Home / Plantas / Jardim Com Azulzinha: Ideias de Como Montar e Fotos

Jardim Com Azulzinha: Ideias de Como Montar e Fotos

Uma flor muito comum e conhecida por muitas pessoas é a azulzinha. Essa flor pode ser facilmente encontrada em diversos jardins residenciais e até corporativos. Elas são delicadas e belas, chamam a atenção de muitos pois sua singeleza e simplicidade são atrativos.

Apesar de não serem grandes ou muito ornamentadas, elas são lindas. Quando estão em arranjos em grupos são ainda mais bonitas e tem o poder de trazer vida e cor para onde elas estão. Além desses aspectos, elas não exigem muitos cuidados específicos, pelo contrário, o plantio e cultivo é muito tranquilo e simples. Vamos conhecer melhor a azulzinha, e ver dicas de como arranjá-las em jardins ou canteiros.

Azulzinha: Características

Como o nome já diz, a cor predominante dessas flores é azul. Essa cor é tão forte que em certas épocas pode até ser confundida com violeta. As pétalas dessa flor são arredondadas e não pontiagudas. As flores são pequenas e devem chegar ao máximo de 5 centímetros de diâmetro. A planta no geral também não cresce muito, são chamadas de plantas ou flores rasteiras, pois elas crescem para os lados e não para cima.

Esses dados e características são muito importantes para o manejo dessas espécies em jardins. Isso porque o fato de elas serem plantas rasteiras impede que elas sejam colocadas em jardins verticais, por exemplo. Elas são muito usadas por paisagistas e floristas, sua cor forte e certeira é um equilíbrio para seus traços e formatos tão simples. Elas podem facilmente ser plantadas em apartamentos, escritórios, jardins, podem ser utilizadas para arranjos, decorações, enfim. Há uma infinidade de opções.

Flor Azulzinha Características

São plantas herbáceas, ou seja, o caule dela é maleável, diferente dos caules lenhosos que são endurecidos. Essas plantas são muito ramificadas, crescem muito rápido e chegam a ser invasivas, ainda mais quando estão em ‘bando’. Sua proliferação é rápida e em alguns anos elas tomam o lugar em que estão.

As flores são pequenas, singelas. Elas tendem a abrir durante a manhã e fechar-se durante a noite, seu florescimento se mantém durante todo o ano sendo bem mais intenso durante a primavera.

Como Montar: Cultivo e Cuidados

Jardins com azuizinhas são muito comuns, isso porque a simplicidade de suas formas orna praticamente com qualquer planta mais exuberante e chamativa. O único conceito a ser melhor trabalhado são as cores. Essas flores são muito utilizadas para diversos fins, mas a maior utilização dela é para preenchimento de espaços planos, pois, como mencionamos, elas são plantas rasteiras, de rápido crescimento e preenchimento do solo, elas também são arranjadas em bordaduras de jardins e delimitação de espaços.

Gostou? Já deve estar pensando em como essa flor ficaria no seu quintal ou jardim, saiba que ela é uma ótima escolha para qualquer um deles! Entenda melhor sobre a plantação e o cultivo da azulzinha.

Onde Plantar Azulzinha

Local: São plantas nativas do Brasil, ou seja, o clima que ela gosta é o clima tropical. Elas não se desenvolvem muito bem em baixas temperaturas e geadas podem ser fatais. Portanto, para escolher um bom local para planta-la, analise o quanto ela estará exposta e observe também o clima de sua cidade.

As azuizinhas se identificam muito com cidades litorâneas. Facilitando, escolha lugares onde ela terá sol pleno, essa exposição fará seu florescimento acontecer com muito mais facilidade. Caso não consiga um lugar muito aberto, se certifique de que ela será exposta a meia-sombra.

Solo Para Plantar Azulzinha

Solo: Para a preparação do solo, misture adubo orgânico, areia e terra. Essa mistura permitira que o solo fique bem drenado, rico e preparado para receber a planta. Para a manutenção, de dois em dois anos adicione o adubo liquido, mas sempre com cuidado para não machucar as raízes da planta.

Solo Para Plantar Azulzinha

Adubos podem ser encontrados em casas de ração, casas de paisagismo e botânica. Existem diferentes tipos de adubos para plantas diferentes, o adubo certo para essa é o NPK 4-14-8. A adubação deve sempre ser feita com cautela pois são elementos fortes que podem queimar a raiz da planta se forem mal manuseados.

Como Regar Azulzinha

Rega: A quantidade de água vai depender muito de onde sua planta está localizada e o clima da cidade em que você está. Basicamente, se você mora num lugar mais frio e seco, essas regas devem ser mais constantes, mas, se você mora num lugar mais quente e úmido as regas podem ser mais espaçadas. O que vai definir isso é o clima e o solo.

Para saber se a planta realmente precisa ou não de água, faça um teste simples. Insira um graveto ou até mesmo seu dedo no solo, caso volte úmido e sujo, significa que o solo não precisa ser regado, mas caso volte seco e sem terra, ele precisa de água. Esse teste serve para qualquer tipo de planta.

Propagação da Azulzinha

As azuizinhas já se propagam com muita facilidade por si só. Elas ramificam muito rápido e suas próprias ramificações podem se fixar no solo e enraizarem para uma nova planta, portanto, a propagação acaba sendo natural e muito eficaz. Mas caso queira reproduzi-la em outro canto que ela não chegaria com suas ramificações, a propagação pode ser feita por estaquia, divisão do caule e por sementes.

Qualquer que seja o método escolhido, a plantação é muito simples. Elas precisam simplesmente do solo preparado como citamos e muita atenção no começo em relação as regas. Depois de um tempo ela se acostuma com o clima, se adapta ao solo e se desenvolve com facilidade. Uma curiosidade super interessante sobre essa planta é que elas retém bastante água.

As pétalas e folhas possuem um aspecto aveludado que impede que a planta perca água com facilidade. Além disso elas gosta de sal! Mas calma, não precisa colocar sal nelas, isso significa que elas se identificam melhor com o solo salinizado, como das praias. Por isso, um dos lugares mais comuns de se encontrar azuizinhas é em litorais brasileiros, pois é o lugar perfeito em questão de clima, solo e temperatura para que ela cresçam e desenvolvam.

Veja também

Tudo Sobre a Planta Cíclame: Características da Flor e Fotos

Cíclame, também conhecida como cyclamen ou cíclame-da-pérsia, é uma planta que tem origem nos continentes …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *