Home / Plantas / Jasmim-Amarelo: Características, Como Cultivar e Fotos

Jasmim-Amarelo: Características, Como Cultivar e Fotos

As flores e plantas são bastante usadas em todo o mundo para a produção de remédios ou, então, de chás medicinais que servem para impedir o avanço de doenças. Dessa maneira, é muito comum que as plantas sejam muito ligadas ao combate aos problemas de saúde.

Por outro lado, as flores e plantas podem ter, também, outras formas de uso. Portanto, entre essas maneiras de utilizar as plantas está o paisagismo, que possui o objetivo de fazer uso da natureza para dar mais beleza aos ambientes, sejam internos ou externos. O paisagismo é, assim, muito comum em todo o planeta Terra e cada vez mais ganha adeptos. Isso acontece pelo fato de que qualquer planta pode ser usada para fins de ornamentação, desde que haja a vontade de fazer isso.

Porém, algumas são mais bonitas do que outras e acabam por encaixar de forma muito mais natural junto aos diferentes cenários. Esse é muito o caso do jasmim, seja qual for o tipo de jasmim, já que é possível encontrar muitas espécies derivadas da planta original. Assim, o jasmim pode ser amplamente utilizado para a ornamentação, sendo bastante comum fazer uso dessa planta em cercas vivas ou muros. Uma das espécies mais bonitas é a flor jasmim-amarelo, bastante atraente e capaz de dar um diferencial a qualquer ambiente.

Característica da Flor Jasmim-Amarelo

A flor jasmim-amarelo está entre os muitos tipos de jasmim que existem pelo mundo, sendo algumas versões dessa planta mais bonitas do que outras. De toda forma, em geral há muitas derivações de jasmim por todo o planeta, algo bastante interessante. O jasmim-amarelo, no caso, pode ter de 90 centímetros a 3 metros de altura, sempre a depender do clima no qual está inserida planta e da forma como essa planta é cultivada.

Além disso, a qualidade do solo também é sempre um fator a ser considerado quando se fala no cultivo de culturas vegetais. Popular na China, país que originou a flor jasmim-amarelo, esse tipo de planta já ganhou fama também em muitos outros locais do mundo, até mesmo pela forma como consegue se adaptar bem aos ambientes, tornando os lugares ainda mais belos.

Muitas vezes, por exemplo, esse tipo de jasmim é usado para compor barrancos ou locais onde a erosão criou buracos no solo, dando, assim, uma aparência diferenciada a um ambiente que antes era muito pobre. Dessa maneira, o jasmim-amarelo é realmente muito útil quando se trata de paisagismo, seja para uso profissional ou amador.

Forma de Cultivo da Flor Jasmim-Amarelo

A flor do tipo jasmim-amarelo é bastante simples quanto ao cultivo, bastando seguir algumas regras básicas para ter uma versão bonita e florida dessa planta. No caso, esse tipo de jasmim gosta de solos ricos em matéria orgânica e, naturalmente, capazes de fornecer todos os nutrientes que a planta precisa para crescer e se desenvolver como deve.

Além disso, quanto à luminosidade, a jasmim-amarelo gosta tanto de meia sombra, pegando apenas algumas 2 ou 3 horas de energia solar, como de sol direto. A exposição depende mais, na verdade, da força do sol no local onde a planta está inserida. Caso o sol esteja muito intenso, pode ser interessante dar mais tempo de meia sombra a essa planta. Outro ponto bastante interessante é como a jasmim-amarelo é uma planta perene, ou seja, que dá flores ao longo de todo o ano.

Vaso de Flor Jasmim-Amarelo
Vaso de Flor Jasmim-Amarelo

Contudo, como era de se imaginar, há aquelas épocas do ano em que a planta floresce mais naturalmente. No caso dessa versão do jasmim, essa época acontece entre a metade da primavera e o verão, quando as temperaturas estão mais elevadas e a planta encontra o cenário ideal para o seu crescimento.

Mudas da Flor Jasmim-Amarelo

A jasmim-amarelo é uma flor muito bonita e, dessa maneira, é natural que as pessoas queiram exemplares da planta que gera essas flores. Para tal, é necessário fazer mudas desse modelo de jasmim. No caso, pode ser muito interessante esperar a principal fase de floração da planta acabar para fazer as mudas.

Uma vez terminada a fase de floração da jasmim-amarelo, o que deve acontecer ao fim do verão, é preciso retirar estacas de 15 a 20 centímetros. Trate de retirar as folhas localizadas mais para a base da planta, pois, dessa forma, será possível realizar o plantio mais tarde. Depois, enterre a estaca em solo fértil, que contenha matéria orgânica de muita qualidade para fornecer todos os nutrientes à muda nessa fase inicial de transferência.

Mudas da Flor Jasmim-Amarelo
Mudas da Flor Jasmim-Amarelo

Trate também de realizar regas frequentes no começo da transposição, o que é necessário para o crescimento ideal dessa cultura. Pode ser interessante, ainda, esperar algum tempo até trocar a terra da jasmim-amarelo após a fase de plantio da muda. Isso porque, nesse primeiro momento, é necessário que a jasmim tenha estabilidade para dar prosseguimento ao seu crescimento. Portanto, trocar a terra pode ser negativo.

Uso da Flor Jasmim-Amarelo No Paisagismo

É bastante comum que a jasmim-amarelo seja usada para o paisagismo, já que a sua beleza e o seu amarelo forte atraem a atenção das pessoas.

Dessa maneira, a planta muitas vezes é utilizada como ponto focal de um determinado jardim, atraindo os olhares de todos. Porém, também é possível ter a jasmim-amarelo como cerca viva, fazendo parte de muros ou de divisórias. Isso porque, se bem direcionada ao longo da fase de crescimento, a flor jasmim-amarelo pode ser muito bem usada como uma trepadeira. Um detalhe interessante dessa planta é que as flores caem, dando um tom muito belo ao todo.

Assim, quando atinge ao menos parte do seu potencial de crescimento – vale lembrar que a jasmim-amarelo pode chegar aos 3 metros de altura – , o visual da planta dá um diferencial ao jardim.

Outro maneira muito comum de uso para a flor jasmim-amarelo é para o preenchimento de espaços vítimas da erosão, onde há grandes buracos ou, então, barrancos. Como a jasmim-amarelo se adapta bem a tais espaços, sendo uma planta em que as flores gostam de crescer também para baixo, o visual final acaba por ser muito bonito e por chamar muito a atenção.

Veja também

Frutas que Começam com a Letra H: Nome e Características

As frutas são alimentos extremamente populares. Variam entre os sabores adocicado, cítrico, travoso e amargo. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *