Home / Plantas / Quais São os Efeitos Colaterais do Chá de Gengibre?

Quais São os Efeitos Colaterais do Chá de Gengibre?

O gengibre (nome científico Zingiber officinalis) é uma raiz de origem oriental e que ganhou popularidade em todo o mundo devido ao seu sabor e as suas possibilidades de uso. Uma delas, é o chá de gengibre que pode ser utilizado para diversos fins. Acompanhe nosso artigo e aprenda como fazer, usar e os efeitos colaterais da bebida.  Vamos lá?

Uso do Chá de Gengibre

O chá de gengibre é muito versátil e pode ser usado como auxiliar em diversos tratamentos de saúde. Dentre eles, a utilização como uma forma de evitar as náuseas e vômitos nas gestantes. Estudos comprovaram que o gengibre é muito eficiente para auxiliar as grávidas nos primeiros meses da gravidez. Entretanto, lembre de consultar um médico antes de consumir o chá, ok?

A indicação do uso do gengibre também vale para aquelas pessoas que costumam passar mal, vomitar e ter vertigem em viagens de barco ou avião. Outra recomendação é para o tratamento de inflamações, sendo muito benéfico para a melhoria de problemas ósseos e nas articulações. Pesquisas também indicam que os pacientes que usam o gengibre podem reduzir as dores e o mal-estar proporcionado por essas doenças.

Uma outra boa notícia é que o chá de gengibre pode aliviar as dores da enxaqueca e proporcionar mais qualidade de vida para quem sofre frequentemente com esse incômodo.

Vale lembrar que o chá ainda serve para: dores musculares, prevenção do câncer, diminuição de açúcar do sangue e do colesterol ruim, além de trazer benefício para o coração auxiliando a prevenção de doenças cardíacas.

Como Fazer o Chá

Vamos aprender a fazer o chá de gengibre? Você vai precisar de gengibre cortado em finas tiras (também pode ser ralado) e de aproximadamente duas xícaras de água. Coloque a água no fogo e após a fervura coloque o gengibre. Abafe, deixe descansar por dez minutos e após coar você pode tomar o líquido. Algumas gotas de limão podem ser acrescentadas e garantem um sabor ainda mais especial. Agora é só aproveitar o sabor do chá e ainda se beneficiar das propriedades do gengibre!

A raiz também pode ser utilizada para temperar comida e é amplamente usada em pratos da cozinha asiática. Além do consumo in natura ele pode ser encontrado em forma de comprimidos ou pó vendidos em farmácias e drogarias.

Efeitos Colaterais do Consumo de Gengibre

Alguns dos efeitos colaterais do consumo de gengibre e do seu chá podem ser sonolência e dor de estômago. Entretanto, é importante destacar que esses sintomas acontecem geralmente com o excesso do consumo da raiz. Portanto, fique atento as quantidades indicadas para as doses diárias.

Outro ponto importante de ser lembrado é que algumas pessoas possuem alergia ao gengibre. Quem faz uso de medicamentos anticoagulantes também deve ficar atentos , já que o consumo de gengibre pode ocasionar hemorragias.

Caso você sofra de hipertensão deve ficar ligado e ingerir gengibre apenas com o consentimento do seu médico, ok? Em alguns casos ele pode ser responsável pela absorção incorreta do medicamento de pressão alta pelo organismo.

As grávidas também devem maneirar no consumo de gengibre e utilizar apenas nos momentos que estão sofrendo com as consequências dos enjoos e náuseas.

Outras Informações Sobre o Consumo de Gengibre

Confira algumas informações sobre o consumo dessa raiz tão poderosa. Veja logo abaixo:

  • O consumo regular de gengibre pode afinar o sangue e auxiliar as pessoas que possuem hipertensão. Mas muita atenção caso você tome medicamentos para este fim, já que alguns deles em associação com o gengibre podem causar hemorragias. Ao sinal de qualquer dúvida a melhor dica é procurar o seu médico para uma orientação.
  • Estudos indicam que o chá de gengibre possui propriedades analgésica, anti-inflamatória, digestiva e vasodilatadora. O chá é amplamente indicado como um remédio caseiro eficaz para tratar resfriados e dores de garganta. Ele pode ser consumido por até três vezes ao dia.
  • Você sabia que uma compressa de gengibre pode ser muito benéfica para aliviar dores provocadas pelo reumatismo? Corte a raiz em pequenas fatias (ou rale) e coloque no local da dor. Proteja com um pano ou uma gaze limpa. Deixe agir por vinte minutos. Os resultados podem ser surpreendentes!
  • O gengibre é um poderoso alimento que pode melhorar a imunidade do nosso corpo. O seu consumo faz com que seu corpo fique mais forte e resistente as infecções.
  • Como acelera o metabolismo, ele também pode ser uma alternativa para o emagrecimento. Em associação com atividade física e uma dieta saudável, o gengibre pode ajudar na queima de gorduras.
  • O gengibre pode ser usado nas mais variadas receitas. A água saborizada com gengibre tem sabor gostoso, refrescante e pode ajudar no emagrecimento.
    Benefícios de Gengibre
    Benefícios de Gengibre
  • A raiz possui uma ação de proteção aos fungos e bactérias. Além disso, é rico em vitaminas e sais minerais. Suas propriedades termogênicas podem auxiliar na queima de gordura propiciando o emagrecimento.
  • A família do gengibre é a Zingiberaceae e a planta é uma herbácea.

Ficamos por aqui! Que tal fazer um chá de gengibre e aproveitar todos os benefícios que essa raiz pode trazer para a sua saúde? Saiba que o gengibre pode ser encontrado nos mercados e até mesmo ser cultivado em vasos na sua casa.

Não esqueça de compartilhar esse artigo nas suas redes sociais. Aproveite e deixe também um comentário ou sugestão logo abaixo. Aqui no Mundo Ecologia você encontra sempre as mais completas informações sobre plantas, animais e natureza. Até a próxima!

Veja também

Cactos no Vaso

Para Que Serve o Cacto? O Que Simboliza Cacto?

O reino das plantas prospera onde a luz do sol e a água se interligam. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *