Home / Plantas / Qual é o Sabor de Damasco? Ele é Doce? É Bom?

Qual é o Sabor de Damasco? Ele é Doce? É Bom?

Damasco

O damasco é uma fruta de cor laranja ou vermelha de casca macia, assim como o pêssego. As árvores da onde vem o damasco, chamado de damasqueiros, são da família das rosas e o damasco faz parte da mesma classificação do pêssego e da ameixa.

Sua origem é chinesa e há muitos anos atrás essa fruta só era encontrada lá. Porém teve uma adaptação boa em alguns países, e hoje a Turquia é a maior produtora de damasco.

A grande parte dos damascos tem sua polpa de cor amarela ou laranja, e sua semente é um caroço grande que fica no centro assim como as ameixas. As flores do damasco começam a nascer na primavera e são de cores brancas ou rosa, e o damasco em si fica pronto para ser colhido no verão.

No Brasil, a versão in natura é difícil de ser encontrada, sendo mais comum a versão em conserva ou desidratada, e essa última por sua vez é muito indicada por nutricionistas em dietas por conta da redução da água da fruta, seus nutrientes ficam mais presentes e o sabor mais forte. Pode ser encontrada facilmente em supermercado e mercados somente o damasco como um nix de nuts junto com uva passas e outros alimentos.

Além de ter um gosto doce e saboroso, o qual abordaremos mais abaixo, o damasco também é muito nutritivo.

Nutrientes Encontrados no Damasco

O damasco é rico em vitamina A, C, K, B3, B9, B5, magnésio, potássio, fósforo e ferro.  Além de ser um ótimo aliada para sua dieta, já que uma unidade tem apenas 48 calorias.

As sementes do damasco possuem uma substância chamada Laetrile ou conhecida popularmente como B17 que ajuda a combater o corpo da ação de radicais livres, auxiliando assim a prevenir o câncer, segundo estudos.

As vitaminas A e D têm uma alta quantidade de antioxidantes que juntos com a quantidade de fibras do damasco trazem benefícios importantes para a saúde intestinal e também digestiva, ajudando pessoas que desejam manter o equilíbrio da massa corporal ou perder peso. O ferro e cobre encontrados no damasco ajudam a combater a anemia, auxiliando na construção da hemoglobina.

Rico em vitamina A, o damasco ajuda a protegendo a visão, fortificando a pele e o sistema imunológico, além de evitar o envelhecimento precoce. O damasco também é fonte de potássio, ajudando na musculatura e a regular os batimentos cardíacos, além de fortificar os ossos. A vitamina A que é encontrada no damasco é muito importante para as mulheres em exclusivo, porque ajuda em períodos de gestação, lactação e também em períodos menstruais, aliviando alguns sintomas como fraqueza, tontura, fadiga e outros sintomas comuns durante esses períodos.

Qual é o Sabor do Damasco?

Sabor do Damasco
Sabor do Damasco

O sabor do damasco pode ser descrito como um azedinho gostoso, por conta de sua origem, o damasco é visto como um fruto de sabor secreto. Ele tem um sabor diferente, azedo e doce ao mesmo tempo. Por conta de ser muito agradável é muito utilizado em sucos, geleias, como lanches rápidos e também mesmo in natura.

Seu sabor lembra o pêssego, doce perto da casca e mais azedo e cítrico perto de sua semente. A quantidade de açúcar encontrada nesse fruto pode ser descrita como ideal, não precisa ser acrescentado mais nada como o caso de morangos e limões que por conta de ter uma quantidade menor de açúcar tem-se o costume de comê-los com açúcar, leite condensado e outros ingredientes.

No Brasil, a sua versão desidratada é a queridinha dos nutricionistas por conta de sua grande quantidade de benefícios, além de ajudar a saciar a vontade de comer um docinho, que acontece muito em quem está em transição para hábitos alimentares mais saudáveis e melhores.

Suas receitas não envolvem apenas doces como é de costume colocar as frutas, ela também pode ser utilizada em receitas salgadas trazendo um sabor agridoce em épocas especiais como no natal, ano novo, assim como o abacaxi que muitas vezes é feito junto com carnes. O damasco pode ser utilizado também em carnes, como em saladas, lanches rápidos e até mesmo no arroz junto com as famosas uvas passas.

Abordando essa última questão, segue abaixo uma receita que envolve alguns desses ingredientes e são uma boa pedida para épocas festivas como o final de ano que se aproxima.

Risotto de Natal (Feito com Nuts, Vinho e Queijos)

Risotto de Natal
Risotto de Natal

Essa receita tem origem francesa e envolve diversos sabores como do arroz, vinho, queijo e alguns tipos de nuts, como o damasco. Embora pareça sofisticada, seu modo de preparo é muito simples, sendo especial e prática para quem irá receber visitas em datas familiares em sua casa mesmo sendo principiante no que se refere a assuntos culinários.

Essa Receita Rende 4 Porções

Ingredientes:

  • 3 xícaras de chá de arroz;
  • 1 xícara de chá de cada ingrediente: damascos secos em cubos, nozes quebradas, queijo gorgonzola em cubos;
  • 1 xícara de chá de cebola picada;
  • 1 colher e meia de sopa de alho picado;
  • 4 colheres de sopa de manteiga ghee (de preferência);
  • 1 xícara e meia de chá de vinho branco seco;
  • 1 xícara de chá de queijo parmesão ralado;
  • 10 xícaras de chá de caldo de legumes (preferência natural);
  • 2 colheres de sopa de cada: salsa e cebolinha picadas.

Modo de Preparo:

Inicie a receita refogando o alho e a cebola na manteiga até que fiquem macios e transparentes, depois adicione o arroz e o vinho, dando início ao cozimento do arroz. Adicione o caldo de legumes aos poucos mexendo a todo instante até que o arroz fique com a textura de al dente. Por fim, termine a receita de risoto adicionando os damascos, as nozes, o parmesão, a salsa e a cebolinha. Misture bem esses últimos ingredientes até o queijo ficar bem derretido e o risoto com a textura bem cremosa e, finalize, colocando alguns pequenos pedaços de gorgonzola e misture delicadamente. Experimente e se achar necessário corrija o sal, acrescentando mais um pouco.

Essa receita por ser francesa deve ser apreciada junto à um bom vinho, ideal para noites natalinas em família, multiplicando essa receita de acordo com a quantidade de pessoas que estarão presentes em sua recepção.

Veja também

Briófitas

O Que Significa Fase Dominante em Plantas?

Todos já sabemos que o número de espécies de plantas existentes no mundo é enorme, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *