Home / Plantas / Qual Linhaça Emagrece Mais – A Dourada ou a Marrom?

Qual Linhaça Emagrece Mais – A Dourada ou a Marrom?

As sementes de linho são grãos nutritivos que podem ser comprados em supermercados ou lojas de produtos naturais. Eles também são chamados de linhaça. As sementes de linhaça são culturas de fibras cultivadas em regiões mais frias do mundo. Eles estão disponíveis em variedades douradas ou marrons. As sementes de linho dourado e marrom contêm uma série de benefícios nutricionais, mas diferem de certas maneiras.

A diferença entre  linhaça dourada e marrom é bastante mínima e se resume ao conteúdo de macronutrientes e antioxidantes. Dependendo do que você deseja obter de suas sementes de linhaça, os dois tipos têm seus benefícios, não há muita diferença entre o teor de carboidratos, proteínas e gorduras.

A Linhaça Dourada X Linhaça Marrom

A semente dourada é composta por cerca de 37,5% de gordura, 23% de proteína e 30% de carboidratos, enquanto a semente marrom é composta de 38% de gordura, 24,5% de proteína e 28% de carboidratos. No entanto, o que é diferente é o tipo de gordura que você pode encontrar na linhaça dourada contra a linhaça marrom.

As sementes  douradas têm mais ácidos graxos poliinsaturados e menos ácidos graxos monoinsaturados  comparadas com as sementes  marrons. Eles também têm quantidades maiores das duas gorduras essenciais que seu corpo não é capaz de produzir: ácido alfa-linolênico (ALA) e ácido linoleico .

Notavelmente, essas duas gorduras essenciais também estão presentes em diferentes proporções, há mais ALA na semente  dourada em comparação ao ácido linoleico. Como a maioria das pessoas que segue uma dieta ocidental normalmente consome muitas gorduras ômega-6, como ácido linoleico, e poucas gorduras ômega-3, como a ALA, a semente dourada é definitivamente a opção mais saudável se você estiver tentando complementar sua dieta com gorduras saudáveis.

No entanto, sementes  douradas não são melhores em todos os aspectos. O mesmo estudo mostrou que a semente marrom tem uma concentração substancialmente mais alta de antioxidantes . De fato, comparado com outras sementes semelhantes, como sementes de chia e sementes de perilla, as sementes  douradas são sempre as mais baixas em antioxidantes .

Características da Linhaça Dourada 

Sementes  douradas são encontrados principalmente nas pradarias de Dakota do Norte. Eles também são chamados de Dakota Gold. Essas sementes têm uma casca externa dura, que contém muita fibra. As linhaças foram cultivadas na Babilônia há 5.000 anos. Atualmente, eles ainda são considerados uma colheita valiosa. As sementes  douradas são compostas de 43 a 44% de óleo. Cinquenta e um por cento desse óleo é na verdade o  ômega-3. Uma colher de sopa dessa colheita forneceria 2,1 gramas de ômega-3.

O ômega-3 é bom para a prevenção e o tratamento de doenças cardíacas e dos vasos sanguíneos. As sementes de linho dourado também têm uma quantidade saudável de gordura, calorias e proteínas. Mas não para por aí; essas sementes também são uma rica fonte de lignanas, contendo cerca de sete vezes mais que as sementes de gergelim.

As sementes  douradas são encontradas em lojas de alimentos naturais e geralmente são vendidas na forma de grãos integrais. Estes podem ser incorporados em certas receitas e pratos, uma vez que possuem apenas um leve sabor a noz e amanteigado, com pouco ou nenhum cheiro. Devido à sua cor, as sementes douradas podem ser facilmente escondidas em certas preparações alimentares.

Características da Linhaça Marrom 

As sementes  marrons são cultivadas na região canadense. O Canadá é o maior cultivador de linhaça, e as sementes  marrons são o tipo mais comum cultivado lá. Sementes de linhaça são consideradas por muitos como o primeiro superalimento cultivado do mundo. As sementes  marrons contêm 44% de óleo, onde 59% do teor de óleo é de  ômega-3. Uma colher de sopa da semente produziria 2,5 gramas de ômega-3.

As sementes  marrons também contêm uma boa quantidade de gordura, calorias e proteínas e são uma fonte rica de lignanas, que são fitoquímicos (nutrientes saudáveis ​​para o coração). Consumir sementes  marrons pode fazer muitas coisas para você, como reduzir os desejos de açúcar, promover a perda de peso e até combater o câncer.

As sementes de linho marrom geralmente estão disponíveis no supermercado, moídas ou em grãos inteiros. O sabor sutil dá um sabor de noz, amanteigado com um aroma leve. Como ingrediente em certos pratos, esse tipo de semente de linho geralmente se destaca nas receitas devido à sua cor. Seria então mais difícil esconder ao alimentar comedores exigentes.

Benefícios do Consumo de Linhaça

As sementes de linhaça são sementes ricas em nutrientes que contêm uma variedade de vitaminas e minerais , antioxidantes e lignanas. Essas sementes vêm em dois tipos principais: dourado (ou amarelo) e marrom. A diferença entre semente de linhaça dourada e marrom é principalmente em seus diferentes conteúdos de macronutrientes.

Quando você consome linhaça inteira ou moída, consome os três macronutrientes alimentares: carboidratos, proteínas e gorduras . Se você estiver comparando linhaça dourada com linhaça marrom, a quantidade exata de proteínas, gorduras e carboidratos dependerá do tipo que você escolheu consumir. No entanto, em geral, as sementes de linhaça são compostas principalmente de gorduras insaturadas saudáveis ​​e fibras alimentares .

Ambas as gorduras são importantes para a sua saúde, pois desempenham vários papéis nas funções imunológicas, cardiovasculares e neurológicas do seu corpo. O ácido alfa-linolênico é particularmente difícil de consumir em quantidades suficientes se você seguir uma dieta à base de plantas, tornando a linhaça uma fonte valiosa desse nutriente essencial.

A linhaça também é rica em luteína e zeaxantina, antioxidantes como compostos fenólicos e flavonoides e lignanas, um tipo de polifenol , pequenas quantidades  de vitaminas do complexo B, vitamina E, vitamina K e colina em cada grama de linhaça, podem ser detectadas.

Linhaça Marrom
Linhaça Marrom

Acredita-se que o potássio  ajude a reduzir os radicais livres e a formação de coágulos sanguíneos, além da probabilidade de derrame. A vitamina E podem ajudar a reduzir o risco de doenças do coração e de Alzheimer.

Os principais benefícios do linho vêm dos macronutrientes. Embora existam carboidratos nas sementes de linhaça, praticamente todos esses carboidratos são provenientes de fibras alimentares. A fibra é essencial para o funcionamento saudável do sistema digestivo e pode ajudar a diminuir seus níveis de colesterol.

No entanto, se você estiver consumindo linhaça em forma de óleo, a maioria desses nutrientes não estará presente. O óleo de linhaça e as cápsulas contêm gordura pura e carecem da maior parte do valor nutricional que os produtos de linhaça inteiros e moídos contêm.

Veja também

Frutas que Começam com a Letra H: Nome e Características

As frutas são alimentos extremamente populares. Variam entre os sabores adocicado, cítrico, travoso e amargo. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *