Home / Plantas / Gerânio Ereto: Como Cultivar, Podar, Características e Fotos

Gerânio Ereto: Como Cultivar, Podar, Características e Fotos

Gerânio ereto, cujo nome científico é Pelargonium × hortorum, são tipicamente cultivados como plantas de cama ou de contêiner, onde crescem em montes arbustivos de quase um metro de altura. Os híbridos estão disponíveis nas variedades de sementes e variedades vegetativas.

Características do Gerânio Ereto

As flores aparecem em cachos  no topo de longos caules floridos durante a estação de crescimento. As flores vêm em uma ampla gama de cores, incluindo vários tons de vermelho, roxo, rosa, laranja e branco. Folhas ricas, de cor verde médio, arredondadas a rins, geralmente, mas nem sempre, com faixas zonais circulares escuras que dão origem ao nome comum. Os gerânios zonais são híbridos complexos com Pelargonium zonale e Pelargonium inquinans como pais dominantes.

Eles são caracterizados por grandes flores em forma de bola e são tipicamente plantados como anuais, onde podem sobreviver aos invernos amenos e se tornar perenes.  Gerânios de jardim comuns parecem prosperar em canteiros e recipientes. Eles preferem ambientes com sol pleno ou sombra parcial e não devem ficar com água demais.

Cultivo de Gerânio Ereto

Gerânio ereto pode ser cultivado diretamente no chão ou em recipientes que podem ser afundados até a borda em áreas de jardim ou em recipientes, cestos pendurados ou caixas de janelas. No chão, cultive em solos organicamente ricos, com umidade média e bem drenados, com pH neutro a ligeiramente alcalino. Regue regularmente durante a estação de crescimento. Exponha em pleno sol, mas providencie alguma sombra clara no calor do dia. Desbaste prontamente  hastes da floração antigas para promover floração adicional e manter a aparência da planta.

Cultivar Gerânio Ereto
Cultivar Gerânio Ereto

Embora as plantas possam passar o inverno em ambientes fechados, muitos jardineiros simplesmente as cultivam como plantas anuais e recompram novas plantas a cada primavera. Se desejar hibernar, várias opções estão disponíveis:  como planta de casa, trazendo recipientes para dentro de casa no outono antes da geada e colocando em uma janela brilhante, ensolarada, mas fria, com pouca rega ou  como planta adormecida, trazendo os recipientes para dentro antes da primeira geada e colocando-os em um canto escuro e fresco do porão ou na área livre de gelo de uma garagem. O inverno hibernado adormecido é geralmente aconselhável para promover a floração mais vigorosa na estação seguinte.

Os gerânios eretos podem ser difíceis de crescer bem em climas quentes e úmidos de verão, com chuvas fortes periódicas, solos pouco drenados apodrecem inevitavelmente as raízes.  As plantas são suscetíveis a manchas nas folhas e mofo cinza. Preste atenção a moscas-brancas e pulgões, principalmente em plantas de interior. Lagartas podem fazer buracos nas folhas.

Variedades de Gerânios

Os gerânios de hera (Pelargonium peltatum) são um dos próximos tipos mais comuns de gerânio. No entanto, como sua aparência difere dos gerânios eretos de jardim,  podem ser confundidos com uma planta diferente. Eles são reconhecidos por suas folhas verdes grossas e brilhantes, semelhantes às de uma planta de hera. Em vez de flores na vertical, em forma de bola (como as produzidas por gerânios eretos de jardim), essas plantas têm flores à direita, tornando-as ideais para caixas de janelas, cestos e bordas. As cabeças de suas flores são menores. Eles prosperam em um solo úmido e devem receber luz solar filtrada ou alguma sombra se plantados em uma zona de temperaturas altas.

Os gerânios com folhas perfumadas (Pelargonium domesticum) são valorizados por sua folhagem abundantemente perfumada e produzem apenas pequenas flores em comparação com outros tipos. As formas das folhas podem ser arredondadas, rendadas ou serrilhadas. Eles deliciam os sentidos com aromas como maçã, limão, hortelã, rosa, chocolate e citronela – que é conhecida como planta de mosquito. Eles prosperam em recipientes com condições de cultivo e cuidados semelhantes aos gerânios eretos de jardins.

Como Propagar Gerânios Eretos

A propagação é uma das maneiras mais fáceis de apreciar as flores do seu gerânio na primavera seguinte. Comece cortando um pedaço de 10 a 15 cm. logo acima do nó ou da junta no caule da planta. Mergulhe a peça em uma solução hormonal de raiz para estimular o crescimento e plante-a em um pequeno recipiente cheio de uma mistura grossa de envasamento. Cuide de que este solo seja úmido, mas não molhado. Você pode plantar várias estacas em um recipiente, se desejar.

Mantenha as estacas em uma área onde elas recebam bastante luz solar e regue o recipiente quando o solo começar a secar. Você deve começar a ver um novo crescimento e um sistema radicular em quatro a seis semanas. A partir deste ponto, cuide do novo bloomer como se fosse um gerânio maduro e depois pote ao ar livre na primavera.

Gerânio Ereto Roxo
Gerânio Ereto Roxo

Uma segunda opção é passar o inverno toda a planta. O armazenamento de plantas adormecidas é uma das práticas mais antigas e respeitadas pelo tempo de gerânio no inverno, e é bastante simples. Você começará desenterrando os gerânios no seu quintal, raízes e tudo. Agite-os ao ar livre para se livrar de qualquer excesso de sujeira. Em seguida, corte as hastes de volta em pontas de três polegadas e remova a folhagem restante, flores ou mofo.

Após a poda, guarde as hastes de gerânio e os sistemas radiculares em uma caixa de papelão no porão ou em uma área fresca e seca. Você pode colocar quantos gerânios em uma caixa, conforme necessário. Verifique-as a cada poucas semanas. Se vir mofo, corte-o para evitar que se espalhe de uma planta para outra. Quando a primavera chegar, replante os gerânios no chão ou em recipientes externos e cuide deles normalmente.

Talvez a maneira mais fácil de passar o inverno com seus gerânios seja trazê-los para dentro de casa para continuar crescendo e florescendo. Se você tem gerânios que já estão em vasos em recipientes de tamanho gerenciável, basta trazê-los para dentro de casa. Se seus gerânios forem plantados no chão ou em recipientes gigantes ao ar livre, coloque-os em recipientes pequenos e fáceis de mover antes de entrar. Você deseja posicioná-los em um local que receba muita luz e continue a regar conforme necessário.

Gerânio Ereto Rosa
Gerânio Ereto Rosa

É melhor trazê-los para dentro antes que as temperaturas caiam para um nível invernal para dar tempo para se ajustarem ao clima e à umidade internos. Observe que as flores podem não ser tão vibrantes ou prolíficas durante os meses de inverno; no entanto, enquanto a planta continuar a ter um novo crescimento, sua robustez deverá retornar na primavera quando for recolocada no exterior.

Veja também

Como se Faz Saião com Leite? Para que Serve?

O saião (nome científico Kalanchoe brasiliensis) é uma planta medicinal que também pode ser conhecida …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *