Home / Plantas / Pendoamento da Alface

Pendoamento da Alface

Você Sabe o Que é?

Quando cultivamos algumas hortaliças, é fundamental que nos atentemos ao clima, ao solo, a irrigação, a adubação e a fertilização, para que nossa planta cresça saudável e resulte em uma boa colheita, isso é fato; mas existe algo que tira o sono dos produtores de hortaliças, o que é denominado de pendoamento. Você já ouviu falar?

Se formos analisar do lado fisiológico das plantas, uma das principais características de todas as espécies é perpetuar a sua própria espécie; para que isso ocorra, é necessário que a planta libere sementes e elas consigam germinar e formar outra planta, isso é um processo natural de todas elas, é uma busca pela sobrevivência.

O processo de pendoamento precoce acontece principalmente quando a planta percebe que seu ciclo de vida será abreviado; na hora em que ela sente que irá morrer antes de completar tal ciclo, começa então a acelera-lo para garantir a perpetuação da espécie, de forma que começa a soltar seus pendões e suas sementes antes do momento ideal. Sendo assim, o pendoamento ocorre em plantas que passam por períodos de calor extremo, por falta de água, falta de vitaminas e minerais, ou seja, qualquer stress que ela sinta e perceba que sua vida será encurtada. Seu caule fica alongado, suas cabeças deformadas (resultado da má formação), e suas folhas reduzidas e amargas, pois o látex passa a ser produzido, como forma de defesa da planta.

Esse processo acontece principalmente em plantações comerciais, onde as hortaliças são cultivadas em larga escala; o que resulta na desvalorização e na improdutividade para comercialização, prejudicando diretamente o produtor que depende do sucesso de sua plantação.

Bom, sabemos que as plantas não pensam, mas é incrível esse processo natural, puramente instintivo e de sobrevivência da espécie. Por isso não as deixe passarem por stress desnecessários, saiba como evitar o pendoamento.

Como Evitar o Pendoamento da Alface

O ideal é que o produtor atente-se a irrigação, a fertilização, ao ataque de pragas, as doenças, as plantas daninhas e também ao clima em que irá cultivar a hortaliça; e buscar preservar a planta no estado mais confortável possível, para que ela não tenha pressa em soltar seu pendão, assim, podendo ter um período de colheita prolongado e uma melhor produtividade.

Algumas hortaliças soltam seus pendões muito depressa, quando sentem que estão expostas e seu ciclo de vida será diminuído, já começam o processo. O que acontece é que o produtor não terá o tempo necessário para colheita e aproveitar a sua produtividade. Lembre-se sempre de monitora-la e se atentar aos diferentes tipos de stress que ela passa.

Outra possibilidade é a utilização de telas, que são parecidas com estufas, onde você cultiva a hortaliça em local protegido, dando a devida atenção e propiciando um microclima adequado a ela, visando uma melhor produtividade e melhores resultados. Fique ligado no período adequado para cada tipo de cultivo, existem cultivos de inverno e de verão, cada um adaptado para um clima, isso é de extrema importância para a planta.

A temperatura ideal para o cultivo das hortaliças é entre 12 a 22 graus, para que ela tenha o devido desenvolvimento e possa atingir todo o seu potencial de crescimento, caso você mora em temperaturas mais quentes, atentem-se também as espécies resistentes ao pendoamento.

Variedades De Alface Resistentes ao Pendoamento

Elas foram desenvolvidas por cientistas e pesquisadores visando a melhor produtividade da hortaliça, de modo que ela desenvolva mesmo em temperaturas quentes e possa ser comercializada normalmente.

Alface Itapuã

Alface Itapuã
Alface Itapuã

Esta variedade possui uma resistência muito alta ao pendoamento; sua cabeça é grande e volumosa, possui folhas crespas com a coloração verde clara, estas foram produzidas visando uma maior resistência e uma maior produtividade, além disso, ela é resistente a uma doença que causa a deficiência de cálcio na planta (Tip Burn). É uma ótima opção para quem busca hortaliças resistentes, seu ciclo varia de 40 a 50 dias e pode ser cultivado o ano todo.

Alface Crespa Palmas

Alface Crespa Palmas
Alface Crespa Palmas

Esta variedade possui as folhas eretas, ela é uma planta com um volume bem grande, suas folhas são crespas e a coloração presente é um verde vibrante, fácil o embalamento para comercialização de suas folhas e muito resistente ao pendoamento. Seu ciclo demora cerca de 40 a 60 dias e pode ser cultivada durante todo o ano.

Alface Americana Delicia

Alface Americana Delicia
Alface Americana Delicia

Ela possui um tom de verde brilhante, é grande e uniforme; ela foi desenvolvida visando principalmente o pendoamento, foi geneticamente modificada para regiões mais quentes, sendo assim, ela é uma das variedades mais resistente ao calor, e ficou imune a outros tipos de doenças, como a queima da saia, causada também pelo sol. Ela pode ser semeada durante qualquer período do ano, e seu ciclo no verão giram em torno de 70 dias e no inverno 90 dias.

Alface Mimosa Rubi

Alface Mimosa Rubi
Alface Mimosa Rubi

Essa possui as folhas roxas, também foi desenvolvida para regiões mais quentes, visando o pendoamento precoce e o desenvolvimento adequado da planta, possui cabeça compacta e folhas bem recortadas, seu ciclo pode demorar de 60 a 60 dias, ela é indicada para semeadura em fevereiro e setembro.

Cuidados e Atenção

Após você ter escolhido a variedade de alface resistente ao pendoamento; escolha um local adequado para planta-la, de modo que o solo seja rico em matéria orgânica, adubado de forma correta e com pH ideal. Lembre-se sempre de regar sua plantação todos os dias, as alfaces, apesar de ser adequada ao calor, ela necessitam de bastante água para seu desenvolvimento, como toda planta.

Atente-se também as pequenas pragas e doenças que podem vir a ocorrer na sua horta; se perceber algo estranho, não hesite em usar alguns fertilizantes, ou combatentes agrícolas adequadas para sua plantação. Lembre-se, quanto mais atenção e cuidados você dar a elas, mais forte e saudável elas irão se desenvolver, gerando ao produtor uma ótima colheita e ótimos resultados para comercialização.

A alface é apenas mais um exemplo das inúmeras possibilidades de plantio que existem; você pode plantar outras verduras, de acordo com sua preferencia, mas nunca se esqueça das dicas relacionadas ao cultivo e aos riscos que ela pode passar durante o seu ciclo de vida.

Veja também

Asessippi Lilas

Asessippi Lilás: Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre a Flor

Asessippi Lilas O Asessippi lilás é um tipo de arbusto de grande tamanho com folhas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *