Home / Plantas / Qual É A Flor Mais Feia Do Mundo?

Qual É A Flor Mais Feia Do Mundo?

Esse parece um assunto estranho, até porque as flores são conhecidas por serem belas e atraentes. Porém, sabemos que existe uma infinidade de espécies diferentes, todas elas com propriedades, cores, formatos totalmente diferenciados. Todos esses conjuntos podem formar estruturas estranhas e talvez não tão agradáveis aos olhos. Hoje vamos falar de flores feias. Entenda que gosto e noção do que é bonito ou não, pode ser muito diferente para cada pessoa, por isso, preparamos uma  lista de algumas espécies de flores estranhas e não convencionais que podem ser consideradas as mais feias, e ao final da sua leitura você poderá escolher qual é a flor mais feia do mundo na sua opinião. Confira:

Amorphorphallus Titanium

Amorphorphallus Titanium
Amorphorphallus Titanium

Essa flor é considerada uma das flores mais exóicas do mundo. Ela possui algumas características totalmente particulares e peculiares. Uma das maiores curiosidades sobre ela é que se trata da maior do mundo. Em sua época de floração, é quando pode chegar a mais de 2 metros de altura e pesar até 80 quilos. É muito rara de se encontrada pois sua floração acontece somente em condições favoráveis, elas não se desenvolvem em condições contrárias ao seu desenvolvimento. Além disso tudo, é conhecida por ter um odor de cadáver, por isso um de seus nomes populares é flor-cadáver. O cheiro que ela exala é semelhante a carne podre ou carniça. Esse cheiro pode atrair insetos variados. No total ela pode ver até 30 anos e durante todo esse tempo ela só florescerá duas ou três vezes. Além de todas essas características, seu visual também não é nada agradável, por isso está em diversas listas de flores mais feias do mundo. Ela possui um tubérculo grande e espesso que é rodeada de uma pétala que envolve completamente. Suas cores predominantes são verde, roxo e branco. Todas essas características a torna uma das flores mais estranhas e exóticas do mundo.

Orphrys Apifera

Essa flor é uma espécie que se enquadra dentro das orquídeas.  Normalmente, ela se desenvolve em áreas rochosas, áridas e em clima seco. Elas têm um bom crescimento, podem chegar até 40 centímetros de altura e uma vez por ano elas florescem. O nome popular dessa flor é erva-abelha, isso porque a sua reprodução se dá somente através de uma espécie específica de abelhas, somente esses insetos podem compartilhar o pólen, fazendo assim, a propagação dela. Essa orquídea é considerada perene, isso porque elas podem viver por muitos anos e são muito resistentes a diversos fatores. É uma flor nativa de Portugal e vive bem em áreas mediterrâneas.

Drácula Símia

Essa espécie está entre as mais exóticas e diferentes do mundo, seu visual é o mais interessante, elas possuem pétalas com os pontilhados que variam suas cores, basicamente são três pontas que juntas tem um formato triangular. No centro desse triângulo é onde fica a área mais intrigante, pois no centro é possível visualizar um rosto de um macaco.

Drácula Símia
Drácula Símia

Ela é muito difícil de ser encontrada pois precisam de altitudes muito exuberantes para se desenvolverem normalmente, são encontradas a mais de 2000 metros de altitude. Porém, existem alguns botânicos que cultivam essa flor com bastante cuidados e exigências que elas têm.

Elas também são enquadradas dentro do gênero botânico das orquídeas.

Gloriosa Superba

Gloriosa Superba
Gloriosa Superba

Essa planta pode ser encontrada em diversos locais, ela é amante de climas tropicais, e é muito resistente a diversos fatores climáticos. Ela pode crescer e desenvolver no meio de solos pobres, grandes altitudes e diversos tipos de habitat. Muito conhecida por ser tóxica e possuir um veneno forte o suficiente para matar pessoas. Há muitos anos atraz ela era usada por boticários para produzir venenos encomendados para planejamento de assassinatos ou suicídios. Apesar de sua toxidade, ela também possui diversos benefícios para a saúde, sabendo utilizar é possível usar ela como tratamento de diversas doenças. Essa toxidade é uma advertência, tentar cultivá-la em casa e sem conhecimento pode ser muito perigoso para crianças e animais pois ela é realmente uma flor mortífera.

Portanto, apesar de sua aparência tão estranha ela é utilizada para diversas coisas, existem histórias que dizem que até algumas tribos utilizavam seu veneno para tornar as flechas assassinas. No geral, elas são vermelhas ou alaranjadas, lembram as cores do fogo.

Rafflesia Arnoldii

Rafflesia Arnoldii
Rafflesia Arnoldii

O nome acima trata-se do nome da planta, que gera a maior flor do mundo. A Raffesia, apesar de ter seu formato parecido com as flores comuns, seu tamanho e textura são assustadores, o que a torna uma das flores mais estranhas, exóticas e até mais feias do mundo.

O interessante é que o crescimento dessa planta se dá através da morte de outras. Isso porque ela é um parasita se desenvolve e cresce sugando as propriedades das plantas em sua volta e principalmente matando as raízes de mármore específica, a tetrastigima.

Além de estarmos falando de uma parasita, estamos falando também da flor mais larga do mundo. Ela possui em média cinco pétalas e o miolo central. Toda essa estrutura pode atingir até 100 centímetros de diâmetro. Sua massa no total pode chegar até 12 quilos. Elas não são plantas muito queridas em jardins e cultivos particulares pois o inseto responsável por sua polinização são as moscas. Conforme a flor vai crescendo ela começa a atrair esses insetos indesejados para perto de onde estão, eles realizam a polinização e propagação dessas flores.

Conclusão: Flor Mais Feia do Mundo

Portanto, como mencionamos no início, existem diversas flores estranhas e não convencionais, normalmente, as flores que conhecemos são bonitas, uma mistura de cores e texturas que chamam atenção, atraem insetos como borboletas, lagartas. Além disso elas dão um charme, cor, vida e um cheiro agradável ao ambiente onde elas estão. Porém, as flores que listamos aqui são totalmente diferentes. Às vezes, são parasitas, espalham um odor desagradável ou até possuem um visual totalmente estranho e não ornamental. Portanto, não existe de fato uma flor somente que seja considerada a mais feia do mundo, porém existem esse conjunto de flores estranhas e a partir do gosto de cada um elas são consideradas ou não, as mais feias.

Veja também

Lobélia-Azul

Tudo Sobre a Flor Lobélia-Azul: Características e Nome Cientifico

Hoje vamos falar sobre uma planta chamada Flor Lobélia Azul bem linda, então se você …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.