Home / Plantas / O que é Tintura de Amora? Para que Ela Serve?

O que é Tintura de Amora? Para que Ela Serve?

A tintura de amora é tida como uma medicação fitoterápica comumente empregada no tratamento de alguns sintomas incômodos da menopausa. Entretanto, mesmo sendo um produto com origem natural, requer acompanhamento médico.

Apenas um profissional que tenha conhecimento na área é capaz de saber se esse composto será eficiente. Ele também será capaz de verificar se o consumo não está atuando de forma adversa dentro do organismo.

O que é a Tintura de Amora?

A tintura é um tipo de medicação fitoterápica produzida por meio da extração das substâncias ativas da fruta amora preta. Ela oferece uma melhora significativa dos sintomas apresentados durante a fase incômoda da menopausa, também conhecida por climatério.

Nessa fase, os organismos femininos interrompem a produção de óvulos, consequentemente diminuindo até findar a menstruação. Entre os sintomas temidos e mais complicados de lidar estão:

  • Sensação de calor ou frio extremo;
  • Irritabilidade;
  • Dores musculares;
  • Diminuição da libido;
  • Lapsos de memória;
  • Entre vários outros.

A função da tintura de amora, nesses casos, vem dos fitoestrógenos contidos nela. Essas substâncias são capazes de efetivar a regulação da produção hormonal, o que diminui consideravelmente os incômodos sintomas do climatério.

A tintura ainda contém vitaminas, antioxidantes e uma grande quantidade de potássio. Esse produto também é considerado:

  • Anticancerígeno;
  • Antisséptico;
  • Calmante;
  • Auxiliador da digestão;
  • Agente no combate e controle das infecções urinárias.

A posologia não é única, tendo diferenças entre um fabricante e outro. Entretanto, a recomendação é que seja consumida em 20 gotas diluídas em meio copo d’água por 2 vezes durante o dia.

Este produto é facilmente encontrado em lojas que comercializam produtos naturais ou farmácia de manipulação.

Indicações da Tintura de Amora

Seu consumo é comumente indicado especialmente para as mulheres que estão passando pelo temido ciclo do climatério. Mais popularmente conhecido como menopausa, é quando todos os hormônios femininos se desregulam.

Assim, as mulheres acabam passando por vários problemas, por exemplo, aumento da temperatura corporal repentinamente. Sem contar que também é possível que ocorra alterações na personalidade e no humor.

Em geral, essa fase se estende por aproximadamente 10 anos, variando de mulher para mulher. Começa aos 45 anos de idade, chegando até aos 60 anos, em alguns casos.

Benefícios da Tintura de Amora
Benefícios da Tintura de Amora

É importante ressaltar que, quando chega nessa época, a menstruação vai diminuindo aos poucos até cessar. Além do calor irritante, outros problemas vêm junto com a menopausa, como citado acima.

Tudo o que se sente se deriva da desregulação hormonal que atinge as integrantes do sexo feminino. É assim que a tintura de amora atua, amenizando tais problemas.

O produto, no caso, age diretamente nas produções hormonais do organismo, uma vez que contém antioxidantes. Isso auxilia o corpo com a regular, bem como a administração dos hormônios.

Os Usos Diversificados

Além de agir como um amigo fiel e verdadeiro das mulheres, a fruta amora possui diversas outras vantagens para o organismo.

Benefícios da Amora
Benefícios da Amora

Por conter boas quantidades de minerais e vitaminas, ajuda na:

  • Prevenção de doenças cancerígenas;
  • Manutenção da jovialidade da cútis;
  • Auxílio na redução do colesterol ruim do organismo;
  • Ajuda na regulagem e na purificação dos rins;
  • Atuação como um poderoso detox, ou seja, desintoxicando todo o organismo;
  • Além de várias outras funções.

É possível perceber que esse composto natural é voltado especialmente para mulheres em fase da menopausa. Entretanto, seu uso também é bastante usado para a solução de outros problemas de ordem diversa no organismo. Assim, a tintura de amora pode ser ingerida por qualquer indivíduo, independentemente do sexo.

É válido ressaltar que a substância é, por muitas vezes, bem mais forte do que a infusão. Assim, torna-se mais eficaz em casos onde realmente é preciso que tenha efeitos maiores e mais rápidos.

Chá de Amora
Chá de Amora

Assim, o chá possui a ação mais atenuante, ao passo em que a tintura, por ter uma concentração maior de substâncias, possui um princípio ativo bem mais poderoso.

Efeitos Colaterais e Contraindicações do Uso Contínuo da Tintura de Amora

Este medicamento fitoterápico não deve ser consumido por indivíduos que sofram comumente de gastrite ou úlcera gastrointestinal. Além disso, alguns efeitos colaterais da tintura de amora mais comumente reclamados são:

Desequilíbrio do Nível de Açúcar na Corrente Sanguínea

A fruta possui o composto de nome desoxinojirimicina. Ele acarreta uma queda brusca no nível de açúcar na corrente sanguínea logo após sua ingestão in natura ou em forma de extrato.

Fruta Amora e Benefícios
Fruta Amora e Benefícios

Os diabéticos são aqueles mais afetados pelo desequilíbrio. Assim que a desoxinojirimicina é eliminada do organismo, as taxas de glicose voltam a subir.

Alterações nos Efeitos da Quimioterapia

Mesmo a amora sendo reconhecida como aliada na luta contra o câncer, é possível que interfira no tratamento quimioterápico. Isso porque dá início ao processo da aptose celular. Assim sendo, a recomendação é que um médico seja consultado antes de ingerir quaisquer partes da fruta, em especial, a tintura.

Se caso a tintura de amora for consumida e sintomas adversos forem apresentados, deve-se interromper o uso imediatamente. Um profissional também deve ser procurado o quanto antes para evitar maiores problemas.

Como Preparar a Tintura de Amora em Casa

É plenamente possível preparar a tintura de amora em casa. Se você quer produzir uma quantidade considerável artesanalmente, será preciso usar:

  • 1/2 litro de cachaça (pode-se escolher entre a de 30° ou 40° de teor alcóolico);
  • 150 gramas de folha seca da amoreira.

Misture as folhas de amora e a cachaça em uma garrafa, colocando-a em um lugar que fique totalmente protegido do sol. De preferência, opte por um recipiente escuro de vidro.

É preciso deixar a mistura descansando por cerca de duas semanas. Nesse meio tempo, a única ação a ser feita será a de agitar a garrafa semanalmente por 2 vezes.

O Preparo Correto
O Preparo Correto

Passado o tempo, coe o líquido. Certifique-se, mesmo depois, de deixar o recipiente longe dos raios de sol. Isso pode atrapalhar o processo final na obtenção dos ativos.

Para poder utilizar a tintura lembre-se de retirar uma colher e dissolvê-la em água. Assim, os princípios ativos não se perderão, podendo ampliar a ingestão dos seus benefícios.

Existem várias versões da tintura de amora pelo mundo. É isso e suas ações no organismo que fazem dela um medicamento muito respeitado.

Veja também

Qual Planta Serve Para Inflamação?

As plantas são usadas, desde muito tempo atrás, para curar diversos problemas de saúde. Assim, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *