Home / Plantas / Mandioca ou Batata Doce Para Emagrecer?

Mandioca ou Batata Doce Para Emagrecer?

Ficou bem mais emagrecer. Você prefere mandioca ou batata doce?

Agora prestem atenção na evolução do homem no geral.

Há muito tempo, as pessoas iam ao médico e ele receitava um comprimido que fazia sucesso entre as mulheres, elas trabalhavam sem parar! Cuidavam da casa, dos filhos, lavavam, passavam, cozinhavam. As casas brilhavam, no sentido literal.

Depois de um tempo, quando as mulheres começaram a ganhar espaço e conquistá-lo onde predominavam os homens, as coisas mudaram um pouco, é necessário avançar com empoderamento da mulher.

Hoje elas saem para trabalhar, cuidar da casa e da educação dos filhos tornaram-se tarefas divididas entre pais e mães.

O assunto não é esse, mas decidi colocá-lo em evidência para que fique claro que existe espaço para todos.

Dos comprimidos as mulheres passaram à academia. E, assunto principal nesses lugares, é a alimentação.

No meio de tantas dietas, antes se buscava o alimento menos calórico, hoje, os com baixo índice glicêmico.

Agora é possível entrar no assunto das academias e corpos sarados. Eu ainda prefiro a expressão corpo saudável. Vamos falar de dois alimentos que sempre existe na mesa dos brasileiros: mandioca (ou aipim) e batata doce.

Quais são os Benefícios da Mandioca Numa Dieta para Emagrecer

Algumas pessoas defendem a mandioca para ganhar massa muscular. Por que será?

O Brasil é o segundo produtor mundial da mandioca, é fácil de ser encontrada, fácil de fazer e por um preço baixo.

A mandioca ganhou destaque por ser uma opção para as pessoas que sofrem por causa da restrição ao glúten na dieta e por que não dizer, as suas propriedades nutricionais.

As quantidades que ela possui em vitaminas do complexo B, cálcio, fósforo, potássio e ferro, é bastante significativa quanto à nutrição e saúde do organismo.

Isso tudo sem falar na concentração de amido (amilopectina e amilose). Ou seja, excelente fonte de energia. Para cada 100g de mandioca cozida, são 120 Kcal.

Mandioca Cozida
Mandioca Cozida

Quando falamos de mandioca, estamos falando também de carboidrato complexo.

Todo mundo que frequenta academia de ginástica acaba sendo uma fonte de informação ambulante quando o assunto é alimentação, emagrecimento e corpo sarado.

Agora vocês devem estar se perguntando “se não comem massa nem pão porque são alimentos com carboidratos, como acham que o carboidrato complexo vai ajudar na perda de peso?” Pergunta justa.

Como temos espaço para explicar tudo, vamos aquela que está coçando o cérebro agora: “O que é carboidrato complexo”

O Carboidrato Complexo

O carboidrato complexo tem baixo índice glicêmico e por isso são digeridos mais lentamente pelo organismo, distribuindo energia aos poucos e aumentando menos e gradativamente os níveis de glicemia no sangue.

Todos nós precisamos de carboidrato, mas de forma correta, o carboidrato de farinha branca, é uma das coisas que precisam sair das mesas. Portanto, dieta e ginástica sem carboidrato não funciona, pois é justamente ele que nos fornece a energia necessária para fazer qualquer coisa.

O que Consumir

Por exemplo, além dos carboidratos complexos terem baixo índice glicêmico, o que é muito nutritivo, ele também é rico em fibras para o melhor funcionamento da flora intestinal. E outra coisa, ele traz a sensação de saciedade.

Alguns alimentos são ricos em baixo índice glicêmico, vamos a eles:

  • Abóbora
  • Arroz, macarrão e pães integrais
  • Aveia
  • Batata doce
  • Brócolis
  • Grão de bico
  • Iogurte light
  • Linhaça
  • Mandioca
  • Milho e ervilha

Para simplificar ainda mais  e ficar de fácil entendimento, essa é a definição do carboidrato simples. Eles te dão energia rapidamente e elas absorvidas facilmente pelo organismo, porém, ela aumenta os níveis de glicose na corrente sanguínea.

Elas devem ser consumidas apenas para o pré-treino quando são rápidos e intensos. São fontes de energia imediata e facilmente digeridos pelo organismo, aumentando os níveis de glicose na corrente sanguínea. Recomendado antes de treinos rápidos e intensos.

O que Evitar

Porém, se a intenção é a perda de peso, evite-os, os carboidratos de alto índice glicêmico, quando não são eliminados, se transformam em pura gordura. Agora, apresento a vocês os vilões engordativos, ou seja, os carboidratos com alto índice glicêmico:

  • Arroz branco
  • Macarão
  • Pão branco
  • Açucares
  • Refrigerante
  • Doces
  • Biscoitos
  • Pipoca
  • Sorvete
  • Bebidas isotônicas
  • Chocolates
  • Leites e derivados

Isso tudo te deixa triste? Que pena! Eu também fico. Abrir mão do chocolate, sorvete, pipoca… Realmente é de entristecer.

Batata Doce Para Emagrecer

A batata doce é a queridinha das academias no momento. Sim, eu digo momento porque eles mudam as qualidades boas e ruins dos alimentos muito rapidamente, e isso a favor dos complementos vitamínicos, para venderem mais.

Mas vamos para o assunto principal porque não dá certo brigar com peixe grande.

A raiz da batata do doce é rica em amido resistente e esse amido é um tipo de carboidrato que trabalha como um tipo de fibra que não é degradado e nem absorvida pelo intestino. Isso faz com que menos calorias sejam ingeridas.

Ela é rica em fibras, cálcio, potássio e vitamina A, todos esses nutrientes são importantíssimos para manter saúde da flora intestinal, fortalecendo o sistema imunológico.

Esse queridinho ainda apresenta baixo índice glicêmico, mantendo a glicose do corpo estável, impedindo a formação de gordura e diminuindo a fome e mantendo a diabetes controlada.

Ajudando a Batata Doce a te Ajudar

Tanto na dieta com mandioca como na dieta com batata doce, valem as mesmas listas do que pode e do que não pode ser ingerindo. Se já esqueceu, volte um pouco e releia a lista.

Dez Benefícios da Batata Doce
Dez Benefícios da Batata Doce

Abolir a carne vermelha do cardápio é sempre bom e produtivo. É claro que tem muitas pessoas que não conseguem comer sem a carne, por isso, o recomendado é o consumo de carnes brancas como peixe e frango, os ovos também podem ser consumidos, são alimentos pobres em gordura, porém ricos em proteína.

A batata doce deve estar presente e deve ser consumida pelo menos de 2 a 3 rodelas tanto no almoço como no jantar.

Músculos e Batata Doce

Se você quer aumentar o rendimento dos seus treinos e ainda ganhar músculos, conte com a batata doce. Seu baixo índice glicêmico permite que ela queime calorias lentamente, dando aos músculos energia suficiente durante os treinos.

A batata doce pode ser consumida tanto no pré-treino como no pós-treino, no pré-treino ela fornece energia, no pós-treino ela recupera os músculos e estimula a hipertrofia.

Só não se esqueça dos outros alimentos que você deve consumir o frango grelhado e claras de ovos.

Veja também

Como Fazer Enxertos e Mudas de Caju Anão

Caju anão é uma variedade do cajueiro comum (nome científico Anarcadium orcidentali). Seu principal diferencial …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *