Home / Plantas / Qual A Melhor Época De Plantar Girassol?

Qual A Melhor Época De Plantar Girassol?

O girassol é uma linda flor amarela que é muito fácil de cultivar em casa, no vaso ou no solo. O efeito decorativo é excelente no jardim.

Para crescer, os girassóis adoram calor e umidade. Embora possa se contentar com pouca água, uma seca prolongada é prejudicial.

Em geral, a melhor época para o cultivo do girassol é a semeadura no meado da primavera para a floração absoluta em pleno verão e colheita no outono.

Semeadura e Plantação de Girassol

Primeiro de tudo, certifique-se de que seu solo está bem drenado porque os girassóis têm muito medo de solos que estão muito molhados. O girassol florescerá apenas em pleno sol.

A estação de muda de girassol começa na primavera debaixo de abrigo mas será necessário esperar pelo final da estação para semear no chão. O surgimento e crescimento de girassol é rápido, por isso é melhor semear diretamente no solo e ao ar livre após qualquer risco de geada.

Comece soltando o solo virando o solo profundamente. Forme um sulco com cerca de 3 cm de profundidade. Faça uma muda conjunta, ou seja, cave um buraco no qual será plantado várias sementes. Organize algumas sementes a cada 20 cm e cubra. Regue regularmente como irrigação leve, assim que o solo estiver seco.

O cultivo de girassol em recipiente é bastante possível e até uma boa ideia para quem tem um terraço ou varanda. Pegue um vaso de diâmetro suficiente para permitir que as raízes cresçam (cerca de 30 cm no mínimo). Preencha com o solo de envasamento. Forme um pequeno buraco no meio e coloque 3 ou 4 sementes de girassol.

Regar regularmente. Quando seus girassóis formarem 3 ou 4 folhas, mantenha o mais vigoroso podando as antigas. Continue a regar regularmente. Em vasos, muitas vezes é melhor colocar um protetor para evitar que o girassol caia sob o efeito do vento.

Manutenção de Girassol

Manutenção de Girassol
Manutenção de Girassol

De fácil manutenção, o girassol requer pouco cuidado quando instalado corretamente. Algumas ações podem, no entanto, permitir-lhe prolongar a floração e otimizar a renovação das flores.

Remova as flores desbotadas à medida que surgirem. No final da temporada, você provavelmente precisará arrancar tudo porque o girassol não cresce de um ano para o outro.

Este é um dos pontos-chave na manutenção do girassol, especialmente se for cultivado em vasos. Os girassóis temem a seca e devem ser regados quando o solo estiver seco. Ele teme também que a terra esteja muito molhada e deve ser regada moderadamente. Portanto, o girassol em vaso requer rega regular assim que o solo estiver seco na superfície.

Embora vigorosas e particularmente resistentes a doenças, as plantas jovens podem ser vítimas de lesmas e caracóis. O girassol pode ser atacado também por pulgões. Se você começar a ver manchas brancas ou amarelas nas folhas, provavelmente é mofo.

Variedades de Girassol

Existem espécies perenes e anuais, mas estas (as anuais) são as que crescem mais frequentemente. Entre as espécies perenes incluem o decapetalus helianthus e atrorubens.

Adaptável a diferentes condições de luz e solo, os girassóis de folhas finas de helianthus decapetalus crescem até 5 metros de altura em pleno sol ou sombra parcial.

Flores abundantes são amarelo brilhante com um cone central esverdeado e duram muito tempo como flores cortadas. Quando morta, a planta produz ramos laterais com ainda mais flores. O girassol de folhas finas atinge o pico no final do verão e início do outono.

Helianthus atrorubens é uma espécie de girassol norte-americana que ocorre em todos os estados costeiros. Elas são relativamente altas, mas não alcançam os picos que as espécies anuais podem alcançar.

Helianthus Atrorubens
Helianthus Atrorubens

Um dos maiores girassóis perenes disponíveis para jardineiros domésticos é o girassol helianthus maximiliani. Esta flor silvestre cresce 6 a 7 metros de altura, embora possa crescer mais ou menos dependendo das condições do solo e umidade disponível.

Plantas estreitas têm flores amarelas brilhantes de 10 centímetros ao longo do terço superior das hastes do meio no final do verão. O girassol anual mais comum é o helianthus annuus com grandes flores de até 40 cm de diâmetro e grande até 4 m de altura.

Helianthus multiflorus é um girassol híbrido especialmente concebido para jardins privados. Cresce de 4 a 5 metros de altura com uma largura semelhante e é coberto com flores duplas, amarelo-douradas durante todo o verão.

Helianthus Multiflorus
Helianthus Multiflorus

Beija-flores, outros pássaros e borboletas são atraídos por estas flores vistosas. Ao contrário de muitos girassóis, esta espécie floresce bem na sombra parcial. É livre de pragas e doenças e é bem resistente.

Para as suas flores cortadas, helianthus prado red é ideal porque as flores não são muito grandes (cerca de 10 cm de diâmetro) e são muito boas em bouquet. São anuais ou perenes que variam em altura, tamanho e cor da flor.

Bem conhecido como sendo fácil de crescer, onde há espaço para elas, elas fazem uma exibição ousada e impressionante. ‘Prado Red’ produz 15 a 20 belas flores e pode crescer pouco mais de 1,5 m de altura.

Girassol na Economia Brasileira

O Brasil está bem posicionado para responder às crescentes demandas por proteína vegetal sustentável através da expansão de sua produção de girassol dentro das atuais cadeias de soja.

A crescente demanda internacional por alimentos, a demanda por proteínas vegetais para melhorar a sustentabilidade, as possibilidades tecnológicas dos ingredientes das proteínas do girassol e o papel proeminente do Brasil no suprimento agrícola mundial, corroboram essa perspectiva.

O Brasil tinha uma pequena, mas promissora, cadeia agroalimentar de girassol estabelecida no estado do Mato Grosso, graças a várias forças motrizes interconectadas (habilidades empreendedoras, rede social, disponibilidade de recursos e sustentabilidade de culturas).

Produtor de Girassol em Meio a Plantação
Produtor de Girassol em Meio a Plantação

As habilidades empreendedoras dos agricultores de grande escala dentro de uma rede social baseada na confiança e reputação pessoal e profissional, combinados com a adequação da cultura, tem sido as principais razões para o sucesso da cadeia alimentar na micro-região.

Mato Grosso já liderou a produção nacional de soja e girassol, então as perspectivas de melhorar a sustentabilidade de um novo cultivo são positivas. Os componentes cruciais para empreendimentos de sucesso são uma boa oportunidade, bons empreendedores e disponibilidade de recursos necessários para iniciar e sustentar o crescimento dos negócios. Esses três componentes podem ser vistos no esforço da cadeia alimentar do girassol em Mato Grosso, tendo sido capacitados pelas forças motrizes que lideraram seu processo de nova implantação.

Veja também

Como Plantar Flores em Garrafa PET

Nos últimos anos, a preocupação com a sustentabilidade dos recursos materiais vem aumentando exponencialmente. As …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *