Home / Plantas / Quais Plantas Duram Mais?

Quais Plantas Duram Mais?

Com as mudanças climáticas, com a ação do homem no meio ambiente, tudo vai se transformando. Não só em nosso país, mas no mundo todo o planeta terra vem se transformando e mudando a natureza de forma muito agressiva. Por esse motivo devemos tomar algumas ações no dia a dia para tentar frear toda essa transformação negativa, ter mais consciência a respeito do todo. Algumas mudanças podemos sentir na pele atualmente, calor excessivo, pouca umidade no ambiente, e problemas com falta de chuva. Ainda assim, a natureza tenta ser forte, ser resistente ao calor absurdo, ao sol agressivo, a falta de água e até aos poucos cuidados de seus donos meio esquecidos.

Vamos então tentar melhorar nossas atitudes frente as plantas, cuidar das nossas para que cada um fazendo a sua parte melhore o planeta como um todo.

Natureza e Transformação

Se você é daqueles meio esquecido mas adora estar cercado por plantas, encontrar um jardim colorido e brilhante em casa mas não quer ter muito trabalho deve procurar espécies fáceis de cultivar e bem resistentes. Assim você consegue ao menos preservar a natureza dentro da sua casa.

Espécies que estão dentro de seu habitat nativo são as mais resistentes, pois estão adaptadas ao clima, as variações de temperatura como frio, calor, seca ou muita chuva. É incrível como a natureza é inteligente e tenta sobreviver de todas as formas. Por exemplo, existem matas que sofrem muito com queimadas em períodos de seca, ficando completamente destruídas. Mas quando a chuva começa a dar sinais novamente, a vegetação começa a se regenerar incrivelmente. Isso ocorre quando o ecossistema está equilibrado. Não é incrível? Isso acontece em muitos lugares, é a natureza tentando manter o planeta vivo.

Quais Plantas Duram Mais?

Vamos encontrar algumas opções de plantas mais resistentes, seja para sua casa, ou para projetos específicos de paisagismo, espécies de fácil manutenção e com ciclo de vida longo. Plantas fáceis de cuidar são a primeira escolha para fazendas, condomínios e casas, por exemplo. Então confira algumas opções dentro dessas características para você se encantar.

Palmeiras

Palmeira
Palmeira

Palmeiras são lindas, e se adaptam muito facilmente. Existem algumas espécies como a palmeira Jerivá, coqueiro-aracuri, Tamareira-anã e às Palmeiras de jardim.

Cactos

Todo mundo já sabe que os cactos são as plantas mais fáceis de lidar, já que tem baixa manutenção. Eles apreciam o sol, precisam receber bastante iluminação, e precisam de pouca água, por esse motivo as regas não precisam ser diárias, mas sim com um intervalo entre 7 e 10 dias. Não coloque seu cacto na sombra, eles precisam de sol, elas são fáceis de cuidar, mas precisam ser respeitadas.

Beaucarnea Recurvata

Beaucarnea Recurvata
Beaucarnea Recurvata

Uma outra opção de planta bem resistente, também conhecida como pata de elefante, ela tolera receber bastante sol, também meia sombra e uma iluminação direta mais suave, além de tolerar climas diferentes. Elas também precisam de pouca água, por isso regar 3x na semana pode ser o suficiente para ela, o solo precisa ser bem drenado para evitar acúmulo de água na raiz. Ela vai se desenvolver bem melhor quando plantada diretamente no chão, vai ficar mais bonita e saudável. Já quando plantada em vasos seu crescimento fica limitado e o vaso não suporta, e acaba sendo preciso replantar essa planta.

Rabo de Dragão

Esta espécie também é uma ótima dica, principalmente por necessitarem de pouca água. Mas se atente caso tenha pet e crianças em casa, pois é uma espécie que contém alguns espinhos e hastes serrilhadas que podem ferir desavisados. O ideal é plantar essa espécie em local sem movimentação de pessoas para não causar acidentes. 

Moreia

Moreia
Moreia

Essa é uma outra opção bem bonita, flores de cor branca com alguns pontos de cor amarela, essa é a mais comum. Elas florescem em volume, deixando um aspecto bem bonito de maços de flores, além de ficarem floridas quase que o ano todo. São lindas, além de folhas bem vistosas e resistentes, elas ficam ainda mais lindas no calor. Se adaptam bem a climas quentes e frios, desde que bem adubadas e regadas regularmente. Elas podem ser arbustivas pois se ramificam do chão até em cima, e também pode ser uma pequena árvore. Inclusive suas folhas também são belas.

Abaneiro

Outro exemplo de planta super resistente, ela pode ser cultivada dentro de casa e até em região litorânea onde seria muito difícil para qualquer outra espécie. Suas folhas não se queimam facilmente com o sol, mas também tolera meia sombra.  Essa espécie precisa de regas frequentes. Possui flores de cor branca.

Yucca

Yucca
Yucca

Essa é uma espécie bem adaptável, podem ser cultivadas em ambientes internos e externos. Exige pouca rega, na realidade o ideal é que o solo fique mais seco mesmo. Limpe o pó que se acumula nas folhas.

Aloe vera

Essa é uma espécie de suculenta, mais conhecida como babosa e é também bem resistente. Pode ficar no sol ou em meia sombra, precisa de pouca água e fica bem mesmo com grandes mudanças de temperatura. Suas flores podem ser laranja, vermelha, branca e amarela.

Sanseviéria

Sanseviéria
Sanseviéria

Resistente a mudanças de temperatura, aguenta sol ou meia sombra, precisa de pouca água, mas cresce lentamente.

Babosa-de-Pau

É uma planta que não pode receber sol de forma direta, mas gosta de receber bastante luz. Por isso, o local ideal para essas espécies são varandas e espaços iluminados que não recebam grande quantidade de sol durante o dia.

Crassula

Crassula
Crassula

Essa espécie se desenvolve bem e pode viver em áreas externas e também internas, pois é capaz de se adaptar com facilidade. Precisam de pouca água para sobreviver, mas precisam de bastante luz.

Agave

Esse também é um tipo de suculenta, elas gostam mesmo é de receber luz do sol, mas podem viver a meia sombra. Deve ser regada frequentemente, mas não pode exagerar.

Zamioculca

Zamioculca
Zamioculca

É uma planta de pequeno porte, não gosta de receber muito sol e pode se adaptar a ambientes internos e que recebam um pouco de sombra. Elas precisam de pouca água.

Veja também

Glória da Manhã

Tudo Sobre a Flor Glória-da-Manhã: Características e Nome Científico

Hoje vamos falar sobre plantas, e a estrela do dia é a Glória – da …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.