Home / Plantas / Como Tomar Chá de Hibisco Para Emagrecer?

Como Tomar Chá de Hibisco Para Emagrecer?

As flores de hibisco, cujo nome científico é Hibiscus sabdariffa L.,  pertencentes à família Malvaceae, são encontradas em climas tropicais – incluindo o Caribe, América Central e do Sul, México e África. O hibisco também é conhecido como Roselle (inglês), I’Oiselle (francês) e Karkade (árabe).

Embora você possa estar acostumado com sua tradicional xícara de chá da tarde ou nunca tenha considerado substituir a sua energizante xícara de café da manhã por algo novo, talvez seja a hora de pensar no chá de hibisco, rico em benefícios à saúde. Tome um gole quente ou frio e pode melhorar seu bem-estar.

Benefícios do Chá de Hibisco

Pressão Arterial – Estudos demonstraram que consumir chá de hibisco oferece benefícios saudáveis ​​ao coração, como controle da pressão arterial sistólica e diastólica, mas pessoas que tomam hidroclorotiazida, um tipo de diurético usado para tratar a pressão alta, não devem tomar o chá de hibisco que pode interagir com a droga.

Colesterol – Um  estudo mostrou que o chá de hibisco aumentou o colesterol ‘HDL’ (bom), diminuiu o colesterol ‘LDL’ (ruim) e os triglicerídeos.  Existem alguns estudos conflitantes; portanto, ainda são necessários estudos maiores para examinar melhor os efeitos do chá de hibisco e da redução do colesterol.

Diurético – O hibisco não é um substituto para uma dieta e exercício saudáveis ​​- ele não se livra magicamente do peso, mas pode desempenhar um papel graças às suas propriedades diuréticas. Os diuréticos aumentam a quantidade de água e sal expelidos do corpo como urina. Demonstrou-se que o chá de hibisco funciona como um diurético natural, retirando sal do corpo, um mecanismo pelo qual a pressão arterial é reduzida.

Obesidade – Um estudo constatou que o consumo de extrato de hibisco por 12 semanas resultou em menor peso corporal, menos gordura abdominal e menor IMC em pessoas com sobrepeso e obesidade. No entanto, o extrato é mais concentrado que o chá, portanto os resultados não serão tão fortes.

Inflamação – Além disso, é um anti-inflamatório, que pode manter o cortisol (hormônio do estresse), que atribui ao armazenamento de gordura, à distância. Como frutas e legumes, o chá de hibisco contém muitos antioxidantes e polifenóis que trabalham para proteger o corpo contra doenças e diminuir a inflamação.

Digestão – Além disso, é essencialmente consumir o chá de hibisco é como beber água com sabor sem açúcar e sem cafeína, o que o manterá hidratado. Por sua vez, beber grandes quantidades de água ajuda a manter-se regular, evita constipação e ajuda na digestão.

Imunidade – Beber este chá rosa pode afastar os fungos. “Isso ocorre porque o chá de hibisco contém vitamina C, um forte antioxidante que sabemos ser responsável por manter nosso sistema imunológico saudável.  Além disso, o chá de hibisco também é rico em ferro, um mineral que mantém o sistema imunológico equilibrado e ajuda o corpo a manter os glóbulos vermelhos, a vitamina C ajuda a aumentar a absorção do ferro, o que é ótimo para o máximo de recompensas.

Ilustração de Imunidade
Ilustração de Imunidade

Cálculo Renal – O hibisco foi avaliado como uma maneira de impedir que os cristais de oxalato de cálcio se transformem em pedras nos rins.  Mais uma vez, é necessário fazer mais pesquisas para concluir que o chá de hibisco é um método comprovado para a prevenção de cálculos renais em humanos.

Desintoxicação – Tente beber este chá depois de uma noite de excessos com comida e bebida. Estudos em humanos e em animais mostraram que o hibisco pode prevenir danos no fígado. Alguns mostraram marcadores diminuídos de danos no fígado e outros mostraram um aumento na concentração de enzimas desintoxicantes no fígado.

Características do Chá de Hibisco

O chá de hibisco não é muito potente, idealmente, uma xícara desta bebida é suficiente para aproveitar os benefícios de saúde. Consumir mais do que isso pode aumentar o risco de certos efeitos colaterais. É aconselhável consultar um médico antes de consumi-lo.

O chá de hibisco tem uma acidez característica, sabor semelhante a cranberry e um sabor refrescante e picante. É um excelente inibidor de sede quando servido como um chá gelado. Quando servido quente, o chá de hibisco é revigorante e intenso.

Chá de Hibisco
Chá de Hibisco

Valor Terapêutico do Chá de Hibisco

Esta bebida possui alto valor terapêutico. No Egito antigo, o chá era servido frio aos faraós para se refrescar do calor do deserto.  O chá de hibisco é usado em pelo menos 10 países em todo o mundo para gerenciar hipertensão, hiperlipidemia, inflamação, constipação, acúmulo de catarro e muitas condições agudas.  Essas aplicações médicas são atribuídas aos antioxidantes, minerais e vitaminas nesta infusão de ervas.

Vários ensaios controlados mostram que o chá de hibisco tem efeitos hipolipemiantes. As antocianinas e o ácido hibisco na flor são responsáveis ​​por essa característica. As antocianinas também impedem a oxidação do LDL, que pode levar à formação de placas e inflamação.

Prevenir a formação dessas placas oxidadas por lipídios pode prevenir doenças cardiovasculares como a aterosclerose. No entanto, pesquisas estão em andamento para estudar o mecanismo preciso da cardio proteção pelo chá de hibisco. Além disso, os ingredientes ativos por trás dessa atividade ainda não foram identificados.

Bebendo Chá de Hibisco
Bebendo Chá de Hibisco

Extratos de água e álcool de flores e folhas de hibisco demonstraram aprofundar a cor do seu cabelo. Pessoas com envelhecimento prematuro podem embeber as flores em água morna e aplicar a mistura nos cabelos.

Quando administrado às crianças, o hibisco extrai alívio da dor, febre, ansiedade e dor de cabeça. Os antioxidantes, como ácido rosmarínico, ácido cafeico e ácido clorogênico, nos extratos, podem ser responsáveis ​​por esse efeito. O mecanismo exato do chá de hibisco a esse respeito ainda está para ser investigado.

Como Tomar Chá de Hibisco Para Emagrecer?

Veja como é simples de fazer o chá:

Coloque uma panela de água para ferver;

Adicione as flores de hibisco secas a um bule vazio e limpo;

Despeje a água fervente no bule;

Deixe o chá em infusão por cerca de 5 minutos. O chá começará a ficar intenso e vermelho. Você pode inclinar por mais tempo para obter um sabor mais profundo / forte;

Coe o conteúdo para se livrar das flores;

Adicione um adoçante de sua escolha. Beber sem açúcar é ainda melhor;

Sirva quente com um enfeite de canela, folhas de hortelã e uma fatia de limão.

Veja também

História da Flor Pentstemon, Significado, Origem da Planta e Fotos

As flores são muito usadas pelas pessoas, seja para o paisagismo, para o uso medicinal, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *