Home / Plantas / Ficha Tecnica Da Flor Hemerocallis: Raiz, Folhas E Caule

Ficha Tecnica Da Flor Hemerocallis: Raiz, Folhas E Caule

Com milhares de espécies diferentes na natureza de plantas e flores para se produzir, cuidar e ter no quintal de casa, é difícil, às vezes, saber tudo sobre elas.

Por isso, existem milhares de estudos sobre as plantas, para que possamos saber e apender qual o melhor tipo de solo para se plantar, se uma planta deve receber muita ou pouca água, muito ou pouco sol, entre outros fatores que possuem grande importância para o desenvolvimento de uma planta ou flor.

No entanto, mesmo que seja difícil em alguns casos termos esse tipo de conhecimento um pouco mais avançado, a verdade é que a plantação e produção de flores acompanham os seres humanos há milhares de anos.

Algumas pessoas plantam e cuidam de diversas flores por considerar um hobby, outras por considerarem um tipo de terapia, e outras ainda fazem isso para conseguir sobreviver.

Há uma flor muito famosa, que é planta em diversos parques ao redor do mundo, e que você provavelmente já viu, mas não sabia o nome.

Essa planta é a Hemerocallis, que mesmo sendo muito parecida com os lírios-asiáticos, possui características próprias.

Hoje, vamos aprender tudo sobre a flor Hemerocallis, sobre sua raiz, sobre suas folhas, sobre seu caule e qual a melhor forma de plantar e cuidar dela.

Características

A flor Hemerocallis é uma pequena flor do gênero botânico e ela pertence à família chamada Hemerocallidaceae.

A palavra Hemerocallis tem origem totalmente grega, e o seu significado é beleza e dia, em outras palavras, beleza de um dia.

Esse nome se refere ao fato de que a duração da floração da Hemerocallis dura apenas um dia, mas também são conhecidas como lírio-de-um-dia.

No entanto, não devemos confundir a Hemerocallis com lírios, pois elas são de famílias diferentes, ainda que se pareçam muito.

A maioria das flores da espécie Hemerocallis desabrocham no começo do dia, pela manhã, e ao final da tarde, começam a murchar, e então são substituídas por mais flores no dia seguinte.

No entanto, algumas das espécies da Hemerocallis, conseguem formar novas flores durante a noite.

Possuem origem na Eurásia, ou seja, em locais da Europa e também da Ásia, e é nativa de países como China, Japão, Coreia e em alguns locais da Europa.

A Hemerocallis possui flores muito grandes e também vistosas, e a variação de tipos, cores e tamanhos das flores tornaram a Hemerocallis muito popular, podendo ser utilizadas para diferentes objetivos.

Raiz, Folhas e Caule

A Hemerocallis são plantas consideradas herbáceas, com rizoma e também são perenes, ou seja, costumam a viver mais de dois anos.

O escapo da flor Hemerocallis costumar terminar com uma inflorescência com cerca de 2 até 5 flores.

As flores e suas folhas são consideradas muito grandes, vistosas, hermafroditas, actinomorfas e são muito bonitas e apreciadas.

O perigônio da Hemerocallis é composto por dois verticilos, com suas tépalas unidas e infundiliformes.

Com cerca de seis estames, há em um dos verticilos filamentos considerados curtos, e a sua antera é totalmente oblonga.

Possui cores diversas, que normalmente variam entre tons amarelados, alaranjados e algumas possuem um aspecto um pouco mais pálido.

Flor Hemerocallis no Vaso
Flor Hemerocallis no Vaso

Em alguns casos é possível encontrar a Hemerocallis em cores como rosa, marrom e algumas possuem perfuma, enquanto outras não.

Em alguns locais, como lojas naturais, o caule, a raiz e as folhas da Hemerocallis é vendida como um medicamente analgésico.

Como a Flor Hemerocallis É Usada

A flor Hemerocallis é usada principalmente para decorar parques, jardins, casas, locais fechados, entre outros.

No Brasil, ela se tornou muito popular na cidade de São Paulo, onde foi utilizada para decorar o parque Burle Max, em homenagem ao paisagista de mesmo nome.

Porém, ao contrário dos lírios, que são muito parecidas, a Hemerocallis possui maior resistência para ficar em espaços públicos e ao ar livre.

No Rio de Janeiro, é possível encontrar uma quantidade muito grande da Hemerocallis no aterro do Flamengo.

A Hemerocallis pode ser usada também como alimentação. Nesse caso, é necessário escolher flores que estão mais pálidas, e pode ser comida em ovo mexido, em sopas e também nas saladas.

Suas folhas que possuem um aspecto mais jovem e também mais verdes, são utilizadas principalmente em sopas, mas podem ser comidas sem acompanhamento.

Em alguns locais, é feita a plantação da Hemerocallis nas margens de lagos e também de rios, e elas servem como uma ajuda contra a erosão do local.

Como Plantar E Cuidar

A Hemerocallis é uma planta muito resistente, e costuma aguentar grande quantidade de calor, e também é muito resistente ao sol forte.

Essa planta consegue sobreviver até mesmo nos solos que são pobres em adubos, e conseguem se desenvolver muito bem sem a supervisão constante de um jardineiro.

Seu tamanho pode variar entre 60 centímetros até 1 metro, o que significa que as menores, podem ser colocadas como decoração no seu jardim.

O plantio pode ser feito durante o ano inteiro, e ela precisa de uma quantidade média de água, e sua floração acontece entre o outono e o verão.

Possui flores que são em sua maioria perfumadas, e os seus frutos podem ser comidos, sem nenhum problema.

A Hemerocallis gosta de clima quente, porém é necessário que o local seja muito bem arejado, e a temperatura precisa variar durante o dia e a noite, pois sem essa variação, a Hemerocallis não produz flores.

Essa planta precisa de espaço suficiente para se desenvolver bem, por isso, costuma não se adaptar quando é plantada em vasos.

Apesar de conseguir sobreviver bem em locais com temperaturas baixas, não é o mais recomendado, pois precisam do sol de forma constante.

Nas regiões Norte e Nordeste do Brasil a Hemerocallis costuma não se adaptar muito bem, pois apesar de calor, há pouco vento.

É muito comum que a plantação da Hemerocallis seja adubada no final do outono, e que seja colocado no solo torta de mamona e também um pouco de farinha de osso.

O que você achou do conteúdo? Você já possui uma Hemerocallis na sua casa ou jardim? Ficou com vontade de começar a cultivar uma? Surgiu alguma dúvida? Não esqueça de deixar seu comentário!

 

Veja também

Qual a Matéria Prima do Algodão? Onde Ele é Produzido ?

A matéria-prima do algodão é o próprio algodão, ou seja, a fibra produzida pelo algodoeiro. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *