Home / Plantas / Qual a Melhor Época Para a Colheita do Mamão

Qual a Melhor Época Para a Colheita do Mamão

Muito apreciado na primeira refeição do dia, o Carica Papaya L., da família Caricaceae é muito mais do que um alimento versátil, que pode ser consumido misturado a outros alimentos ou puro, para quebrar o jejum matinal. Pra quem persegue um corpo em boa forma, o mamão, rico em fibras e minerais, como o potássio e vitaminas A e C, cuja ingestão previnem doenças, é potencialmente um grande aliado.

O maior produtor de mamão do mundo é a Índia, com mais de cinco milhões de toneladas produzidas ao ano. O Brasil  ocupa a segunda posição com uma produção um pouco acima de um milhão e meio de toneladas, sendo um dos principais exportadores, principalmente para o Mercado Comum Europeu.

Mamão: Como Cultivar

Produção de Sementes

As plantas escolhidas para a produção de sementes devem conter gametas masculinos e femininos em suas flores (hermafroditas), devem ser saudáveis, apresentar inserção de flores a baixas altitudes, manifestar precocidade em seu ciclo e produtividade acima da média. Mamoeiros plantados para fins comerciais são cultivados em covas, sulcos ou em camalhões. A planta pode ser reproduzida por semeadura, estacas ou enxertia. A propagação por semeadura é a mais utilizada.

Produção de Mudas

As mudas podem ser produzidas em leiras ou canteiros em sacos plásticos de 14 X 16 ou em tubetes preenchidos com vermiculita, as sementes devem ser introduzidas em quantidade de 2 a 4, por recipiente, em substrato de terra e esterco na proporção 3 X 1. As irrigações devem ser diárias, sem excessos, em viveiros descobertos recomenda-se duas regas diárias.  A germinação da-se após 10 dias, prolongando-se até o primeiro mês. Nesta fase arranca-se as mudas menos desenvolvidas, permanecendo apenas a mais forte, até que esta ultrapasse os 15 cm., devem estar livres de pragas e doenças.  Desde a semeadura, até cerca de duas semanas antes da transposição para o solo, as mudas devem permanecer a meia sombra, para que se aclimatem ao sol.

Adubação

As condições biológicas do solo, bem como as físicas e químicas, derivam grande melhoria em virtude de adubações orgânicas, composta de tortas de mamona e cacau, esterco de gado ou galinha. A adubação verde por incrementar a cobertura do solo, acrescenta proteção e melhoria da  estrutura física do solo.

Para se determinar a necessidade de calagem e optar por um esquema de adubação é preciso fazer a amostragem do solo através da análise química, entre três a seis meses antes da implantação da cultura, onde se define a necessidade de elevar ou não teores de cálcio e magnésio e se o solo contém níveis de alumínio trivalente (tóxicos para a planta) que precisam ser neutralizados, estabelecendo a correção do pH do solo, para um desenvolvimento satisfatório da plantação.

As adubações de cobertura devem ser efetuadas a cada ciclo da planta a fim de manter a boa umidade e nutrição do solo. O adubo solúvel, preferencialmente contendo enxofre, deve ser colocado formando um círculo em torno da planta. A aplicação deve ser feito em solo úmido.

Época de Plantio

Colhendo o Mamão do Pé
Colhendo o Mamão do Pé

Em solos com boa incidência de sol direto o mamoeiro apresenta bom desenvolvimento. O solo adequado é o de textura areno argilosa, deve-se evitar solos de barro socado, rasos ou em alagadiços.

Durante o ano todo, pode-se transplantar o mamoeiro, desde que em solo preparado e irrigado. Sem irrigação as mudas devem ser transplantadas no início da temporada de chuvas em dias nublados.

Qual a Melhor Época Para a Colheita do Mamão?

A espécie Carica papaia é a mais cultivada em todo o mundo e conhecer a melhor época de colheita é fundamental, pois frutos colhido precocemente podem não amadurecer e apodrecer inutilizando sua polpa.

Dependendo da espécie cultivada, o mamão completa a maturação entre o quarto e o sexto mês após a abertura da flor. Tão logo o fruto apresente estrias ou faixas de 50% de coloração amarela, deve ser colhido, se a produção for destinada a consumo ou comercialização.

Tipos de Mamão

Sunrise Solo e Improved Sunrise Solo

Popularizado como mamão Havaí, Papaia ou Amazônia, apresenta um fruto menor e mais adocicado do que o mamão formosa, arredondado, com  formato de pera, com polpa comestível vermelho alaranjado de boa qualidade e cavidade interna estrelada, sua colheita ocorre entre o oitavo e o décimo mês após o plantio.

Tainung nº 1 e nº 2

Mamão formosa fruto alongado, com baixo teor de açúcar, casca verde claro, de ótimo sabor, maturação rápida, aroma mais fraco do que o mamão papaia e pouca resistência ao transporte e armazenamento.

Cuidados na Colheita

O mamão é um fruto climatérico que possui uma casca muito fina, facilmente danificavel, e pequenas lesões durante o manuseio são portas de entrada para micro organismos, ademais as interações resultantes do amadurecimento ocorrem logo após a colheita e são desencadeadas pela produção de etileno e aumento da respiração, sendo um fruto que se degrada rapidamente. Portanto é necessário efetuar tratamento dos frutos após a colheita.

É importante salientar que o tratamento hidrotérmico pode causar alterações no metabolismo do fruto, compreendidas pela diminuição da atividade respiratória, a produção de etileno, o teor de ácido ascórbico e a perda de massa fresca acumulada e a consequente descaracterização da palatabilidade, sendo necessário um rígido controle de temperatura da água e do tempo de imersão avaliando-se os aspectos bioquímicos e fisiológicos e as características organolépticas do fruto.

Analises sensoriais revelam que frutos tratados termicamente foram preferidos em relação ao sabor, a textura e a diminuição da quantidade de linalool (óleo essencial), entretanto o tratamento influenciou de forma negativa o aroma.

O Consumo

Ao obter o fruto para consumo recomenda-se observar atentamente se o mesmo não apresenta rachaduras, partes escuras na casca ou picadas de insetos.

Uma fatia pequena de mamão formosa ou a metade de um mamão papaia, diariamente a qualquer hora do dia, é uma dose equilibrada suficiente para que se beneficie dos seus inúmeros nutrientes. Para potencializar a ação dos carotenoides do mamão, alguns nutricionistas sugerem que se rale uma ou duas castanhas do pará sobre a polpa, antes da ingestão. Além do seu consumo ‘in natura’, mamão manda bem em sucos, vitaminas e shakes.

Este artigo foi útil? Nos envie seus comentários, críticas e sugestões.

By [email protected]

Veja também

Lista de Alimentos Derivados do Trigo

A intolerância ao glúten está se tornando cada vez mais comum na era moderna, principalmente …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *