Home / Plantas / Qual o Significado do Lírio da Paz? Como Funciona?

Qual o Significado do Lírio da Paz? Como Funciona?

Apreciadas na culinária, úteis à saúde e admiradas por sua beleza, as plantas sempre tiveram espaço na cultura popular, cultivadas desde as épocas mais primitivas, sendo essenciais à vida humana.

A Spatiphyllum wallisii,  conhecida como lírio da paz ou espatifilo, é conhecida por suas propriedades místicas, que conheceremos um pouco melhor.

O Lírio da Paz é um Lírio?

Em que pese seu nome popular, a Spatiphyllum wallisii não faz parte da família Liliaceae, na qual estão as espécies mais conhecidas de lírio e tulipas.

O lírio da paz pertence a família Araceae, que possui grande número de plantas cultivadas para fins ornamentais, como copo-de-leite (Zantedeschia aethiopica), comigo-ninguém-pode (Dieffenbachia seguine) e as espécies do gênero Anthurium.

Os vegetais dessa família apresentam uma inflorescência, chamada espádice, que consiste em um conjunto de pequenas flores.

As plantas Araceae contém um tipo de folha diferenciada, chamada bráctea, que acompanha a espádice e é confundido com pétalas, tendo em vista seu aspecto colorido.

As espécies da Araceae possuem também a característica marcante da presença de oxalato de cálcio, uma substâncias tóxica se ingerida, por esse motivo, deve-se ter cuidado ao cultivar plantas dessa família em locais que há crianças ou animais domésticos.

Os principais sintomas da intoxicação por oxalato de cálcio são dermatite, ceratoconjuntivite, edema ocular, de glote, da cavidade oral ou da faringe, fotofobia, queimação, disfagia, náuseas, vômitos e sialorréia ou hipersialose, que consiste na secreção de saliva em excesso, que pode afetar as vias aéreas.

Outra curiosidade da família Araceae é a espécie Amorphophallus titanum, chamada flor-cadáver ou jarro-titã, devido ao forte cheiro que exala para atrair moscas e outros insetos, que possui a maior inflorescência do mundo, com até três metros de altura e cerca de 75 quilos.

Para Casas e Jardins

O lírio da paz possui folhas de tons verdes escuros e a coloração das brácteas é variada, sendo mais comum a cor branca.

De porte mediano, a planta tem cerca de 0,70cm, porém a espécie Spatiphyllum canniforlium, também cultivada para uso ornamental, pode chegar a um metro de altura.

Pode florescer durante todo o ano, mas principalmente nas estações de primavera e verão, quando as temperaturas estão mais elevadas.

As formas de cultivo são múltiplas, tanto para jardins como para vasos dentro de casa, visto que se adapta a decoração moderna, rústica ou casual, entre outros estilos.

Em canteiros e jardins, podem ser plantadas mudas, em covas cobertas com fertilizantes orgânicos e areia, bem niveladas e em locais com sombra.

A fim de evitar contato com a luz solar, a melhor forma é o plantio próximo a troncos de árvores ou embaixo de varandas, junto com pedras, samambaias e outras plantas.

Para ambientes internos, uma boa dica é fazer arranjos com exemplares de vários tamanhos, acompanhados de pedras brancas na base, em vasos largos ou altos, bem como deixar no centro de mesas, junto de escadas ou jardins verticais.

Outra maneira de uso que tem se tornado popular são os arranjos ou buquês, prefeito para presentear parentes e amigos.

Como Cultivar?

Lírio da Paz Cultivado no Jardim
Lírio da Paz Cultivado no Jardim

O habitat natural do lírio da paz são as regiões quentes e úmidas da Amazônia, especialmente da Venezuela, da Colômbia e do norte do Brasil.

Sendo originária de regiões tropicais, recomenda-se o cultivo em temperaturas por volta de 15ºC ou mais, longe de correntes de ar intensas, bem como seja regada frequentemente e que terra tenha material orgânico em abundância, podendo ser utilizados insumos como o composto NPK ( nitrogênio, fósforo e potássio).

Os melhores lugares para o plantio são as áreas sombreadas, onde a luz do sol não atinja diretamente a planta, ideal para ambientes internos.

Um bom local para colocar os vasos é próximo a janelas, desde que não fique exposta ao sol ou ao frio, que pode danificar as folhas, deixando-as com aspecto de murchas ou causando alterações na cor.

A planta necessita ser regada com frequência, bem como que tenha as folhas umidificadas com borrifador, porém para evitar o apodrecimento das raízes causado pelo excesso de água, molhar uma vez por semana é suficiente, de preferência quando a terra estiver seca.

Requer também alguns cuidados, a fim de prevenir acidentes, como colocar os vasos fora do alcance de crianças ou animais domésticos e utilizar luvas ao manusear a planta.

Em caso de ingestão acidental, deve-se procurar assistência médica imediatamente, levando consigo a planta, para facilitar o diagnóstico.

Por fim, deve-se podar as folhas marrons ou murchas, mas também observando que o aparecimento desses sinais também pode indicar que alguns problemas de saúde da planta, como o ataque de carrapatos e afídeos.

Como Funciona o Lírio da Paz?

Assim como as rosas representam o amor, os trevos (Trifolium) são associados à ideia de boa sorte a seu possuidor e a arruda (Ruta graveolens) traz a proteção contra inveja, o lírio da paz é carregado de simbologia e significados místicos.

Como o nome sugere, é cultivado por aqueles que procuram a harmonização dos ambientes, por meio da leveza, pureza e inocência muitas vezes atribuída a esse vegetal.

Lírio da Paz Dentro de Casa
Lírio da Paz Dentro de Casa

Nas religiões de matriz africana, existe a crença de que a planta tenha poder de absorver energias negativas de pessoas e seres espirituais.

Já segundo a técnica chinesa Feng Chui, o lírio da paz deve ser colocado em lugares comuns da casa, como salas de estar , com o objetivo de que a planta traga a harmonia familiar.

Quando dado de presente, significa a reconciliação, demonstrando o desejo de pôr fim aos conflitos e desavenças, servindo como um pedido de perdão.

Há aqueles que acreditam que a planta também possa neutralizar ondas eletromagnéticas e pensamentos ruins.

Ademais, restou comprovado em estudos realizados no ano de 1989 pelo cientista da NASA Bill Woverton, que certas espécies vegetais, entre as quais a Spatiphyllum wallisii, possuem propriedades químicas, filtrando substâncias como dióxido de carbono, amônia, benzeno, formaldeído e outras impurezas do ar.

Seja por suas propriedades místicas ou químicas, seja por sua exuberância, o lírio da paz é uma das plantas mais populares nos lares brasileiros, motivo pelo qual seu cultivo tende a aumentar cada vez mais.

Veja também

Flor Gardênia

Flor Gardênia: Como Cuidar, Plantar, Fazer Mudas e Podar

A gardênia é uma das flores mais divinamente perfumadas do mundo das plantas. Com sua …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *