Home / Plantas / Qual é a Diferença entre Amora e Framboesa?

Qual é a Diferença entre Amora e Framboesa?

A framboesa é fácil de cultivar e oferece uma colheita abundante. A amora a mesma coisa. A seguir apresentamos um pouco sobre essas duas frutas deliciosas. Venha conosco!

Plantação de Framboesa

Seja raiz nua ou vaso/recipiente, é melhor plantar a framboesa no outono para promover o enraizamento, a recuperação e, portanto, a frutificação no ano seguinte. Mas você também pode plantar sua framboesa até a primavera, evitando períodos de geada.

Framboesa Precisa de Sol

Ele gosta de solos bastante ricos, recomenda-se uma contribuição de composto ou emendas durante o plantio. Deixe uma distância de cerca de 80 cm entre cada pé e não enterre muito o pé. Regue generosamente após o plantio e depois regularmente no 1º ano. A colheita de framboesa pode rapidamente se tornar invasiva se for permitido crescer sem contê-la. Em seguida, fazemos o que chamamos de treliça, permitindo controlar o crescimento, o tamanho e obter uma colheita melhor.

Aparar Framboesas

Aqui está uma boa maneira de promover o crescimento de sua framboesa e garantir a produção de lindas framboesas. O método envolve o plantio em linha e o estiramento do fio, com 40 e 80 cm de altura. Crie 2 linhas de fio de cada lado da linha de framboesa, com cerca de 60 cm de distância. As framboesas podem crescer entre essas 2 linhas de fios, este método melhora a frutificação, produção e colheita.

Tamanho e Manutenção de Framboesa

Fácil de cultivar e manter, a framboesa requer alguns cuidados para produzir bem. Devemos remover o excedente de ventosas ao longo do ano. Existem 2 tipos de framboesa:

Framboesa Sem Aumento

As framboesas produzem apenas uma vez na madeira do ano anterior, geralmente no início do verão.

=> Dobre ao nível do solo, no final do verão, as hastes produzindo frutas durante o ano.
=> Mantenha 6-8 brotos jovens do ano e depois pegue-os no próximo ano.

Framboesa Ascendente

As framboesas produzem várias vezes ao ano, geralmente na primavera e no verão.

=> Corte no final do inverno o final das hastes que produziram frutas.

Se suas framboesas estão se tornando menos produtivas ao longo dos anos, isso é normal e existe uma solução para isso. No final do inverno, desenterre o toco e divida a raiz. Divida os pés velhos mantendo apenas as rajadas saudáveis ​​mais fortes. Para transplantar em solo solto, leve e enriquecido (fertilizante ou composto). Regue regularmente.

Doenças de Framboesa

As framboesas merecem ser tratadas com um fungicida como a mistura de Bordeaux para protegê-las contra a podridão cinzenta das frutas (botrytis) ou contra a queima dos ferrões. Este tipo de tratamento deve ser feito no momento da floração e renovado 15 dias depois.
Existem híbridos de framboesas e amoras que oferecem a firmeza da amora e o aroma da framboesa: “Loganberry”, “Tayberry” e “Boysenberry”, que dão lindas amoras grandes e suculentas como as framboesas. A seguir mostraremos alguns aspectos da amora, demonstrando assim as diferenças entre ambas as plantas.

Amora

Amoreiras, como framboesas, produzem frutas que são agregados de drupolas. Drupéoles são aquelas bolinhas que vemos quando observamos uma fruta como framboesa ou amora. Eles são interconectados por filamentos microscópicos para formar um bloco que constitui o fruto. A base da fruta é soldada ao cálice, formado por sépalas (parecidas com pequenas folhas verdes). Quando você escolhe amoras, basta puxar a fruta para separá-la do cálice que permanece preso ao caule. A extração do cálice deixa uma cavidade na base da fruta. Não é o que acontece quando se colhe amoras, porque o cálice se separa do caule e permanece ligado ao fruto.
Quando você escolhe um maduro, a fruta é facilmente destacada do caule que permanece nu.

As Contradições e Diferenças entre Amora e Framboesa

Framboesa e amora podem ser facilmente confundidas por alguém que nunca as examinou realmente. São dois arbustos que dão frutos em caules longos que emergem diretamente do solo. As hastes dessas duas plantas, também chamadas de bastões, têm espinhos e apresentam folhas muito semelhantes. No entanto, se você olhar mais de perto, perceberá algumas diferenças.

Os caules de framboesa da variedade vermelha são significativamente mais curtos que os da amora e raramente excedem 1,5 m de comprimento. As hastes que saem do chão são de cor verde pálido. Eles têm mais espinhos do que os caules da amora, mas não são tão pontiagudos e densos quanto os espinhos da amora ou da rosa.

Os caules de framboesa da variedade preta são mais curtos que os da variedade vermelha e tendem a se enrolar no chão.

Essas hastes são de uma cor muito pálida que vai para o azul. Essa cor é removida quando a superfície da haste é levemente esfregada. Framboesas com frutas pretas têm mais espinhos do que amora, mas menos espinhos do que bagas de framboesa. Por outro lado, seus espinhos são maiores que os de framboesa com frutas vermelhas, mas menores que os da amora.

As hastes da amora são grossas e muito robustas. Eles podem atingir um comprimento de 3 m. Eles são de cor verde e têm espinhos grandes e muito duros que se assemelham aos da roseira.

Algumas Dicas na Hora de Colher sua Amora ou Framboesa

Pode-se encontrar espinhos na beira da estrada. Os frutos desses arbustos são deliciosos e você pode pegá-los para fazer um vinho saboroso e tortas suculentas.

Existem outras frutas que se assemelham a amoras e framboesas, como Ripe de Boysen, Ripe de Logan, Ripe Salmonberry, que se traduz em “baga de salmão” e casca de amora. a amora “Rubus phoenicolasius”. As plantas que os produzem podem ser arbustos, como framboesa ou amora, ou podem ter caules rastejantes.

Existe uma grande variedade de framboesas que são cultivadas por seus frutos. Por exemplo, existem bagas de framboesa como “Capitou”, “Faro”, “Frida”, “Golias”, “Gradina”, “Meco”, “Pilatos”, “Niágara” “Rumilo”, etc. Framboesas com frutas amarelas são menos numerosas. A framboesa “Sucrée de Metz” é uma delas.
Existem espécies de espinheiro que não têm espinhos.

Espinheiros ou framboesas silvestres geralmente crescem em terras abandonadas, povoadas por animais indesejados, como cobras. Se você decidir ir buscar frutos silvestres, olhe atentamente onde coloca os pés.
As sarças nas margens das estradas são frequentemente cobertas com herbicidas. Se você não tiver certeza de que um arbusto é saudável, não colha frutas.

Se você nunca escolheu frutas silvestres, preferencialmente, vá pela primeira vez com uma pessoa que saiba identificar plantas.

As amoras-pretas podem ser muito ácidas até atingirem a maturidade completa.
As hastes de arbustos que amadureceram espinhos grandes, muito resistentes e afiados. Tenha cuidado para não se machucar quando se aventurar em muitas coisas cobertas.

Veja também

Papel de Fibra de Algodão: Vantagens e Desvantagens

O papel é famoso pela sua origem através da madeira, ou melhor, das fibras de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *