Home / Plantas / História da Flor Coreópsis, Origem da Planta e Significado

História da Flor Coreópsis, Origem da Planta e Significado

Flores profusas, geralmente em tons de amarelo, durante um longo período no meio do verão tornam a coreópsis uma ótima opção de planta nativa para jardins e recipientes perenes.  Essa planta perene tem ainda mais a oferecer – baixa manutenção com poucas pragas de insetos ou problemas de doenças, se houver.

Os únicos problemas são que, ao fazer isso, você obtém menos flores e elas podem semear por todo o jardim onde não as deseja. Um compromisso  é mantê-los cortados durante a estação, para mais flores, mas deixá-los semear no outono para os pássaros. Você pode, então, ter que eliminar facilmente algumas mudas na próxima primavera, se elas semearem.

História da Flor Coreópsis, Origem da Planta e Significado

Flor Coreópsis
Flor Coreópsis

Coreópsis  (dito como  “core-ee-OP-siss” ) – o nome pelo qual é mais conhecido – também tem o nome comum de “tickseed”, pela semelhança entre sementes e carrapatos. Este é um bom exemplo de um nome comum que realmente não faz justiça a uma flor maravilhosa que pertence à família das margaridas ou áster (Asteraceae).

O nome “coreópsis” também se refere às sementes, oriundas das palavras gregas “koris” que significam inseto e “opsis” que significa “como inseto”.

Coreópsis era popular há algumas décadas, quando principalmente as espécies eram vendidas e havia apenas algumas seleções. Os que os cultivavam eram os entusiastas originais das plantas nativas.

Nos últimos anos, a coreópsis se tornou muito mais popular, cultivada e vendida graças, em parte, à criação de muitas novas formas. Existem pelo  menos 80  espécies diferentes de coreópsis e muitas seleções e híbridos deles. Cerca de metade das espécies são nativas da América do Norte e a outra metade da América Central ou do Sul.

Como Cultivar

Coreópsis Cultivada em Jardim
Coreópsis Cultivada em Jardim

O solo desempenha um papel importante na resistência do inverno. Coreópsis sobrevive muito melhor em solos arenosos e aqueles que ficam secos durante o inverno, em vez de ficarem muito molhados. O teste de 94 diferentes coreopses em Cuba, em Delaware, descobriu que aqueles que se espalham por caules subterrâneos (rizomas) têm muito mais probabilidade de hibernar com sucesso do que aqueles que formam aglomerados.

Variedades de Coreópsis

Uma variedade de coreópsis perene muito popular é a  coreópsis de flores grandes grandiflora. Começa a florescer no início do verão e, com o desbaste das folhas e flores mortas, deve produzir mais flores de laranja a amarelo durante todo o verão.

O coreópsis perene da  lanceleaf  (lanceolata) é outro nativo do sul, mas também é encontrado no meio-oeste e é naturalizado nos estados do nordeste.  Estas dua variedades, em muitos aspectos, são semelhante ao demais parentes de flores grandes e podem hibridar com eles. Estes, porém, podem ter vida mais longa e tem a maioria de suas folhas na base das plantas.

A   espécie coreópsis rosea é nativa da Nova Escócia, portanto, apresenta melhor desempenho nas  zonas de climas temperados. Algumas de suas seleções ou híbridos podem não ser tão resistentes ao inverno.  Geralmente a forma anã da espécie tem menos de um pé de altura, as flores de verão rosa  têm centros amarelos. Tem folhas finas, como linhas.

Talvez a semente perene mais popular seja a  coreópsis verticillata, como o próprio nome indica, suas folhas são semelhantes a fios. É uma das coreopses mais altas, chegando a 18 a 36 polegadas de altura e precisando 2 a 3 pés para se espalhar. Fornece flores amarelas de verão. Além destas variedades há uma série de híbridos dessas e de outras espécies, alguns cujas  matrizes são desconhecidos, fornecendo uma variedade de cores  desde o vermelho ao rosa, amarelo ao dourado e até branco.

Características Genéricas

Coreópsis é uma flor silvestre perene, com flores visivelmente ensolaradas. A flor consiste em uma cabeça densa de florzinhas de disco amarelo-laranja , cercadas por florzinhas de raio amarelo brilhante. Os raios têm quatro lóbulos ou são entalhados. O caule da flor surge de uma roseta basal semelhante a um monte de folhas em forma de lança (dar à planta o epíteto da espécie e o descritor em seu nome comum). As folhas são de cor verde-grama e tornam-se lobadas à medida que sobem no caule. Eles estão dispostos de maneira oposta .

Coreópsis No Vaso
Coreópsis No Vaso

As carraças de coreópsis normalmente florescem na primavera e, às vezes, no verão. Ocorre naturalmente em montes de areia úmidos, pântanos e nas margens do pântano.Os habitats incluem campos antigos, bosques abertos e secos, pradarias secas, clareiras de calcário, bancos de areia, penhascos, direitos de passagem e perturbações das estradas de ferro.

O Gênero Bidens

Espécie de Flor do Gênero Bidens
Espécie de Flor do Gênero Bidens

Bidens , também chamado de mendigo-carrapato, é um gênero cosmopolita de ervas daninhas da família Asteraceae, composto por cerca de 230 espécies. Bidens plantas são diversamente conhecido como broca de calêndula, sticktights, e Tickseed girassóis. Eles são caracterizados por frutas com duas a quatro cerdas farpadas que se prendem a casacos de animais ou a roupas humanas. Alguns dividiram folhas com segmentos dentados e flores de raio longo; outros têm folhas em forma de lança e flores de raio curto, ou nenhuma. A maioria tem flores de disco amarelas e pelo menos uma espécie, B. ferulaefolia , é cultivada como um jardim ornamental.

A Família Asteraceae

A característica geral mais óbvia e notável de Asteraceae é que o as flores são agrupadas caracteristicamente em inflorescências (cabeças) que se assemelham superficialmente a flores individuais. Cada uma dessas cabeças é normalmente legendada por um involucro de pequenos folhas (brácteas). Além disso, em mais da metade dos membros da família, as flores na fileira mais externa ou mais fileiras da cabeça têm um corpo modificado, principalmente plano e alongado, uma corola que se assemelha a uma pétala individual da maioria das outras flores. Assim, as “pétalas” de uma margarida ou girassol são na verdade as flores mais externas da cabeça. Uma inflorescência dessa família pode ter mais de 1.000 flores individuais (chamadas florzinhas), e as cabeças podem ser agrupadas em arranjos secundários mais complexos, chamados capitulescências.

As folhas de Asteraceae são simples ou ocasionalmente compostas e seu arranjo ao longo do caule pode ser oposto, alternado ou torcido. A única semente ou fruta (chene ) tem uma cobertura externa dura e geralmente é acompanhada de sépalas reduzidas a um anel de pelos, escamas ou cerdas, conhecido como papus. Os pappi de Taraxacum officinale, parecidos com um pára-quedas (dente de leão ) exploram correntes de vento para facilitar a distribuição de sementes, enquanto outros gêneros, como Bidens (mendigo-carrapato), empregam toldos de pappus farpados para utilizar o movimento de animais no transporte de sementes.

Veja também

Hibisco Gigante: Como Cultivar, Podar, Tamanho, Preço e Fotos

O hibisco é uma das mais belas plantas encontradas na natureza. Suas atraentes flores chamam …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *