Home / Plantas / Qual o Reino, Divisão, Classe, Origem, Gênero e Família da Soja?

Qual o Reino, Divisão, Classe, Origem, Gênero e Família da Soja?

A Mãe Natureza nos forneceu uma enorme quantidade de flora e fauna. Algumas das plantas medicinais naturais são tão valiosas e é comum usá-los na vida cotidiana sem conhecer seus importância medicinal.

Glycine max é o melhor exemplo disso. A planta é comumente conhecida como soja, que é comestível. Suas folhas podem ser aplicadas nas feridas feitas por picadas de cobra, suas flores tem sido usadas para cegueira e opacidades de córnea.

Cascas e polpa de soja verde mastigadas são aplicadas à varíola, nas úlceras inclusive de córnea e escoriações em crianças, acredita-se que brotos secos podem ser benéficos para o crescimento do cabelo e curativos para ascites e reumatismo.

Qual O Reino, Divisão, Classe, Origem, Gênero E Família Da Soja?

Soja pertence ao gênero glycine, gênero este que pertence à família do feijão. Finalmente, glycine max é a espécie , ou nome científico, desse organismo, a soja. É diferente de todas as outras espécies de plantas do gênero glycine, porque é a única planta ereta. Todas as outras espécies neste gênero são plantas de filamentos ou escalada.

A soja, glycine max, pertence ao domínio eukarya porque possui um núcleo verdadeiro com organelas ligadas à membrana. Está incluído no reino plantae porque contém os traços característicos de sofrer fotossíntese, possuir celulose e ser multicelular. O filo ao qual pertence é magnoliophyta.

Os membros desse filo também são conhecidos como plantas com flores, ou angiospermas. Magnoliopsida é a classe à qual a soja pertence. Os membros desta classe são mais conhecidos como dicotiledôneas. Um cotiledôneo é o embrião dentro da semente da planta. Um dicotiledôneo é um embrião que possui dois cotiledôneos.

A soja é encontrada na ordem fabales, porque eles possuem um pistilo único em que um único carpelo desenvolve-se em um invólucro que contém as sementes. A seguir, glycine max é classificado na família fabaceae. Esta família é caracterizada por plantas com flores e é mais conhecida como a família das leguminosas.

Composição Química Da Soja

Proteínas: a soja contém 35 a 40% de proteína em uma base seca, dos quais 90% é composto por duas globulinas de armazenamento, 11S glicinina e 7S β-conglicinina. Essas proteínas contêm todos os aminoácidos ácidos como isoleucina, leucina, lisina, metionina, cistina, fenilalanina, tirosina, treonina, triptofano, valina, essenciais para a nutrição humana.

A soja também contém componentes biologicamente ativos da proteína hemaglutinina, inibidores de tripsina, α-amilase e lipooxigenases. De acordo com a fonte “Aminoácido corrigido pela digestão de proteínas do método FDA, a soja não é apenas uma proteína de alta qualidade, mas agora é considerada uma ação preventiva e papéis terapêuticos para várias doenças.

Óleo: a soja contém aproximadamente 19% de óleo, dos quais os triglicerídeos são o principal componente. O óleo é caracterizado por quantidades relativamente grandes de ácidos graxos polinsaturados, isto é, 55% de ácido linoleico (ácido graxo essencial) e 8% de ácido α-linolênico, de ácidos graxos totais. Ácido graxo saturado (ácido palmítico, ácido esteárico e ácido graxo insaturado) e ácido oleico.

Óleo de Soja
Óleo de Soja

Os componentes menores do óleo de soja bruto são os fosfolipídios, chamados coletivamente de lecitina, como fitoesteroides e tocoferóis.

Carboidratos: a soja contém 35% de carboidratos, a maioria dos quais polissacarídeos sem amido, como celulose, hemiceluloses e pectina.

Ele também contém dissacarídeo (sacarose; de 2,5 a 8,2%), oligossacarídeos como estaquiose (4%) e rafinose (1,1%). Além de usar como suplemento de fibra alimentar, polissacarídeos solúveis têm sido utilizados para modificar a propriedades de vários alimentos.

Vitaminas e Minerais: a soja é uma fonte melhor de vitaminas do complexo B em comparação com os cereais (embora carece de vitamina B12) e vitamina C. O óleo de soja também contém tocoferóis, que são excelentes antioxidantes naturais.

O óleo de soja contém α-tocoferol, β-tocoferol, γ-tocoferol e δ-tocoferol em vestígios quantidade (mg / kg). A soja também contém 5% de minerais. É relativamente rico em Na, K, P, Ca, Mg, Zn e Fe. A ferritina de soja pode suplementar quantidades razoáveis ​​de ferro.

Isoflavonas: as isoflavonas são um subgrupo da categoria fenólica vegetal heterocíclica denominada flavonoides. Além de isoflavonas, as outras subclasses de flavonoides incluem flavonas, flavonóis, flavanóis, aurones, pigmentos de antocianina vermelhos e azuis e chaconas.

Isoflavonas de Soja
Isoflavonas de Soja

A soja é a mais abundante fonte de isoflavonas (até 3 mg / g de peso seco) na natureza. A soja contém três tipos de isoflavona aglicona a saber, daidzeína, genisteína e gliciteína.

Fitoesteroides: o óleo de soja contém cerca de 300 a 400 mg de esteróis vegetais por 100 g. Os principais componentes dos esteróis de soja são β-sitosterol (53 a 56%), campesterol (20 a 23%) e estigmasterol (17 a 21%).

Fosfolipídios: o óleo de soja contém 1-3% de fosfolipídios, dos quais 35% de fosfatidil colina, 25% fosfatidil etanolamina, 15% de fosfatidil inositol, 5-10% de ácido fosfatídico. Os fosfolipídios são removidos do óleo principalmente durante o processo de desengorduramento e são usados como um emulsificante alimentar natural.

Saponinas: a soja também contém 2% de saponinas de soja (glicosídeos triterpenos) que atualmente atraem muita atenção científica. São relatadas 30 saponinas de soja, mas sua presença e quantidade difere da variação genética e agronômica. Saponinas de soja são encontradas para ter várias atividades biológicas como hepatoprotetor, anti-hiperlipidêmico, anti-câncer, anti-oxidativo e anti-HIV.

Os Principais Benefícios De Soja Na Medicina

Recapitulando os principais benefícios médicos para a saúde da soja:

  • hipertensão.
  • hipercolesterolemia.
  • aterosclerose.
  • menopausa.
  • reduzir o risco de osteoporose.
  • redução da duração da diarreia em bebês.
  • prevenir e tratar problemas de nervos diabéticos.
  • fornecer nutrição para bebês que não conseguem digerir açúcares do leite.
  • reduzir a proteína na urina de pessoas com doença renal.
  • a soja também pode oferecer algum alívio para a dor, inchaço e náusea.

Principais benefícios fitoterápicos atribuídos a soja:

  • folhas machucadas aplicadas a picadas de cobra.
  • flores usadas para cegueira e opacidade da córnea.
  • cascas de feijão verde mastigadas a polpa são aplicadas a úlceras de varíola, úlceras de córnea e escoriações em crianças.
  • feijão preto é considerado para fornecer vigor e força e considerado um contra-veneno contra a maioria dos venenos vegetais, como aconite e croton tiglii.
  • brotos secos que se acredita serem benéficos para o crescimento do cabelo e curativos para ascites e reumatismo.
  • os brotos secos, sem os cascos, são considerados laxantes, resolutivos e construtivos.
  • óleo usado para úlceras e doenças de pele e para remover a bandolina do cabelo.
    Benefícios De Soja
    Benefícios De Soja

Outros Usos Importantes Da Soja

A planta glycine max (soja) possui uma ampla gama de atividades farmacológicas. É amplamente utilizado em vários sistemas tradicionais de medicina como medicamento. É utilizado desde séculos como alimento e componente de medicamentos.

Pesquisa recente realizada para outros usos como hipocolesterolemia, anti-carcinogênico, osteoporose, cardiovascular, sintomas da menopausa, doenças renais, antidiabético e antioxidante. A soja vegetal é uma fonte importante de vários tipos de compostos com diversos constituintes químicos, além de atividades farmacológicas.

A soja também é tipicamente consumido como uma bebida proteica, o óleo de soja é amplamente utilizado na culinária, bem como em cosméticos, o farelo de soja que permanece após a extração do óleo é usado para fazer fibras, têxteis e adesivos.

O óleo de soja também é usado em tintas industriais, vernizes, linóleo, tintas de impressão, sabonetes, desinfetantes e outros produtos como a fabricação de sorvete. No entanto, muito menos trabalho foi realizado nessa planta e há um amplo escopo para investigação.

Veja também

Flor de Mel Amarela: Características, Nome Cientifico e Fotos

Hoje durante este texto, você conhecerá uma planta incrível e que é muito procurada no …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *