Home / Plantas / Coreópsis – Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre a Flor

Coreópsis – Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre a Flor

Coreópsis ou Tickseed são conhecidos por suas flores vibrantes, semelhantes a margaridas. As flores podem ser amarelo dourado, amarelo pálido, rosa ou bicolor. É um gênero de plantas perenes pertencentes à família Asteraceae, que inclui girassóis , ásteres e coneflowers . Muitas espécies são nativas do leste da América do Norte. Na primavera e no verão, essas flores vibrantes podem ser vistas nas estradas, campos e jardins.

Coreópsis produz folhas verdes vistosas, rendadas, delicadas ou com lóbulos que têm textura fina. As folhas estão dispostas de maneira oposta no caule.  O Coreópsis desenvolve cabeças de flores que consistem em florzinhas de raio semelhantes a pétalas na periferia e florzinhas de disco firmemente embaladas no centro da cabeça de flor. As florzinhas Ray podem ser de cor branca, amarelo pálido, amarelo dourado ou laranja. Florzinhas de disco são geralmente de cor amarela.

Dependendo da variedade, o coreópsis produz flores individuais ou flores dispostas em grupos de terminais. Os tipos rosa, vermelho e multicolorido de coreópsis são variedades criadas pelo homem, criadas por hibridação e reprodução seletiva. Algumas variedades de coreópsis produzem flores duplas.

O nome científico da planta, coreópsis , se origina das palavras gregas “koris”, que significa “percevejo” e “opsis”, que significa vista. Nome refere-se à morfologia incomum da semente. É espinhoso em uma extremidade, bulboso no meio e possui uma pequena parte parecida com a cabeça na outra extremidade. Todos juntos, parece carrapato (tipo de inseto parasita). Coreópsis também é conhecido como tickseed devido à forma específica da semente.

As flores de coreópsis foram fervidas em chás pelos nativos americanos. Eles usaram esta planta para tratar reumatismo, diarreia e desconfortos abdominais. Acreditava-se que a planta protegeria uma pessoa de ser atingida por um raio.

Cultivo de Coreópsis

Você pode encontrar algumas variedades de coreópsis para venda como plantas. Para obter a melhor seleção, faça o pedido em catálogos ou inicie suas plantas a partir de sementes. A resistência varia de acordo com a espécie e a cultivar, e nem todas as variedades de coreópsis são plantas perenes. Muitas das variedades mais recentes ainda estão sendo testadas quanto à resistência e suas classificações podem mudar.

A maioria das variedades de coreópsis são muito fáceis de cultivar e não são específicas sobre a qualidade ou o pH do solo . Eles gostam de solos bem drenados e alguns, como a coreópsis da folha do fio, toleram solos secos e rochosos. Solos pesados ​​e úmidos podem ser problemáticos para as variedades de formação de moitas no inverno; alterar com adubo ajudará.  As plantas coreópsis preferem um clima quente e, como são nativas de pradarias e planícies secas, um ambiente seco. O clima úmido ocasional não os incomodará.

Coreópsis precisará de água regular quando plantada pela primeira vez até que sejam estabelecidas. Depois disso, eles são tolerantes à seca. Regue as plantas profundamente pelo menos uma vez por semana para ajudar novas raízes a crescerem profundamente. O solo deve estar úmido cerca de 2,5 cm abaixo da superfície do solo (coloque o dedo no solo para verificar.) A rega matinal é melhor, para que as folhas possam secar durante o dia.

Coreópsis Características

O coreópsis florescerá melhor em pleno sol , mas também poderá ser cultivado com sucesso em sombra parcial. As plantas podem ficar um pouco mais magras na sombra parcial, mas elas se adaptarão. Em áreas com intenso calor seco, a coreópsis pode até preferir alguma sombra da tarde. A fertilização do crescimento da coreópsis não é necessária – de fato, fertilizantes em excesso podem inibir a produção de flores. Se os solos já estiverem bons, tudo o que você precisa fazer é adicionar um pouco de composto na primavera.

Poda regular manterá as plantas florescendo durante o verão. Algumas das variedades menores de flores são difíceis de serem mortas e você pode preferir cisalhar as plantas, assim que o primeiro fluxo de flores desaparecer. Eles serão preenchidos rapidamente.

O tamanho adulto varia de acordo com a espécie, idade e condições de crescimento, mas a maioria das plantas coreópsis atinge entre 10 e 18 polegadas de altura, com uma propagação de cerca de 12 a 24 polegadas. Eles tendem a crescer em grupos, mas muitas variedades se auto-  plantam em todo o seu jardim. Existem também alguns que se espalharão pelos corredores. Algumas das espécies mais altas podem exigir que a estaca pareça atraente, especialmente se cultivadas em sombra parcial.

Na maioria das vezes, as plantas coreópsis crescem sem problemas. Nas estações úmidas, muitas são vítimas de caracóis e lesmas e doenças fúngicas podem afetá-las. Para evitar esses problemas, tanto quanto possível, ofereça bastante circulação de ar e plante-os em pleno sol.

Embora sejam plantas robustas, elas não tendem a viver mais de 3 a 5 anos. Uma diminuição na floração é um sinal de que é hora de dividir as plantas ou plantar algumas novas das sementes. Para coreópsis perenes, se começarem a parecer fracas com menos flores depois de três anos, divida-as se necessário na primavera ou no início do outono.

Variedades

Coreópsis Grandiflora  ‘ Early Sunrise’ : grandes flores amarelas brilhantes semi-duplas, começando no início do verão

Coreópsis Grandiflora

Coreópsis Grandiflora  ‘Chuva Dourada’ : Flores amarelas abundantes e alegres em hastes longas

Coreópsis Grandiflora Chuva Dourada

Coreópsis Verticillata  ‘Moonbeam’:  flores amarelas amanteigadas; extremamente arejado

Coreópsis Verticillata Moonbeam

Coreópsis Verticillata  ‘Zagreb’:  flores amarelas douradas; confiável

Coreópsis Verticillata Zagreb

Coreópsis Rosea  ‘Nana’: variedade anã-de-rosa-malva; espalha bem

Coreópsis Rosea

O Coreópsis é frequentemente cultivado como planta de cama ou de fronteira nos jardins devido à sua capacidade de se espalhar rapidamente e formar grandes coberturas de solo de cores bonitas. Coreópsis também é frequentemente cultivada em vasos.

Curiosidades

  • Assim como muitas outras espécies de flores, a Coreópsis tem um significado específico. Significa “sempre alegre” no “dicionário floral”;
  • A planta seca de Coreópsis pode ser consumida na forma de chá ou usada como substituto do café;
  • Chá feito de raiz de Coreópsis pode ser usado no tratamento da diarreia e na limpeza do corpo (através do vômito);
  • Coreópsis é uma flor do estado da Flórida;
  • Coreópsis completa seu ciclo de vida após um (anual) ou dois anos (perene), dependendo da espécie;
  • Os pássaros (principalmente Pintassilgos) gostam de comer as sementes durante o outono e o inverno. Abelhas e borboletas também são atraídas por elas.

 

Veja também

Tudo Sobre a Planta Cíclame: Características da Flor e Fotos

Cíclame, também conhecida como cyclamen ou cíclame-da-pérsia, é uma planta que tem origem nos continentes …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *