As flores são parte central da dinâmica da natureza em todo o mundo, já que possuem importância muito grande para todo o ciclo natural. Dessa maneira, é comum que as flores sejam usadas para gerar a dispersão de culturas por muitas áreas do globo. Tudo isso é muito importante para que a vegetação natural siga crescendo para novas áreas, tomando novos locais e mantendo o ciclo da natureza em frequente atividade.
Portanto, há algumas maneiras de separar as flores em grupos, algo que pode ser feito de inúmeras formas distintas. Assim, uma dessas formas se dá com a separação a partir da letra inicial de cada flor. É dessa forma que se consegue separar as flores que iniciam com a letra V, por exemplo, já que esse grupo possui algumas das mais conhecidas e belas flores do planeta Terra.
Quem não conhece uma violeta? E uma verônica? Todas plantas belas e famosas em todo o mundo. Portanto, se você tem interesse em aprender um pouco mais sobre o universo das flores que iniciam com a letra V, mantenha a atenção e veja abaixo mais informações muito importantes para a construção do seu conhecimento.
Violeta
A família das violetas possui muitas espécies, mas todas têm ligações fortes com aquelas violetas mais famosas que todos conhecem ao redor do planeta. Dessa forma, existem cerca de 900 espécies de violetas em todo o mundo, sendo que muitas nasceram a partir da intervenção do homem, embora as características ainda sejam predominantemente semelhantes.
Logo, a violeta possui ramos pequenos, o que ajuda muito quando se trata de cultivar essa flor. Assim, há muitas pessoas que têm a violeta em suas casas, em pequenos vasos, pois a facilidade para tal é muito grande. Ademais, a violeta é mais comum nas regiões tropicais do planeta, algo que transforma o Brasil em um grande lar para o desenvolvimento e o crescimento das plantas.
A violeta, dessa maneira, pode chegar até os 15 centímetros de altura, com uma raiz tida como carnuda e perene. As flores da violeta possuem um aroma muito doce, o que ajuda a explicar o fato de a planta ser tão utilizada para a produção de aromatizantes naturais de diversos tipos. Dessa maneira, é interessante notar como a violeta também se mostra útil quando se trata da ornamentação de ambientes, sendo uma queridinha dos paisagistas, inclusive daqueles profissionais brasileiros.
Verônica
A verônica é, também, uma das plantas mais populares do mundo. Com flores de cor violeta, essa planta se mostra uma trepadeira, o que ajuda a explicar a facilidade com a qual a verônica se adapta aos ambientes ao redor. É muito comum, por exemplo, que exemplares da verônica possam se expandir até alcançar o sol ou em busca de nutrientes, duas das coisas fundamentais quando se trata de plantas e do seu crescimento pleno.
Comum na Europa, a verônica até existe no Brasil, mas não se mostra tão popular quanto outras plantas. O fato de a planta não gostar muito de áreas quentes ajuda a explicar esse fato, já que no Brasil encontra apenas um ambiente ideal para o seu desenvolvimento na região Sul, onde o clima é ameno e a verônica pode se expandir como gosta.
Na Europa, a planta é comum nas regiões mais frias da Espanha e de Portugal, mostrando as suas flores nos momentos mais agudos do inverno. As suas folhas são pontiagudas, para evitar o acúmulo de neve sobre elas, embora a verônica, quando livre na natureza, seja muito comum em áreas de árvores altas e grandiosas. Portanto, muitas vezes as geadas sequer chegam até a planta.
Verato
A verato é uma planta muito usada para a ornamentação de ambientes, pois possui flores azuis em tom muito bonito. Além disso, a planta ainda pode ser usada para fins medicinais, mas nem todas as partes servem para tal finalidade. No caso, as raízes é que funcionam bem para o tratamento de alguns problemas de saúde.
Logo, antes de pensar em usar a verato para fins medicinais, saiba que algumas outras partes da planta são tóxicas. A flor, por exemplo, possui toxicidade e era usada no passado como uma forma de veneno, sendo colocada muitas vezes nas pontas das flechas. A árvore que dá origem à flor verato pode chegar até a 1 metro de altura, não demonstrando ser muito grande. Essa planta é comum em grande parte da Ásia, mas também na Europa, possuindo origem indefinida entre algum lugar dos dois continentes.
Ao optar por ter uma verato em sua casa, tenha cuidado com as crianças e com os animais, pois a planta é muito tóxica e pode matar em pouco tempo. Logo, deixe o vaso com a verato em uma posição alta, distante de ambos. Ou, caso realize a plantação no jardim, mantenha a verato em um local de acesso mais complicado, como uma encosta.
Visnaga
A visnaga é mais uma das belas plantas ornamentais que começam com a letra V, mostrando como esse grupo de plantas pode ser grande e abrangente. Com flores brancas muito bonitas, a visnaga é nativa do continente africano, por mais que atualmente já seja comum em muitos países de todo o mundo. A flor, por ser branca, pode encaixar muito bem em diversos tipos de decoração, o que ajuda muito o trabalho do paisagista e faz com que tudo seja ainda mais simples para esse profissional.
Ademais, a visnaga pode ser usada para muitas coisas, incluindo a produção de óleos essenciais, algo cada vez mais comum no Brasil. A visnaga tem sido muito usada em todo o mundo como um remédio para combater as pedras nos rins, além de servir ainda para outras finalidades. A visnaga pode ser usada também por pessoas com asma, como uma forma de reduzir a dependência de outros produtos.
Todavia, há relatos de que a planta pode causar problemas quando usada em doses elevadas, então é fundamental ter o controle sobre o seu uso. Em todo caso, a visnaga pode ser útil de inúmeras maneiras diferentes, bastando que as pessoas saibam usar a planta.