Home / Plantas / O Que São Plantas Pendentes? Exemplos de Plantas Pendentes

O Que São Plantas Pendentes? Exemplos de Plantas Pendentes

Praticamente tudo o que comemos vem direta ou indiretamente do reino vegetal (os animais que comemos, em muitos casos, se alimentam de plantas). Desde o aparecimento dos seres humanos na Terra, estima-se que aproximadamente 7.000 espécies de plantas tenham sido utilizadas como alimento, embora apenas 200 sejam domesticadas e 12 delas sejam essenciais em nossas sociedades: arroz, batata doce, cana-de-açúcar açúcar, feijão, milho, milho, batatas, bananas, banana, sorgo, soja, trigo e mandioca: uma vez que alimentam 75% da população humana do planeta.

Como Medicamentos

Você sabia que ¼ dos medicamentos que consome vêm diretamente de derivados de plantas? Além disso, 4 em cada 5 pessoas que vivem no planeta usam plantas para curar e, dentro desses usos tradicionais, ainda existem muitas descobertas novas e futuras de novos medicamentos. Segundo a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), cerca de 53 mil plantas são usadas como medicamento no mundo.

Energia

Os seres humanos são consumidores insaciáveis ​​de energia; e, embora pareça incrível, as plantas são para quase metade da população do planeta, o principal combustível de suas casas para cozinhar e aquecer. A madeira produzida por muitas árvores, ou restolho de plantas secas, é usada para fazer fogo em milhões de casas no planeta.
Cozinha tradicional em Oaxaca 2010, brindando ingredientes para o tejate, uma bebida tradicional à base de cacau.

Fotografia de Roberto Castro-Cortés sob licença CC BY-NC-SA

A madeira é talvez o material mais utilizado e versátil de tudo o que usamos seres humanos, serve para fabricar fogo, instrumentos musicais, móveis, barcos ou até casas. Em vez disso, as fibras de muitas plantas são usadas para fazer papel, roupas, cordas e cordas.

Beleza

Mesmo tendo muito pouca atenção ao meio ambiente, não há dúvida de que as mudanças que ocorrem nas plantas a cada estação do ano dão beleza aos lugares onde moramos, e elas ainda são visíveis até para os mais distraídos, quantos de nós Queremos viver sem as plantas que nos cercam, incluindo os jardins, florestas, montanhas e prados encontrados em nossas vilas e cidades? E toda aquela vegetação nativa e selvagem que nos cerca todos os dias de nossa vida dá forma, e sem prestar atenção, grande parte de nossa história como indivíduos, como comunidades ou como uma espécie.

Diversão

Graças às comunidades criadas pelas plantas, há lugares para se divertir e relaxar, como locais para pescar, caçar, caminhar, correr, brincar ou apenas os que usamos para observar a natureza. Em muitos lugares, eles também podem evitar inundações capturando e contendo grandes volumes de água, por exemplo: as áreas úmidas podem armazenar até 17 milhões de litros de água da chuva, além de ajudar a purificá-la! O oxigênio que respiramos todos os dias é um produto de um dos processos bioquímicos mais fascinantes e misteriosos que ocorrem na natureza e que ocorrem todos os dias dentro das folhas (às vezes nas hastes); e isso é conhecido como fotossíntese.

Nesse processo, as folhas, com a ajuda de seus cloroplastos, captam a luz, especificamente as ondas azul e vermelha e refletem as ondas verdes, por isso vemos as plantas dessa cor! A luz é transformada através de processos químicos complexos no açúcar, que eles usam como alimento e, como lixo, geram oxigênio.

Muitos cientistas acreditam que, sem o surgimento da fotossíntese, milhões de anos atrás, não haveria oxigênio, e com ela nem a vida como a conhecemos. Tudo graças à ajuda dos primeiros organismos fotossintéticos, e muitos deles eram plantas!

Oxigênio

Experimente o corante índigo carmine, que na presença de oxigênio é azul, aqui foi colocada a planta Elodea canadensis e a garrafa foi selada com parafina. Sob a presença da planta, que gerava oxigênio, o índigo carmim adquiria a cor azul escuro; no outro frasco sem oxigênio, nunca mudava de cor.

Elodea Canadensis
Elodea Canadensis

O solo que é tão importante para a agricultura foi um produto da degradação da matéria orgânica, que em sua maior porcentagem vem de plantas que morrem e depois se degradam, contribuindo para enriquecer os nutrientes.

Além disso, as plantas com suas raízes retêm o solo, impedindo que se percam e deixem de ser produtivas ou acabem desaparecendo, produzindo terríveis deslizamentos de terra (que são muito comuns em épocas de chuva e podem ser muito perigosas) ou, no pior caso, desertificação Isso acontece quando o solo está completamente perdido, e apenas as rochas permanecem.

Embora os humanos nos dêem muitos benefícios, não há dúvida de que o maior benefício é que as plantas são o lar de milhões de organismos e também sua fonte de alimento. Por exemplo, alguns anos atrás, foi feita uma contagem em um carvalho e descobriu-se que 30 espécies de pássaros, 200 espécies de borboletas noturnas e milhares de insetos viviam lá, tudo em uma única árvore.

As plantas armazenam carbono e, embora você nunca tenha notado, desde que você nasceu, elas ajudaram a capturar e armazenar o dióxido de carbono produzido pela queima de combustíveis fósseis na atmosfera.
O dióxido de carbono é a causa da mudança climática que foi recentemente documentada no planeta. Essa mudança no clima tem sido chamada de influência antropogênica no clima.

O desmatamento que ocorre todos os dias está provocando que o seqüestro de carbono pelas plantas diminua rápida e drasticamente; e conseqüentemente a atmosfera é aquecida devido ao calor capturado pelo dióxido de carbono que é livre na atmosfera, tornando-o mais perigoso e instável às mudanças que ocorrem no clima.

Desmatamento
Desmatamento

Se você é criança ou jovem, apenas perguntando a seus pais que descobrirá com surpresa que o clima que é normal para você é completamente anormal para eles, porque eles moravam no mundo onde havia mais plantas, e estamos falando de não mais que 50 anos A perda acelerada de plantas no planeta não apenas desencadeia a extinção de milhares de organismos, como também está mudando seriamente o clima no mundo, o que pode ser muito sério para a nossa civilização e levar ao colapso.

Talvez a coisa mais difícil de acreditar seja que muitas plantas contribuíram e mudaram a história das civilizações humanas; Por exemplo, o cacau deixou de ser uma refeição exclusiva dos reis que governaram o México pré-hispânico há mais de 500 anos, para ser um dos doces mais caros e requintados, e com isso ajudou países e empresas a prosperar economicamente: o trigo permitiu, graças ao seu alto desempenho, torná comunidades inteiras sobreviver ao longo da história humana; o algodão para vestir um milhão de pessoas desde a sua descoberta; a pimenta impulsionou a era de exploração na Europa; a borracha originado indústria da borracha; a cinchonaproduz o quinino que protegeu milhões de seres humanos contra a malária e ajudou muitos colonizadores a sobreviver em lugares onde o parasita que o causou era comum; e também a coca ou maconha que estão produzindo, devido a seus produtos químicos naturais, conflitos militares, instabilidade e violência; tudo por causa da corrupção dos usos tradicionais e sagrados dessas plantas, e com ela milhares de jovens caíram no vício em drogas e na perda de suas vidas.

Gostou do nosso artigo? Possui alguma dúvida ou dica? Deixe um comentário.

Veja também

Tudo Sobre Jasmim Manga: Características e Nome Científico

O jasmim manga encontrou no Oriente (especialmente na Índia) um lugar de proeminência. Para budistas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *