Home / Plantas / Como Usar o Talo da Cebola? Para Que Ele Serve

Como Usar o Talo da Cebola? Para Que Ele Serve

Por que, afinal, seria importante saber coisas tão triviais, como as formas de se utilizar o talo da cebola, ou mesmo para que eles servem?

Bom, o que a ONU nos diz é que cerca de 821 milhões de indivíduos passam fome no mundo. Cerca de 20% das crianças com menos de 5 anos de idade estão desnutridas. No Brasil, cerca de 5 milhões de indivíduos possuem dificuldades para manter uma alimentação consistente todos os dias.

E mais: 30% de toda a comida produzida no planeta vai simplesmente para o lixo, entre US$ 1,3 e US$ 2 trilhões de dólares são gastos anualmente para pagar os custos que a fome produz e cerca de 43% de toda a comida que é desperdiçada são vegetais.

São dados que, por si só, falam bastante sobre a importância de se aproveitar, ao máximo, tudo o que os alimentos nos oferecem, especialmente quando se trata de espécies vegetais

Logo, segue, abaixo, uma lista com algumas dicas dadas por especialistas, donas de casa e (por que não dizer) indivíduos criativos, sobre como usar o talo de vegetais como a cebola no dia a dia. Além de explicar, definitivamente, para que eles servem – esse que é um dos maiores “mistérios” da humanidade.

1.Utilize-os Em Molhos

Com 2 ou 3 colheres cheias de talos de cebola, 1 copo de requeijão, um pouco de sal, pimenta, manjericão e noz-moscada, é possível fazer um excelente molho utilizando o que antes seria descartado.

Para tal, você só terá que bater todos esses ingredientes num liquidificador até formar uma pasta consistente e utilizá-lo frio.

Essa pasta poderá incrementar salgados, torradas, conferir uma certa originalidade a um sanduíche, entre outras formas de utilização.

Olho Com Talo de Cebola
Olho Com Talo de Cebola

Para isso, você só precisará mesmo é de uma boa dose de criatividade e o prazer em contribuir com a “mãe natureza”, ao evitar o desperdício de alimentos, que já beira a irracionalidade.

2.Faça Deles um Saborosíssimo Tempero Caseiro

Talos de Cebolas
Talos de Cebolas

Saber como usar aqueles talos com os quais as cebolas se desenvolvem (e também para que eles servem) pode ser uma arte!

Pois são as combinações que podem transformá-los em “armas secretas” na composição dos mais diversos tipos de pratos.

Aqui estamos falando de transformá-los numa mistura que possa ser acrescentada a cozidos, refogados, ensopados, entre outras receitas semelhantes.

Para produzir esse tempero utilize o liquidificador e acrescente os talos, alguns dentes de alho, azeite de oliva e bata-os por alguns segundos.

Logo após, despeje o conteúdo em um pote grande e acrescente sal marinho. E a partir daí, utilize-o de acordo com a sua criatividade.

3.Prepare Uma Bela Sopa!

Sopa de Talo de Cebola
Sopa de Talo de Cebola

A cebola é uma riquíssima fonte de sais minerais, flavonoides, fósforo, ferro, potássio, cálcio, vitaminas B e C, sódio, antioxidantes – além de ser um anti-inflamatório natural.

O espinafre é fonte de cálcio, potássio, magnésio, niacina, proteínas, zinco, fibras, vitaminas A, B, C e E, além de apresentar quantidades significativas de niacina, tiamina, ácido fólico, cobre, manganês, entre outras inúmeras substâncias.

Imagine, então, unir tal exuberância em vitaminas e nutrientes em uma sopa – uma sopa de cebolas com espinafre!

E a receita é bem simples:

Ingredientes:

150g de espinafre moído (1 xícara de chá);

2 colheres de sopa de azeite de oliva;

2 dentes de alho amassado;

250ml de água;

1 cebola média;

1 colher de café de gengibre ralado;

Sal a gosto.

Preparo:

Coloque a cebola para dourar no azeite, vá colocando os pedaços de espinafre, o gengibre ralado e faça um refogado. Logo após, acrescente a água e deixe cozinhar em fogo baixo entre 15 e 20min. Ao final, corrija o sal.

4.Prepare um Caldo de Cebola em Cubinhos

Saber como usar e para que servem os talos de vegetais como a cebola também pode significar menos lixo sendo produzido – o que, obviamente, o meio ambiente agradece.

Mas também pode significar economia – uma boa economia no seu bolso! – , pelo simples fato de que não terá mais que adquirir determinados produtos, como os caldos de legumes, temperos prontos, entre outras necessidades do dia a dia.

Talo de Cebola Cortado
Talo de Cebola Cortado

E nesse caso, para a produção desse caldo de legumes em cubinhos, basta juntar aos talos de cebola “restos” de outros vegetais, como: cascas de cenoura, talos de brócolis, cascas de beterraba, entre outros materiais supostamente inaproveitáveis.

Acrescente 1 litro de água a uma boa quantidade desse material e cozinhe-os em fogo baixo até obter um caldo. Separe em uma cuba ou utilize o próprio caldo em sopas, ensopados de carne e de galinha, além de outros tipos de receitas.

5.Prepare Uma Infusão Poderosíssima!

A cebola, como já dissemos, é uma anti-inflamatório natural. A infusão desse vegetal há séculos é reconhecida pela sua capacidade de atuar como coadjuvante no tratamento de inflamações gástricas, intestinais, hemorróidas, entre outras afecções geralmente associadas ao aparelho digestivo.

Mas também é possível utilizar as suas propriedades, concomitantemente com as de outras espécies, como o coentro, alho e o limão para o combate a gripes e resfriados.

Alguns talos de cebola, juntamente com coentro, a casca de um limão, um pedaço pequeno de gengibre ralado e 2 dentes de alho, são suficientes para realizar a infusão.

Apenas junte todos os ingredientes, ferva-os por no máximo 5 minutos, coe, espere amornar e tome até 3 xícaras diárias.

Gripes, resfriados, indisposição, cansaço físico e mental não conseguem opor a menor resistência a essa “mistura explosiva”.

Lembrando sempre que qualquer sintoma deverá ser antes investigado por um profissional em medicina, pois somente ele será capaz de indicar o tratamento capaz de combater determinadas afecções.

6.Utilize as Folhas da Cebola Como Cebolinha

Folhas da Cebola Como Cebolinha
Folhas da Cebola Como Cebolinha

A cebolinha ou cebolinha-de-cheiro é a Allium fistulosum L. Enquanto a cebola é a Allium cepa. Ambas, como se sabe, são utilizadas como temperos em saladas, refogados, sopas, caldos, ensopados, na decoração de batatas gratinadas, aves, omeletes, entre outras receitas.

Logo, você poderá usar os talos da cebola e fazer com que ela sirva para os mesmos efeitos da cebolinha (ou ao menos parecidos), incrementando o recheio de omeletes, decorando alguns tipos de pratos, para dar sabor a receitas à base de ovos e batatas, entre outras utilizações.

Enfim, motivos não faltam para que você evite simplesmente lançar fora uma fonte tão preciosa de vitaminas e sais minerais – principalmente se descobriu, de última hora, que ficou sem a famosa salsinha para um jantar inadiável.

Gostou desse artigo? Deixe a resposta na forma de um comentário. E aguarde as próximas publicações.

Veja também

Árvore Chorãozinho: Características, Fotos e Nome Cientifico

Aqui no Brasil, bem como em diversas partes do mundo, conhecer uma planta através de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *