Home / Plantas / Girassol Curiosidades e Fatos Interessantes

Girassol Curiosidades e Fatos Interessantes

Os girassóis são conhecidos por evocar uma sensação de positividade por causa de suas grandes flores amarelas. Eles são altos, mais altos do que muitas outras flores de jardim, e sempre parecem conferir contentamento a nosso dia.

Você pode até já ser fã dessas flores ensolaradas conhecidas, mas você sabia que os girassóis podem crescer mais de três metros e meio de altura em apenas seis meses, por exemplo?

Milhares de Pequenas Flores

As icônicas pétalas amarelas e os centros castanho-escuros são, na verdade, flores individuais. Ali pode haver uma composição com mais de duas mil florzinhas formando aquela que parece ser uma única clássica flor de girassol.

Falando do interior de um girassol, na verdade é feito de flores menores; as pétalas externas são conhecidas como florzinhas de raios. As sementes no meio têm órgãos sexuais masculinos e femininos e podem produzir sementes. Eles se auto polinizam ou atraem o pólen do vento e dos insetos.

Colheita da Manhã

Tem quem ame colher flores para vasos que enfeitarão o ambiente dentro de casa ou pra composição de um belo buquê pra presentear alguém com carinho. e geralmente colhemos logo pela manhã, habitualmente. Continue assim, principalmente com girassol. Se você esperar pra colher girassol até a tarde, eles podem murchar. A melhor colheita é mesmo pela manhã.

Se você planeja cortar suas flores para colocar em um vaso, corte-as pela manhã e em um ângulo. Em seguida, coloque-os na água. Certifique-se de mudar a água todos os dias para ajudar seus girassóis a ficarem belos e frescos.

Natividade Americana

Os girassóis são nativos das Américas e foram domesticados por volta de 1000 AC. E tem se popularizado a cada dia mais, à medida que a sociedade se dá conta do valor do cultivo de girassóis, que ainda são colhidas muito mais pelas sementes do girassol (e o óleo que você pode fazer a partir delas). No Brasil, o maior estado produtor do girassol é Mato Grosso.

Sementes de Girassol
Sementes de Girassol

A Fauna Alada Agradece

Um girassol seco faz um alimentador de pássaros único e natural. Nossos amigos alados também gostam de lanchar sementes de girassol igualzinho a nós. E você pode ajudar nisso fazendo um balancinho com girassol seco pra alimentá-los em seu jardim! E quando os passarinhos comerem toda a semente do girassol seco, você ainda pode usar a cabeça do girassol como uma ferramenta de lavagem natural!

Pássaro Comendo Semente de Girassol
Pássaro Comendo Semente de Girassol

Sementes de Girassol

Um dos componentes mais desejáveis do girassol no mundo inteiro, entre humanos e passarinhos, são as suas sementes. Mas não há motivos pra se preocupar com quaisquer escassez. Cada girassol pode conter entre 1.000 e 2.000 sementes. Portanto, há ainda toneladas de sementes pra satisfazer passarinhos e humanos famintos.

 

Valor Nutric

Valor Nutricional

Historicamente, eles foram usados para medicina, corante, comida e óleo. O óleo de girassol é embalado com cálcio e ferro e contém vitaminas A e D. Os girassóis atraem as abelhas, tornando-as úteis em áreas onde as pessoas são apicultoras e procuram atrair mais abelhas.

Girassol Atraí Abelhas
Girassol Atraí Abelhas

As Roupas Variadas do Girassol

Quando falamos de girassol, só vem a mente aquela linda única flor amarela vibrante que surge naquele caule comprido, não é mesmo? Mas existem cerca de 70 espécies de girassóis. Seu nome de gênero é helianthus (que vem das palavras gregas para “sol” e “flor”). Enquanto muitas variedades parecem brilhantes e alegres, suas formas podem ser bem diferentes.

Ela Gira Mesmo, Sabia?

A palavra girassol vem do italiano ‘girassole’, que significa “gira com o sol”. E ela gira mesmo, sabia? Em sua fase inicial, os girassóis literalmente procuram e acompanham o “movimento leste-oeste do Sol”. Essa reação é chamado de heliotropismo.

Girassol Girando
Girassol Girando

Alturas Impressionantes

Como já dissemos, dentro do gênero helianthus há muitas espécies diferentes de girassóis, com diversas formas e tamanhos diferentes. Há variedades pequeninas e arbustivas, e há variedades como essa tradicional que desenvolve essa flor alta.

Tamanho do Girassol
Tamanho do Girassol

Lembra quando falamos no início de um girassol com mais de 3,50 m? Há vários exemplos de pessoas com plantas de girassol com tamanhos impressionantes. Há um vídeo da internet de um girassol no interior de São Paulo que provavelmente tem quase 4 m.

Importância Ecológica

Girassóis não são apenas rostos bonitos e não servem só por causa do valor nutricional; os girassóis são realmente bons em absorver toxinas também. Milhões foram plantados depois que o tsunami devastador destruiu reatores na usina nuclear de Fukushima, no Japão.

Girassóis foram plantados para ajudar a absorver a radiação nuclear. Girassóis podem remover toxinas, como chumbo, arsênico e urânio, do solo contaminado. Eles são um descontaminador natural de solos e foram usados para limpar o solo em alguns dos maiores desastres ambientais do mundo.

Olha Como Você Cresceu!

Quem é pai ou mãe, em algum momento já deve ter feito aquela brincadeira de medir a altura do filho com fita métrica, não é mesmo? E as crianças gostam! Há países em que os pais divertem os filhos fazendo essa comparação com girassóis.

Criança Plantando Girassol
Criança Plantando Girassol

Visto que muitas das espécies tem crescimentos bem rápidos, muitas crianças se divertem junto a seus pais comparando seu desenvolvimento com os da planta. Há pais que compram girassóis pra plantar no dia de aniversário de seus filhos!

De que Tipo Você Gosta?

Se você estiver procurando por um girassol mais curto, você pode querer escolher a variedade helianthus annuus var ‘teddy bear’ à medida que amadurecem a cerca de um metro de altura.

Se você estiver procurando por uma flor de tamanho médio, as variedades helianthus sunbeam seriam uma ótima escolha. Estas flores vão chegar a uma altura de cerca de cinco metros de altura e vai crescer uma flor para cerca de cinco centímetros. Estas flores têm um meio amarelo dramático e contribuem para grandes centros de mesa.

No entanto, se você estiver procurando por esses girassóis imponentes, a variedade helianthus annuus autumn beauty pode crescer até 02 metros de altura e ter uma flor de cerca de 15 centímetros de tamanho.

Vamos Comer Umas Sementes?

Você notará que sua flor estará pronta para colher quando a cabeça começar a cair e as sementes começarem a secar e ficarem marrons. Pegue as sementes da flor e mergulhe em água e sal durante a noite. Asse as sementes de girassol no forno a cerca de 200 – 250 graus por 30 a 40 minutos ou até dourar.

Veja também

Quais São Os Benefícios E Malefícios Da Framboesa?

A framboesa é uma fruta doce, levemente ácida e suculenta. De cor vermelha escura, a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *