Home / Plantas / Pé de calêndula: Raiz, Folha, Flor, Caule e Fotos da Planta

Pé de calêndula: Raiz, Folha, Flor, Caule e Fotos da Planta

O cravo-de-defunto ou calêndula é uma das flores mais importantes cultivadas na Índia. Ela ganhou popularidade devido à sua cultura fácil e ampla adaptabilidade, cores atraentes, forma, tamanho e boa qualidade de manutenção. As espécies cultivadas de calêndula são principalmente duas. São eles: Marigold Africano (Tagetes erecta) e Marigold Francês – (Tagetes patula)..

A Planta

A planta de calêndula africana é resistente, anual e cresce cerca de 90 cm de altura, ereta e ramificada. As folhas são divididas pinnately e os folhetos são lanceolados e serrilhados. As flores são únicas para dobrar totalmente, com grandes cabeças globulares. As florzinhas são de 2 lábios ou folhos. A cor da flor varia de amarelo limão a amarelo, amarelo dourado ou laranja.

O cravo-de-defunto francês é um anual resistente, cresce até cerca de 30 cm de altura, formando uma planta espessa. A folhagem é verde escuro com caule avermelhado. As folhas são divididas pinnately e os folhetos são lineares, lanceolados e serrilhados. As flores são pequenas, simples ou duplas, em pedúnculos proporcionalmente longos. A cor da flor varia do amarelo ao vermelho mogno.

O Cultivo

A calêndula requer um clima ameno para um crescimento e uma floração exuberantes. O clima ameno durante o período de crescimento entre 14,5 e 28,6 ° graus Celsius  melhora muito a floração, enquanto uma temperatura mais alta afeta adversamente a produção de flores. Dependendo das condições ambientais, o cravo-de-defunto pode ser cultivado três vezes em um ano – estação chuvosa, inverno e verão.

O plantio de calêndula africana após a primeira semana de fevereiro e antes da primeira semana de julho afeta muito a qualidade e o rendimento das flores. O plantio alternado entre a 1ª semana de julho e a 1ª semana de fevereiro, em intervalos mensais, assegura o fornecimento de flores ao mercado por um período prolongado de outubro a abril, no entanto, o rendimento máximo das flores pode ser obtido a partir da safra plantada em setembro.

O Solo

O cravo-de-defunto é adaptável a diferentes tipos de condições do solo e, portanto, pode ser cultivado com sucesso em uma ampla variedade de solos. No entanto, um solo profundo, fértil e friável, com boa capacidade de retenção de água, bem drenado e mais próximo do neutro é o mais desejável. Um solo ideal para o cultivo de calêndula é o barro fértil e arenoso.

Calêndulas são encontradas em áreas úmida. É um dos primeiros salpicos de verde a aparecer no pantanal, seguido pelas flores amarelas brilhantes que se assemelham a botões de ouro gigantes.  As hastes são ocas e ramificam perto do topo. Com a idade, eles podem se espalhar e produzir raízes ou brotos nos nós do caule.

Folhas e Caule

As folhas são basais e caule, em forma de coração com dentes rasos ou bordas lisas, e não divididas; folhas basais crescem em caules longos, folhas de caule são alternadas e em caules curtos. A superfície superior é de um verde médio, às vezes mostrando um padrão de veia avermelhada proeminente, enquanto a parte inferior é muito mais pálida devido aos cabelos finos e macios. As folhas são um pouco tóxicas.

Flores

A inflorescência é um conjunto de caules curtos de 1 a 7 flores caídas, subindo das axilas superiores das folhas do caule.  As flores não têm corola real, mas têm de 5 a 9 (às vezes até 12) sépalas que são de um belo amarelo. As sépalas são amplamente ovais, sobrepostas, com veias proeminentes para guias de néctar, e caem durante a frutificação. Os estames são de 10 a 40, com filamentos e anteras amarelos. As pistolas são de 5 a 15. As flores persistem por um período prolongado, enquanto os pântanos  ficam verdes.

Sementes

As flores férteis produzem de 5 a 15 folículos de semente com forma elipsoide, espalhando-se para fora sem caules. Sementes individuais são elípticas. As sementes requerem pelo menos 60 dias de estratificação a frio para germinação.

Raiz

Calêndulas crescem a partir de um sistema radicular fibroso com um caudex espesso. As hastes podem se enraizar nos nós e podem se propagar novamente. É uma planta de solos úmidos, prados úmidos, pântanos, mas não em água parada por qualquer período de tempo durante o período de crescimento. Sol pleno para uma boa floração. Às vezes, a planta pode voltar a florescer no outono.

Nome Científico

O nome de gênero Caltha era um nome latino para Calêndula, derivado do grego calathos, que significa uma xícara ou cálice e se refere ao formato da flor. O nome da espécie palustris, significa “do pântano ” – ou seja, uma planta de lugares úmidos. O nome do autor da classificação da planta – ‘L.’ é para Carl Linnaeus, botânico sueco e criador da nomenclatura binomial da taxonomia moderna.

Competições por Aprimoramentos

Algumas empresas sempre estiveram na vanguarda da criação de calêndulas, melhorando o aspecto das plantas e a resistência à seca, além de desenvolver novas cores e formas. Em 1939, uma destas empresas desenvolveu o primeiro cravo-de-defunto híbrido, seguido dentro de alguns anos por um cravo-de-defunto francês listrado de marrom. Como parte da  busca de longa data por um verdadeiro cravo-de-defunto branco, foi lançado um concurso nacional em 1954. O prêmio de US $ 10.000 pela semente de um cravo-de-defunto verdadeiramente branco foi finalmente concedido a um jardineiro de Iowa em 1975.

Doenças da Planta

Malmequeres têm poucos problemas de doenças e pragas se forem cultivados adequadamente . Ocasionalmente, insetos encharcados de solo ou pragas induzem uma das várias infecções fúngicas, sinalizadas por manchas descoloridas, um revestimento de mofo ou murcha na folhagem. A melhor defesa é manter as ervas daninhas e plantar calêndula onde a drenagem é boa. Malmequeres americanos tendem a ser mais suscetíveis que outros tipos a problemas.  Ácaros e pulgões às vezes infestam malmequeres. Normalmente, um spray de água ou sabão inseticida, repetido todos os dias por uma semana ou duas, resolverá o problema.

Calêndula na Culinária

Malmequeres de sinete aparecem em muitas listas de flores comestíveis . As pétalas de suas pequenas flores adicionam cores vivas e um toque picante às saladas. Picadas, as pétalas fazem um enfeite picante para ovos cozidos, legumes no vapor ou pratos de peixe. Use apenas flores caseiras para garantir que estejam livres de pesticidas químicos. Tenha cuidado se você tende a ser alérgico a várias ervas e outras plantas.

Veja também

Buganvílias Rosa

Cuidados com Buganvílias em Vasos

Se você deseja adicionar um toque exuberante e colorido ao seu jardim, a buganvília é …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *