Home / Plantas / Nectarina Sunlite: Características, Nome Científico, Muda e Fotos

Nectarina Sunlite: Características, Nome Científico, Muda e Fotos

A nectarina é uma fruta muito apreciada no Brasil e possui algumas variedades. Neste artigo, conheça a Nectarina Sunlite.

A Nectarina Sunlite (Prunus persica var. nucipersica ‘Sunlite’) é uma fruta da família Rosaceae que pode ser comparada a um pêssego de pele lisa. Na realidade, as nectarinas são uma variante genética dos pêssegos, sendo suas respectivas árvores bastante semelhantes.

As sementes dos dois frutos também são semelhantes. A parte comestível da nectarina pode vir nas cores vermelha, amarela ou branca e é uma fonte de vitaminas A e C. As frutas geralmente são consumidas frescas em conservas, geleias e tortas.

Nectarina: Características

  • A nectarina apresenta cores vívidas, sua pele é vermelha e amarela e é geralmente menor do que um pêssego;
  • A palavra nectarina vem de “néctar”, visto que a fruta tem um sabor agradável, é carnuda e suculenta;
  • As nectarinas são cultivadas há milhares de anos;
  • As nectarinas podem ser consumidas frescas ou cozidas, sendo utilizadas como matéria-prima na fabricação de geleias e conservas;
  • Além disso, a fruta também pode ser utilizada como ingrediente ou decoração em sobremesas, bolos, tortas  e sorvetes;

Ao contrário do que muitas pessoas dizem, a nectarina não é resultado do cruzamento entre pêssegos e ameixas, mas sim uma variedade espontânea do pêssego. Sendo assim, pêssegos e nectarinas são geneticamente equivalentes.

Nectarina : Como Cultivar

  • O plantio dessa espécie de nectarina não apresenta um alto grau de dificuldade, mas como boa parte das árvores frutíferas, exige alguns cuidados e condições específicas para crescer, se desenvolver e dar frutos;
  • As árvores de nectarina sunlite florescem durante a primavera e os frutos amadurecem no início do verão;
  • Sua propagação geralmente se dá por meio de sementes e não de mudas. As sementes devem ser plantadas na primavera, levando de 14 a 21 dias para germinar;
  • As árvores de nectarina sunlite se desenvolvem tanto debaixo de luz direta quanto de luz parcial do sol. Elas preferem solos úmidos, ácidos ou neutros. Suas flores têm cor rosa e exalam um cheiro suave;
  • Entre os problemas geralmente enfrentados pelas árvores estão os ataques de moscas-das-frutas e outros insetos, folhas encaracoladas e deficiências de manganês e magnésio.
    Pé de Nectarina Sunlite
    Pé de Nectarina Sunlite

Nectarina: Curiosidades

Quem conhece bem suas árvores de nectarina e sabe distinguir os frutos da colheita precoce, média e tardia pode comer nectarinas frescas e deliciosas ao longo de vários meses do ano.

A melhor maneira de selecionar nectarinas é por cheirá-las e apertá-las suavemente. Uma nectarina pronta para o consumo é perfumada e levemente dura. Nectarinas de cor esverdeada, muito duras, rachadas, machucadas ou com manchas não são as melhores para o consumo.

Existem centenas de variedades de nectarinas que apresentam variações na cor externa, no tamanho, na cor e no sabor da parte interna.

A nectarina é uma das frutas com maior teor de vitamina B3, a qual participa do metabolismo de nutrientes promovendo a degradação do colesterol, ajudando assim a reduzir seu nível no sangue.

A árvore de nectarina é prejudicada pelas baixas temperaturas e não suporta temperaturas abaixo de -15ºC. Além disso, a árvore precisa de muita luz do sol para produzir frutos de qualidade.

Do ponto de vista genético, o cultivo de nectarina é um fenômeno bastante interessante. Os pessegueiros podem nascer a partir de sementes de nectarina, e ao mesmo tempo as árvores de nectarina podem nascer de sementes de pêssego.

Você apreciará muito colher e consumir as nectarinas da sua própria árvore. A fruta pode ser encontrada em feiras e supermercados, mas depois de provar nectarinas frescas tiradas do pé, você não irá querer de outra forma.

É possível consumir as nectarinas frescas ou congelá-las para usar no futuro. As nectarinas são frutas carnudas e com uma grande semente, como os pêssegos. Mas sua pele não possui pêlos, sendo lisa como a pele da ameixa. A fruta pode ser consumida com ou sem casca.

Em suas receitas, substitua os pêssegos pelas nectarinas. Os sabores são um pouco diferentes, mas as nectarinas são baixas em calorias e repletas de antioxidantes, nutrientes, vitaminas e minerais.

Nectarina E Pêssego: Diferenças E Semelhanças

Pêssegos e nectarinas foram cultivados na Ásia por séculos antes de serem introduzidos no Ocidente e se tornarem produtos de exportação populares.

Pesquisadores notaram que nectarinas às vezes crescem em pessegueiros e vice-versa e descobriram a maior diferença entre as duas frutas: o pêssego tem pele aveludada, com pêlos, enquanto a nectarina tem pele lisa.

Mas ambas têm o mesmo sabor delicioso e podem ser usadas da mesma forma em uma ampla variedade de receitas. No entanto, há outras diferenças a serem observadas.

Os pêssegos são geralmente maiores, mais macios e suculentos do que as nectarinas, contendo uma semente mais redonda. Nas duas principais variedades de pêssegos, a parte comestível pode se agarrar à semente ou a semente pode ser retirada com facilidade sem pedaços da fruta.

Seu interior pode ser de cor amarela ou branca, mais doce e menos ácido do que sua parte externa. Um pêssego grande possui menos de 70 calorias e aproximadamente 3 gramas de fibra, além de ser fonte de vitaminas A e C.

Já as nectarinas são menores e mais doces do que os pêssegos. A pele da nectarina é macia e brilhante, geralmente com tons muito mais vermelhos do que um pêssego, mas o interior é semelhante, na cor amarela ou branca. Elas têm mais vitamina C, potássio e duas vezes mais vitamina A do que um pêssego.

Se a nectarina estiver dura, deixe-a amadurecer à temperatura ambiente por alguns dias. Evite nectarinas duras e sem brilho, pois isso indica que elas foram colhidas muito cedo e, portanto, ainda não estão prontas para o consumo.

Nectarinas e pêssegos muitas vezes são mostrados como símbolos de beleza e sabor, além de fazer parte de pratos finos e ter um papel versátil na culinária de vários países. Portanto, seja comprando no mercado ou colhendo da sua própria plantação, você certamente apreciará essas duas frutas tão semelhantes e deliciosas.

Gostou do artigo? continue navegando no blog para aprender mais e compartilhe este artigo em suas redes sociais!

Veja também

Cactos no Vaso

Para Que Serve o Cacto? O Que Simboliza Cacto?

O reino das plantas prospera onde a luz do sol e a água se interligam. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *