Home / Plantas / Qual A Melhor Maneira De Consumir Aveia Para Emagrecer?

Qual A Melhor Maneira De Consumir Aveia Para Emagrecer?

A natureza consegue fornecer aos seres humanos há milhares de anos diversos tipos de alimentos e também medicação.

Desde os tempos mais remotos, nós consumimos as diversas frutas, sementes, folhas e plantas que a natureza nos fornece.

Se antes os nossos ancestrais se curavam de diversas doenças apenas por consumir a planta ou a erva medicinal correta, atualmente, conseguimos ter ainda mais benefícios com esses itens.

Muitas pessoas sofrem com o ganho de peso e precisam buscar uma forma de mudar os seus hábitos alimentares.

No entanto, muitas dessas pessoas acreditam que para emagrecer é necessário que alimentos “ruins” sejam consumidos.

Aveia
Aveia

Mas há milhares de alimentos muito saborosos que podemos incluir na nossa alimentação que consegue de forma muito fácil e simples nos ajudar a emagrecer ou apenas ter mais saúde.

A aveia, por exemplo, é um desses alimentos, e ela pode ser consumido de várias formas que podem ser muito saborosas.

Hoje, iremos aprender qual a melhor maneira de consumir aveia para emagrecer, além de entender quais são as suas principais características e qual a sua importância para o mundo inteiro.

Características da Aveia

A aveia é uma espécie de planta e ela pertence à família conhecida como poáceas, e ela também é chamada de aveia-branca.

O objetivo de produzir aveia são vários, como: para pastagens, para as forragens, para servir como um grão, entre outros.

A aveia possui um caule que mede cerca de 50 até 100 centímetros de altura, e as suas folhas são distribuídas de forma alternada, são planas e também lanceoladas.

Sua panícula produz espigas que podem chegar a ter cerca de apenas 2 centímetros de largura, e o seu fruto é o cereal que utilizamos como alimento há milhares de anos.

Com origem no Oriente Médio, a aveia comum que conhecemos, tem como ancestral a aveia selvagem.

O processo de domesticar a aveia, ou seja, torná-la propícia para o uso e consumo, começou a ser feito no Oriente Próximo no início do Período do Bronze em regiões da Europa.

A aveia pode ser cultivada em diversos locais com clima temperado, e isso porque ela consegue suportar melhor o frio e também os períodos de chuva

Sendo uma planta anual, a aveia costuma ser plantada no outono, com a sua colheita ocorrendo no final de cada verão, ou também durante a primavera, e a colheita ocorre de forma precoce no outono.

Consumir Aveia Para Emagrecer

As pessoas que desejam emagrecer devem saber que uma das principais formas de conseguir atingir esse resultado é diminuindo a quantidade de calorias que consumimos no dia.

Para isso, é necessário que a gente consiga ingerir menos calorias no dia, e é para isso que serve a aveia.

As propriedades da aveia conseguem saciar uma pessoa por muito mais tempo, e isso faz que com menos comida seja ingerida no corpo.

Além disso, a aveia é uma ótima fonte de energia, e auxilia todas as pessoas que precisam fazer treinos intensos.

Outro fator que auxilia no emagrecimento, é que a aveia é um tipo de fibra que é solúvel, ou seja, ao entrar em contato com o nosso estômago, ela se transforma em uma espécie de gel           que consegue absorver de forma mais eficaz a glicose e os lipídios.

Para conseguir atingir os resultados, a aveia em flocos ou em farelos pode ser adicionada na nossa alimentação.

Muitas pessoas utilizam a aveia principalmente com iogurtes, frutas, sucos e vitaminas, mas também para fazer bolos e receitas salgadas como tortas.

O recomendado é que a aveia seja consumida cerca de 4 vezes na semana, em diferentes refeições ao longo do dia.

Os resultados são muito positivos, e em alguns dias, já é possível notar que a saciedade ao longo do dia é muito mais aumentada, e menos alimentos são ingeridos.

A Importância Da Aveia

A aveia é um dos produtos mais cultivados e vendidos no mundo inteiro, isso porque ela possui diversas funções.

Uma vez que a produção mundial é feita, a aveia é distribuída da seguinte forma: 78% da produção é destinada para a alimentação de animais, 18% é o número que nós humanos consumimos e os outros 4% serve para a indústria, para exportação e também como sementes.

Sua importância para a alimentação é enorme, pois ela pode ser usada de diversas formas, atingindo assim todos os setores da sociedade.

A aveia pode ser esmagada ou enrolada para formar flocos de aveia, pode ser também moída para ser transformada em farinha de aveia, entre outros.

Farelo de Aveia no Pote de Madeira
Farelo de Aveia no Pote de Madeira

O seu consumo é feito principalmente em forma de papa, no entanto, também pode ser utilizada para a fabricação da pães, de biscoitos, de bolos e outros produtos.

Para as bebidas, a aveia exerce um papel muito importante, já que ela é um dos principais ingredientes no preparo de cervejas por todo o mundo.

Os animais, como o cavalo, possuem como principal fonte de alimentação a aveia em forma de ração.

Benefícios da Aveia

A aveia é considerada por todos como um alimento totalmente saudável, e ela é apresentada também como um alimento muito nutritivo.

Benefícios da Aveia
Benefícios da Aveia

Com muitos anos de estudos e pesquisas, vários benefícios foram descobertos quando se consome aveia, e você vai conferir um dos principais.

A aveia possui uma propriedade que consegue realizar um esvaziamento gástrico, ou seja, ela auxilia no funcionamento dos nossos intestinos, e é recomendada principalmente para que possui constipação.

Outro benefício da aveia é que ela possui muitos nutrientes que fazem com que nos sentimos saciados por mais tempo.

Para as pessoas que possuem um nível de colesterol ruim muito alto, a aveia é o principal alimento para auxiliar a manter os níveis de colesterol adequado.

Quando consumimos aveia, a liberação de açúcar que é feita no sangue é totalmente diminuída, e um auxílio muito bom para quem possui diabetes de todos os tipos.

Por auxiliar na diminuição do colesterol e do nível de açúcar no sangue, a aveia acaba se tornando um importante alimento para combater doenças do coração.

E então o que você achou do conteúdo? Você costuma consumir aveia no seu dia a dia? Conta para a gente nos comentários qual foi a sua experiência!

Veja também

Qual Planta Serve Para Inflamação?

As plantas são usadas, desde muito tempo atrás, para curar diversos problemas de saúde. Assim, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *