Home / Plantas / O Que é um Ramo de uma Planta?

O Que é um Ramo de uma Planta?

As células vegetais diferem das células animais porque possuem uma parede celular. As células animais têm uma membrana celular externa; as células vegetais também possuem uma membrana celular, mas possuem uma parede celular adicional e mais rígida ao seu redor. A razão pela qual as células vegetais têm estruturas extras é que as plantas aproveitam e armazenam sua energia de uma maneira diferente da dos animais.

Antes de tudo, as plantas obtêm sua energia do sol, enquanto o início da cadeia alimentar animal é uma planta. Os animais não podem aproveitar diretamente a energia do sol. As plantas aproveitam a energia do sol usando cloroplastos e armazenam a energia que convertem em moléculas de carboidratos na parede celular e vacúolos.

Sistema Orgânico das Plantas

Uma planta possui dois sistemas orgânicos: o sistema de brotações e o sistema radicular. O sistema de brotação está acima do solo e inclui os órgãos como folhas, brotos, caules, flores e frutas. O sistema radicular inclui as partes da planta abaixo do solo, como raízes, tubérculos e rizomas .

As células vegetais são formadas nos meristemas e depois se desenvolvem em tipos de células agrupadas em tecidos . As plantas têm apenas três tipos de tecidos: dérmico, solo e vascular.

O tecido dérmico cobre a superfície externa das plantas herbáceas, sendo composto por células epidérmicas, que são células compactadas que secretam uma cutícula cerosa que ajuda na prevenção de perda de água.

O tecido do solo compreende a maior parte do corpo da planta primária, as células do parênquima, colênquima e esclerênquima são comuns no tecido do solo.

O tecido vascular transporta alimentos, água, hormônios e minerais dentro da planta,  inclui células do xilema, floema, parênquima e câmbio.

Plantas Vasculares

As plantas têm um sistema radicular, um caule ou tronco,  galhos, folhas e estruturas reprodutivas (às vezes flores, às vezes cones ou esporos e assim por diante). A maioria das plantas é vascular , o que significa que eles têm um sistema de túbulos dentro deles que carregam nutrientes ao redor da planta.

As plantas vasculares são diferenciadas das plantas como as algas, que não possuem um sistema vascular. A maioria das plantas vasculares são plantas de sementes , e as plantas de sementes costumam ser o modelo usado nos livros de biologia e botânica e o tipo de planta com a qual você provavelmente está mais familiarizado.

Existem dois tipos principais de plantas de sementes: gimnospermas (coníferas, que produzem pinhas) e angiospermas (plantas com flores). Das 500.000 espécies diferentes de plantas, mais de 300.000 são plantas com flores.

As plantas com flores são divididas pela quantidade de cotilédones que possuem. Os cotilédones são os tecidos que fornecem alimento a uma muda em desenvolvimento. As plantas com flores podem ser monocotiledôneas , o que significa que possuem um cotilédone ou dicotiledôneas , o que significa que têm dois cotilédones.

O Que é um Ramo de uma Planta?

As plantas lenhosas são duras, com uma cobertura grossa de madeira nos caules ou no tronco. Geralmente são de longa duração. Exemplos de plantas lenhosas são árvores e arbustos. As principais partes de uma planta de madeira são as folhas, galhos, troncos e raízes. As folhas são uma conseqüência do caule e podem ser finas, planas, agulhas ou semelhantes a escamas e de cor verde devido à presença de clorofila durante a estação de crescimento. As plantas lenhosas têm câmbio (a área da casca), que é uma substância que dá suporte à árvore para que ela cresça alta. As folhas fornecem a área de superfície necessária para a absorção da luz solar, que inicia o processo de fotossíntese.

Um ramo é uma estrutura  vegetal secundária que cresce a partir do tronco principal de uma planta. Ajuda a transportar materiais do tronco das árvores para as folhas. O tronco é uma estrutura maciça de uma árvore localizada entre as raízes e o dossel da árvore superior. O tronco fornece suporte vertical para as árvores e transporta nutrientes e água das raízes para as folhas de uma árvore. As raízes geralmente não são verdes e são encontradas sob o solo e têm uma aparência bastante ramificada ou com rede. As raízes absorvem água e minerais do solo e ancoram a planta no solo e armazenam materiais alimentares.

Ramo de uma Planta
Ramo de uma Planta

Plantas herbáceas ou florais pequenas são macias e verdes, com pouco ou nenhum ramo. Essas plantas geralmente têm vida curta. Exemplos incluem gramíneas, hortaliças e plantas pequenas. As pétalas são geralmente coloridas com cores distintas e são usadas principalmente para atrair insetos com a finalidade de polinização cruzada. Embora a maioria das plantas herbáceas seja conhecida por suas flores, muitas árvores também produzem flores.  A folha tem a mesma descrição que a das plantas de madeira, com exceção da estrutura em forma de agulha ou em escala. A função de uma folha é a mesma que em plantas de madeira. As raízes têm a mesma descrição e função que nas plantas de madeira.

Função do Caule nas Plantas

As hastes, em quase todas as plantas, estão acima do solo, embora as hastes de algumas plantas, como a batata, também cresçam no subsolo. As hastes podem ser herbáceas (macias) ou lenhosas na natureza.

Os caules das plantas, acima ou abaixo do solo, são caracterizados pela presença de nós e entrenós. Os nós são pontos de fixação para folhas, raízes aéreas e flores. A região do tronco entre dois nós é chamada de internode . A estrutura que se estende do caule até a base da folha é o pecíolo. Um botão axilar é geralmente encontrado no axil – a área entre a base de uma folha e o caule – onde pode dar origem a um galho ou uma flor. O ápice da parte aérea contém o meristema apical dentro do botão apical.

Veja também

Flores que Começam com a Letra T: Nome e Características

As flores são um dos maiores presentes que a natureza pode nos proporcionar. Elas encantam …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *