Home / Plantas / Lágrima de Cristo é Tóxica? É Venenosa? É Perigosa ao Homem?

Lágrima de Cristo é Tóxica? É Venenosa? É Perigosa ao Homem?

Por mais belas que algumas plantas sejam, muitas são bem tóxicas para as pessoas, e por isso, precisam ser evitadas. E, falando nisso, você tem (ou pretende ter) a famosa lágrima de cristo em casa? Descubra a seguir se ele é tóxica ou não.

Características da Lágrima de Cristo

De nome científico Clerodendron thomsoniae, essa planta é originária da África Ocidental. Trata-se de uma trepadeira com longos ramos, e cujas folhas e flores servem muito para serem decorativas em qualquer ambiente. Basta que essa planta seja usada em ambientes internos com bastante luminosidade, por exemplo. Caso seja podada constantemente, ela também serve para ser mantida na forma de arbusto.

Lágrimas de Cristo de Perto

As flores dessa planta são geradas entre a primavera e o verão, mas, às vezes, elas surgem em outras épocas do ano. Uma das características mais interessantes dessa planta é que as suas inflorescências aprecem sempre em abundância, o que acaba sendo bem chamativo, especialmente por conta de seus cálices brancos e de suas corolas vermelhas.

No entanto, esse é um tipo de planta que é bastante sensível a geadas, por exemplo, o que faz com que seja contraindicado cultivá-la em locais muito frios.

E, Como Plantar e Cuidar dessa Planta?

A melhor forma de cultivar essa planta é mantê-la em uma ambiente que seja bem iluminado, apesar de que ela floresce bem em locais em que haja luz indireta. Outra preferência da lágrima de cristo é por locais que tenham uma umidade relativa do ar um pouco elevada (cerca de uns 60%).

Quando a estação do ano estiver bem quente, o ideal é regar essa planta com bastante frequência, especialmente quando ela estiver naquela fase de crescimento. Porém, nos meses mais frios regue com mais moderação, pois o excesso de água pode “adoecer” a planta.

Com relação às podas, elas podem ser feitas logo após o término da floração. Como ela é suscetível a contrair doenças em seus ramos com certa facilidade, o mais recomendado é que as podas sejam feitas somente para retirar amos secos, doentes e mal formados.

Fotos da Lágrima de Cristo

Na caso dela se encontrar em jardins, importante destacar que ela precisa de suporte. Destaque-se ainda que se trata de uma planta ideal para guarnecer grades, cercas e pórticos. Ou seja, ela fica ótima em caramanchões e pérgolas, já que produz sombra durante o verão, e no inverno, permite a passagem de luz no ambiente em que se encontra.

Fora isso tudo, a lágrima de cristo se multiplica por meio de estacas, alporquia, ou mesmo através de sementes. Essas estacas, inclusive, devem ser cortadas imediatamente após o florescimento da planta, e depois devem ser plantadas em local que seja protegido, como estufas, por exemplo.

Outras dicas para os cuidados necessários com essa planta incluem adubá-la com fertilizante mineral, do tipo NPK 04-14-08.

Mas, afinal, a Lágrima de Cristo é Tóxica?

A resposta para essa pergunta é simplesmente não. Pelo menos, até o momento, não foram relatados casos de envenenamento por conta do contato ou mesmo da ingestão dessa planta, seja em animais domésticos, seja em pessoas. Ou seja, caso você pretenda ter essa planta em casa, e possua algum pet, não se preocupe, pois ela não oferece nenhum perigo.

Na verdade, várias espécies que pertencem ao mesmo gênero da lágrima de cristo foram usadas na medicina tradicional em tribos da China, do Japão, da Coreia, da Índia e da Tailândia. Hoje em dia, diversas pesquisas tentam isolar biologicamente diversos compostos químicos ativos dessa planta, a fim de descobrir quais as reais propriedades medicinais que essas plantas possuem.

A questão é que a lágrima de cristo também é chamada popularmente em alguns lugares de coração sangrento ou videira do coração sangrando. No entanto, esse nome é equivocado, e remete a outra espécie de planta, a Dicentra spectabilis. E esta sim é relativamente tóxica, especialmente para crianças muito pequenas e animais domésticos em geral.

Origem

A Dicentra spectabilis é originária da Ásia, e possui cerca de 50 cm de altura, com flores pêndulas em formato de coração. Importante destacar ainda que essa planta pode causar irritações na pele quando pode ou divisões forem feitas, sendo mais recomendado usar uma luva para esse serviço.

Portanto, trata-se apenas de uma mera confusão de nome, pois, na prática, a lágrima de cristo não é nem um pouco perigosa para pessoas e animais em geral.

Uma Planta que Ramifica Bastante

A lágrima de cristo tem como uma de suas peculiaridades mais interessantes o fato dela poder atingir mais de 3 metros de comprimento a partir do ramo principal. Já as folhas são de tamanho médio, possuindo uma coloração verde-escura, possuindo nervuras muito bem marcadas. As flores, por sua vez, são vermelhas tubulares, tendo estames bem longos, sendo protegidas por um cálice branco, de sépalas arredondadas.

Essas mesmas flores, por sinal, estão reunidas em racemos bem grandes na ponta dos próprios ramos da planta, o que a deixa bem bonita quando floresce. E, como esse florescimento tende a acontecer praticamente durante o ano todo, a lágrima de cristo servirá como ornamento por um período grande de tempo.

Algumas Curiosidades a Respeito da Lágrima de Cristo

Lagrimas de Cristo Floridas

Com relação ao nome popular que essa planta possui, há algumas divergências. Muitos dizem, por exemplo, que ela recebeu esse nome por conta de seus frutos, de aparência globosa, e com as sementes saindo da carne vermelha desses frutos, o que realmente da a impressão de serem dois olhos sangrando.

Já outros atribuem o batismo de seu nome popular ao reverendo William Cooper Thomson, um missionário e médico nigeriano que viveu no século XIX, e que provavelmente chamou essa planta por esse nome em homenagem à sua primeira esposa, que veio a falecer.

Nesse mesmo período, a lágrima de cristo foi uma planta bastante popular, recebendo também o nome de “arbusto da beleza”. Já em 2017 (bem recentemente, portanto), ela recebeu o Award of Merit Garden, um prêmio anual dado a plantas pela conceituada British Royal Horticultural Society, o que deixa a lágrima de cristo em um patamar bem alto.

Em suma, a lágrima de cristo, além de não ser tóxica, é bastante indicada para ornamentar a sua casa, e ainda recebe honrarias como essa que acabamos de citar.

Veja também

Como Fazer Mudas de Hibisco por Estaquia?

As plantas e flores têm diversos usos possíveis na civilização mundial, havendo diferentes formas de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *