na primavera e todo este momento se inicia a partir do mês de outubro.

Aposto que depois dessa matéria você ficou louco(a) para iniciar a suas plantações de Cana-de-açúcar, quem sabe você não se torna um(a) grande produtor(a) e futuramente não esteja contribuindo para o desenvolvimento deste produto em nosso país.

Lembre-se de que aqui neste site estão os melhores conteúdos, nós sempre buscamos

os melhores assuntos para entretê-lo(a).

Obrigado por estar aqui, até a próxima!

Veja também

Tudo Sobre a Planta Cíclame: Características da Flor e Fotos

Cíclame, também conhecida como cyclamen ou cíclame-da-pérsia, é uma planta que tem origem nos continentes …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *