Home / Plantas / Ficha Técnica da Flor Pentstemom: Raiz, Folhas e Caule

Ficha Técnica da Flor Pentstemom: Raiz, Folhas e Caule

Você já ouviu falar sobre a flor Pentstemom ?

Pois bem, mesmo não sendo tão conhecida no Brasil, a espécie é bastante difundida nos Estados Unidos. A espécie trata-se é um híbrido resultante do cruzamento entre as espécies Pentstemom hartwegii, Pentstemom cobaea e Pentstemom gentianoides.

Seu nome científico é Pentstemom x gloxinioides.

Neste artigo, você conhecerá um pouco mais sobre o gênero Pentstemom, mais precisamente sobre a Pentstemom x gloxinioides.

Então venha conosco e boa leitura.

Ficha Técnica da Flor Pentstemom: Classificação Botânica

A classificação científica para a flor Pentstemom obedece à seguinte categorização:

Reino: Plantae;

Clado: Traqueófito;

Clado: Angiospermas;

Clado: Eudicotidae;

Clado: Asterids;

Ordem: Lamiales;

Família: Plantaginaceae;

Tribo: Cheloneae;

Gênero: Penstemon;

Espécie: Pentstemom x gloxinioides.

O clado Eudicotidae (também chamado de Dycotiledoneae ou eudicots) é considerado o maior clado de angiospermas Ao todo, são mais de 145.000 espécies e 350 famílias. A característica mais famosa e notável nestes vegetais é a presença de pólen trilobado.

Observação: Entende-se por clado um grupamento monofilético, ou seja, grupo de táxons formado por um ancestral comum, bem como seus demais descendentes lineares.

Os vegetais angiospermos, também podem ser conhecidos pelos nomes de angiospérmicos, antófitos ou magnoliófitos. Apesar de ambos serem classificados como clados, o grupamento das angiospermas está hierarquicamente superior ao grupamento das eucotiledôneas.

Ao todo, são quase 250 mil plantas angiospermas- número que corresponde a aproximadamente 90 % das espécies vegetais presentes na atualidade.

No clado dos Asterídeos, estão presentes os vegetais cuja flor recebe grande destaque, a exemplo da lavanda, jasmim, girassol e outras.

Gênero Penstemon

O gênero Penstemon em si possui cerca de 250 espécies (embora alguns literaturas possam referir quase 500 espécies), entre as quais, grande parcela é composta por híbridos.

Gênero Penstemon
Gênero Penstemon

A distribuição geográfica envolve exclusivamente a América do Norte (anteriormente acreditava – se existir uma espécie asiática, porém a mesma foi agrupada em um gênero separado). O hábitat é extremamente variável, uma vez que envolve desde desertos abertos até florestas úmidas e curiosamente zonas alpinas.

Este gênero foi descrito pela primeira vez no ano de 1748.

Ficha Técnica da Flor Pentstemom: Raiz, Folhas e Caule

O vegetal como um todo é herbáceo, ramificado na base e com poucos ramos eretos. Possui folhas de formato lanceloado e coloração verde clara. Possui um estame infértil.

A média para a altura desta planta está compreendida entre 60 centímetros a 1,20 metros. Em relação às demais espécies do gênero, a média de altura apresenta variação ainda maior, visto que compreende desde 3 centímetros até quase 3 metros.

As flores estão dispostas no conjunto de inúmeras inflorescências grandes e terminais. As flores possuem formato de sino ou tubo com coloração rosa, avermelhada, rosa esbranquiçada ou ainda branca com bordas rosadas.

O período de floração é na Primavera, Verão e Outono.

São vegetais classificados como perenes, ou seja, com ciclo de vida longo (no caso, superior a 2 anos sazonais).

Plantio de Pentstemom: Dicas Básicas

Este vegetal fica bem em canteiros, também possui facilidade de adequação a vasos e jardineiras.

O cultivo deve ser realizado em solo fértil e rico em matéria orgânica, em um local que haja grande incidência de luz solar. As regas devem ser regulares.

Curiosamente, por vezes pode se dar bem em solos pobres, no entanto, sempre demanda condições alcalinas e uma drenagem regular.

Uma dica para acelerar o restante do processo de floração é apertar as plantas após a primeira floração. Esta dinâmica deve ser combinada ao corte das flores durante o inverno, de modo que haja um crescimento maciço na próxima primavera.

Mesmo sendo vegetais perenes, podem perder o vigor com o passar do tempo—dessa forma, a recomendação é que as espécimes mantidas em canteiro sejam trocadas duas vezes ao ano.

Assim como todas as demais plantas do gênero Pentstemon, a multiplicação ocorre através de sementes ou divisão da touceira.

Conhecendo Outras Espécies de Penstemon: Penstemon Bicolor

Esta espécie é nativa das montanhas, bem como vales desérticos. Sua distribuição geográfica envolve áreas específicas de alguns estados americanos, tais como o Oeste do Arizona, Leste da Califórnia e Sul de Nevada.

Sua altura pode ultrapassar 1 metro. Possui folhas grossas e serrilhadas, fundidas na base do caule.

Penstemon Bicolor
Penstemon Bicolor

Também possui inflorescência composta por flores tubulares Tais flores possuem coloração amarela e rosa, bem como presença de pelos na garganta e no estaminódio (tipo de estame rudimentar). Os pelos do estaminódio são consideravelmente mais longos e destacados, apresentando cor amarela.

Conhecendo Outras Espécies de Penstemon: Penstemon Caesius

Esta espécie é endêmica na Califórnia. É encontrada com frequência nas encostas rochosas, florestas de árvores coníferas e ambiente alpino das montanhas.

Pode crescer até 80 centímetros de altura.

Suas folhas podem ser arredondadas ou ovais, apresentando até 4 centímetros de comprimento.

Em relação à inflorescência, esta abriga flores também tubulares, mas que apresentam coloração roxo-azulada, bem como comprimento médio de 2 centímetros.

Conhecendo Outras Espécies de Penstemon: Penstemon Californicus

Esta espécie é nativa do estado mexicano de Baixa Califórnia do Sul. Sua distribuição geográfica compreende a floresta da Cordilheira Peninsular, bem como as encostas próximas.

Floresta da Cordilheira Peninsular
Floresta da Cordilheira Peninsular

Seus muitos ramos, quando estendidos, podem alcançar uma altura máxima de 30 centímetros.

As folhas possuem formato de lança e comprimento não superior a 1,5 centímetros.

A inflorescência abriga flores com comprimento de 1 a 2 centímetros. Tais flores possuem coloração púrpura ou azul, bem como garganta branca com listras escuras. Os estaminódios são peludos.

Assim como as espécies descritas acima, estas flores também formato tubular.

*

Depois de conhecer um pouco mais sobre o vegetal Pentstemom, que tal continuar conosco para visitar também outros artigos do site.

Aqui há muito material de qualidade nos campos da botânica, zoologia e ecologia de um modo geral.

Sinta-se à vontade para digitar um tema de sua escolha em nossa lupa de pesquisa no canto superior direito.

Caso não encontre o tema desejado, você pode sugeri-lo abaixo em nossa caixa de comentários. Sua sugestão é sempre bem-vinda.

Se preferir, pode também utilizar o espaço abaixo para deixar sua experiência sobre o assunto, ou opinião sobre este artigo.

Até as próximas leituras.

REFERÊNCIAS

San Marcos Growers. Penstemon x gloxinioides (muda)- Border Penstemom. Disponível em: < https://www.smgrowers.com/products/plants/plantdisplay.asp?strLetter=P&plant_id=1219&page=3>;

Water Smart Dland Scape. Penstemon x gloxinioides ‘Garnet’. Disponível em: < http://www.watersmartsdlandscaping.org/eplant.php?plantnum=24456&return=l5>;

PATRO, R. Jardineiro Net. Penstêmon– Penstemon x gloxinioides. Disponível em: < https://www.jardineiro.net/plantas/penstemon-penstemon-x-gloxinioides.html>;

Wikipedia in English. Penstemon. Disponível em: < https://en.wikipedia.org/wiki/Penstemon>;

Veja também

Como se Faz Mastruz com Leite ?

A medicina natural está cada vez mais presente em nosso dia-a-dia. Neste cenário, nomes famosos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *