Home / Plantas / Curiosidades da Pera e Fatos Interessantes

Curiosidades da Pera e Fatos Interessantes

Há diversas espécies nativas da Europa (P. communis L) e Ásia (P. pyrifolia) e outras originárias da China. Seus híbridos, todos com variedades cultivadas, são a base da cultura comercial, mas a maior parte da pera consumida no país é importada da Argentina, do Chile, de Portugal e outros países. Em 2009, a produção mundial foi de mais de 21 milhões de toneladas, sendo a China o principal produtor, com cerca de 64% da produção mundial, seguida por Estados Unidos, Itália, Argentina e Coreia do Sul. No Brasil, apenas os estados de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul cultivam variedades melhoradas de peras orientais. Algumas variedades adaptadas ao nosso país foram obtidas pelo Instituto Agronômico de Campinas e pela Embrapa, mas são ainda pouco cultivadas. A pera-japonesa tem ampliado seu cultivo. A pera asiática, variedade Honsui, é de introdução recente e já aparece no mercado, com menor aceitação, tem um fruto grande, de até 500 g.

Características Gerais da Pera

A pera é uma fruta muito consumida ao natural, mas usada também na culinária e em doces em calda e outros, tais como néctar, suco, sorvete e iogurte. No mercado brasileiro, predominam as variedades Williams e Rocha, esta importada de Portugal. Outras também são importadas, o que dá o fornecimento da fruta durante o ano todo, embora sempre conservada a frio, o que pode levar a perdas quando colocada na banca sem refrigeração, sendo comum o escurecimento interno, que inviabiliza ou prejudica seu consumo. A pera nacional é comercializada de janeiro a abril, e a importada durante todo o ano, mas com maior oferta entre fevereiro e setembro.

Ainda estamos em pleno verão e nada melhor do que falarmos sobre uma das delícias da estação: a pera. Essa fruta está em plena fase de produção, sendo mais gostosa, mais fácil de encontrar em feiras e supermercados, além também de muito mais barata. Mas não é só isso: a pera possui propriedades nutricionais de extrema importância para o nosso organismo, além de ajudar a tratar e prevenir doenças.
A pera é muito apreciada por suas propriedades nutritivas e pelo delicado sabor. Possui baixo valor calórico, cerca de 53 calorias por cada cem gramas de fruto. É uma fruta leve e de fácil absorção pelo organismo. Ativa a circulação, reduz a pressão arterial e, por possuir muitas fibras, é excelente contra a prisão de ventre, inflamação do intestino e bexiga. As fibras não contêm calorias, e são sempre necessárias para uma dieta saudável, pois ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue. A pera é rica em sais minerais (ferro, enxofre, silício, potássio, fósforo, cálcio e magnésio), vitaminas A, C e do complexo B.
A quantidade de potássio em uma pera é bastante significativa. Embora o potássio seja facilmente perdido através de transpiração, estilo de vida ativa ou exercícios físicos, ele é necessário para manter os batimentos cardíacos, contração muscular, transmissão nervosa e metabolismo de carboidratos e proteínas.
Pera Características

A pera é o fruto originário da árvore denominada pereira. É cultivável em clima temperado e em regiões serranas de solo fértil. O fruto é bastante apreciado por causa do seu sabor suave e da quantidade de nutrientes que possui. São eles: vitamina A, B, C, sódio, potássio, cálcio, fósforo, enxofre, magnésio, silício e ferro, sendo uma das frutas que mais possui sais minerais.

A pera é pouco calórica (aproximadamente 53 calorias a cada 100gr) e bastante utilizada em dietas, pois além do valor calórico é facilmente absorvida pelo organismo. Pela sua composição nutricional, a pêra pode ser utilizada em tratamentos cardíacos, prisão de ventre, inflamação intestinal e na bexiga, na formação dos ossos, dentes e sangue, além de auxiliar o sistema nervoso.

A pera deve ser consumida quando estiver com a casca firme sem rachaduras, cortes ou manchas. Deve ser mantida em local fresco e seco evitando a utilização da geladeira já que essa altera seu sabor e seu aroma. Na culinária, a pera pode ser utilizada em geleias, compotas, tortas, cremes, sobremesas, sorvetes além de também ser consumida in natura.

Para quem faz atividade física, a pera promove a rápida renovação de energia, especialmente após exercícios intensos.
Benefícios da Pera
  • Rica em vitamina A, C e do Complexo B.
  • Rica em sais minerais.
  • Auxilia na digestão e mantém um sistema digestivo saudável.
  • Alivia dores de estômago e regula a função intestinal.
  • Ameniza transtornos, como o inchaço no período pré-menstrual.
  • Previne doenças cardiovasculares e diabetes.
  • Ajuda a eliminar toxinas em excesso que se encontra no corpo.

Curiosidades da Pera e Fatos Interessantes

Para o Coração: A pera contém muita fibra e é indispensável para gozar de uma boa saúde cardíaca. Isto acontece devido à fibra, ao promover a eliminação de sais biliares, reduz os níveis de colesterol “mal”. Por outro lado, foi comprovado que o consumo de pera reduz os ricos de sofrer um derrame cerebral em até 50%.

Combate os radicais livres: Os radicais livres são os responsáveis pelo dano celulares que terminam derivando o envelhecimento. A pera, por sua riqueza tem antioxidantes, que é ideal para proteger nosso corpo desta presença indesejada. Porque uma pera contem 11% de vitamina C, recomendada por dia, e possui altos valores de vitamina K.

Para Emagrecer: A pera Ajudar a emagrecer porque é uma fruta que contém poucas calorias e são rica em fibras que diminuem o apetite.

Para Combater a diabetes: A pera é uma das frutas que menos aumenta o açúcar no sangue, tendo baixo índice glicêmico.

Para Prevenção do Câncer: Uma maneira de prevenir o câncer através da ingestão de frutas frescas e legumes, que são ricos em antioxidantes. A Pera contêm muita vitamina C, é um poderoso antioxidante. O teor de fibra na pera é muito eficaz na promoção da sua saúde, que irá reduzir suas chances de desenvolver câncer de cólon.

Para Alergias: A pera são consideradas por algumas pessoas um alimento hipoalergênico, é por isso que elas são frequentemente recomendada para pessoas que sofrem de alergias alimentares. No entanto, elas não são completamente hipoalergênico, algumas pessoas têm reações alérgicas a pera, especialmente aquelas pessoas que são alérgicas ao pólen de bétula ou Alder.

  • Sua origem é da Asia Occidental, egípcios, gregos e romanos (como a introdução da Cuenca do Ebro) e o cultivo têm quilômetros de distância. As pessoas que creem em climas temáticos e algo úmido, e seus principais países produtores de China e Espanha.
  • Na China, eles são considerados um símbolo de longevidade. Embora suas flores sugiram fragilidade, elas crescem na pereira, uma árvore forte e de vida longa, capaz de suportar as secas mais difíceis. Além disso, seu sabor inconfundível resiste à destilação para fazer aguardar.
  • O caráter intenso sob essa aparente fragilidade é uma característica comum nas flores e frutos da Sufamily.
  • Existem peras de todos os tamanhos, texturas, formas e cores: grandes, pequenas, crocantes, carnudas, vermelhas, amarelas, verdes e castanhas.
  • A pera é uma das frutas que melhor tolera o corpo e as que produzem menos alergias. Ajuda a prevenir o câncer de próstata e é rico em fibras, potássio (e é por isso que nos ajudam a nos sentir melhor) e taninos (que conferem propriedades antibacterianas, anti-inflamatórias e adstringentes). Também contém cálcio, magnésio, fósforo, vitamina A, vitamina C e vitaminas do grupo B.
  • Refrescantes e muito saborosos, eles podem ser tomados de mil maneiras: frescos, compotas, raspadinhas, sucos, saladas, molhos, cremes, massas (a pera recheada e a gorgonzola é a nossa favorita de todos os tempos!) … Combinam muito bem! com sabores outonais e intensos – doces e salgados -: queijo azul, presunto, noz, avelã, canela, chocolate …

Por cierto, dicen que soñar con peras evoca la sensualidad y el deseo… ¡habrá que estar atentos!

Para Gravidez: A pera evita defeitos no bebe, é importante para uma mulher grávida consumir ácido fólico suficiente. Nas Peras contem 10 à 20 mg (cerca de 5% da RDA) da forma natural de ácido fólico, e eles devem ser incluídos em uma dieta pré-natal saudável.

Para Saúde Digestiva: A Pera contêm uma grande quantidade de fibras, o que é essencial para um sistema digestivo saudável. As fibras ajudam a manter os alimentos em forma eficiente através do cólon. Uma pera de tamanho médio contém cerca de 20 à 25% da ingestão diária de fibras. Uma boa porcentagem da fibra insolúvel, podem ajudar a reduzir a ocorrência de pólipos do cólon.

Para Osteoporose: A pera ajuda na Prevenção de câncer e no tratamento da osteoporose. Muitos médicos estão recomendando as pessoas que estão preocupadas com a proteção da saúde de seus ossos, tentem manter um ph equilibrado e uma alta ingestão de cálcio a partir de fontes dietéticas. Frutas e vegetais ajudam a manter um nível de pH saudável e a pera é uma boa fonte de boro, que pode ajudar o corpo a reter cálcio.

Esperamos que o post tenha te ajudado a aprender e conhecer um pouco mais sobre a fruta pera e algumas de suas curiosidades e fatos interessantes sobre ela. Não esqueça de deixar seu comentário nos contando o que achou e também deixar suas dúvidas. Ficaremos felizes em ajuda-los. Você pode ler mais sobre peras e outros assuntos de biologia aqui no site!

Veja também

Como Usar a Canela Para Emagrecer?

A canela, assim como o cravo, noz-moscada, gengibre, açafrão, pimenta-do-reino, cúrcuma e outros, é considerada …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *