Home / Plantas / Como Plantar Bambu Em Casa No Vaso e No Jardim?

Como Plantar Bambu Em Casa No Vaso e No Jardim?

A madeira de bambu é muito importante para nós. Muitos de nossos relógios de madeira são feitos desse material que oferece flexibilidade e um toque muito agradável. Além disso, alguns de nossos produtos têm nomes relacionados a esta planta maravilhosa, mas em idiomas orientais. Você se atreve a encontrá-los? Você já se perguntou o que é o bambu? Você já se perguntou quais são os benefícios do bambu? E qual é o ciclo de vida do bambu? Como cultivá-lo em casa?

Um Pouco Sobre

A planta de bambu tem um grande número de propriedades benéficas para pessoas que sabem como tirar o melhor proveito dela. É uma planta saciante por seu amplo conteúdo em fibras, emagrecimento por seu baixo teor calórico e seu efeito laxante suave. Estas são apenas algumas das propriedades que o bambu pode ter ao ingeri-lo.
Em uma análise rápida, conclui-se que o bambu é uma planta adequada para uso na construção civil, devido à sua flexibilidade e resistência. Uma vez seco, pode ser usado para construir grandes estruturas sólidas graças à sua fácil moldagem, que permite a construção de qualquer tipo de produto para uma casa. As estruturas de bambu não são apenas resistentes, elas também têm um isolamento térmico da planta.

A melhor coisa do bambu é que ela é uma planta de rápido crescimento, porque mesmo que você a corte, a planta continuará a crescer e a crescer. Além disso, é um material muito barato, que pode reduzir o preço de uma casa em até 50%.

Como contrapartida, deve-se acrescentar que sua secagem e tratamento para serem utilizados na construção civil são de aproximadamente 3 anos. É madeira obtida diretamente de uma planta, portanto deve ser tratada quimicamente para evitar pragas que possam afetar a estrutura dos edifícios. Além disso, é necessária uma força de trabalho qualificada para realizar qualquer construção que se destina a ser realizada.

O relaxamento reduz os níveis de estresse, uma das doenças do século XXI. Este século resultou no vício no imediatismo e no rápido consumo de megabytes e tempo. Você pode unir a paz de espírito e o mundo moderno em que vive, reunindo o melhor dos dois mundos. Os jardins japoneses tornaram-se famosos por sua estética, mas também por seu potencial de acalmar a mente e o corpo, brincando com suas formas e ondulações arenosas. Eles são apenas um dos exemplos das demandas por paz em um mundo barulhento.

Convidamos você a se cercar do melhor espaço e nele a representatividade do bambu é importante para criar um espaço seguro no qual você possa desfrutar da tranquilidade. Existem muitos benefícios do bambu em casa. Além disso, se você confia no misticismo oriental e tradicional do Feng Shui, você gostaria de saber que o bambu é um transmissor de boas energias e sorte. Bambu e feng shui são dois elementos que se dão muito bem.

Feng Shui
Feng Shui

Para saber o que você precisa saber o número de hastes necessárias para atraí-las para áreas específicas da sua vida, mas não se preocupe, oferecemos um guia no qual descrevemos as hastes certas para obter o que desejamos:

A madeira já é representada pela própria planta de bambu, enquanto a água é a água que a irriga e aquela que o bambu armazena dentro. A terra que mantém as raízes e as pedras naturais que você coloca em sua base para um melhor crescimento. O metal pode ser obtido introduzindo uma moeda no recipiente que contém a planta em questão ou que esse mesmo recipiente seja metálico ou de vidro. Para a última propriedade que simboliza o fogo, adicionaremos uma fita vermelha para unir todos os nossos caules e, assim, garantir que eles cresçam retos sempre com aspirações ao céu.

Saúde

A harmonia não é a única função que esta planta tem em nossas vidas, muito menos! O bambu como nossos amados ursos panda podem provar: é comestível. E não apenas para eles, também é adequado para seres humanos que possuem propriedades muito benéficas para o nosso corpo. Os benefícios do bambu para o meio ambiente são evidentes. Os brotos que crescem na cana são macios e podem ser consumidos sem problemas, e os apreciadores do palato apreciam muito o sabor único desta planta. E depois de conhecer seus benefícios, você não vai querer mais nada!

Seu alto teor de fibras e baixo valor calórico não são suas únicas vantagens. É um ótimo aliado no combate a parasitas intestinais, seu cozimento pode ser tomado como infusão e seu uso no tratamento de úlceras é comum, pois facilita a circulação sanguínea. Além de ser antiespasmódico, evita náuseas e é perfeito contra gastrites. É um toner dos músculos do estômago, ideal para indigestão.

Chá de Bambu
Chá de Bambu

É também um aliado contra doenças respiratórias, como ataques de asma, espasmos brônquicos e congestão das passagens nasais. Para as questões femininas, é uma ajuda se procurarmos a regularidade dos períodos menstruais e aliviarmos suas conseqüências dolorosas. Além disso, seu efeito remineralizante pode ajudar na devastação da menopausa.

Seu consumo diminui os riscos de insuficiência cardíaca, assim como os níveis perigosos de pressão arterial devido ao seu teor de potássio. E não é a única coisa, adicionar bambu aos alimentos habituais da nossa dieta nos leva a ingerir sílica. Este é um oligoelemento que não existe na dieta da sociedade moderna. Substância importante para estimular a síntese de colágeno nos ossos e na pele, facilitando a reconstrução da cartilagem, pois pode ocorrer quando sofre de doenças como a osteoartrite.

Em Casa

Como dissemos, o bambu oferece muitas vantagens se você o tiver em casa. Se você se pergunta o que é o bambu em casa, podemos fazer um resumo com os recursos mais importantes:

  • Estética: o bambu traz beleza a qualquer ambiente. É uma boa opção para casas e escritórios. Qualquer mesa com um vaso de bambu dá uma aparência muito sofisticada a uma sala.
  • Feng Shui: o bambu, como veremos mais adiante, contribui muito para encontrar esse sentimento harmonioso tão cobiçado.
  • Respiração: como todas as plantas, colabora na purificação do ar doméstico e ajuda a respirar melhor.
  • Cuidado: não é uma planta exigente. É durável e não requer atenção muito constante. Também é interessante ler como o bambu interno é tratado na água e seus cuidados. O vídeo que você verá abaixo explica, mas você precisa ter menos de um ano; caso contrário, ele apodrecerá. Há uma pergunta interessante: onde o bambu é colocado na casa? A resposta não é científica. É aconselhável colocá-lo em locais com luz, mas não com exposição direta. Além disso, deve ser um local visível que traga energia para as pessoas que a veem.
    Bambu em Casa
    Bambu em Casa

Plantando Bambu

Depois de tudo o que você acabou de ler, você ainda está com dúvidas de que precisa de uma planta de bambu? Podemos dar-lhe qualidades mais positivas desta planta maravilhosa e multifacetada: gera grandes quantidades de oxigênio, ajudando a conservar e proteger o meio ambiente e a regenerar o ar que respiramos, promovendo uma atmosfera saudável para o planeta. Tudo isso, juntamente com seu grande potencial para reproduzir rapidamente florestas reflorestadas.

Sim, o bambu é ótimo. Aquele grande estranho que só apareceu em revistas de decoração com ar Zen é um aliado da natureza. E ensinaremos como plantar e cuidar de um em sua própria casa. Pronto?

Plantando Bambu
Plantando Bambu

Sementes

A primeira coisa que precisaremos será a semente de bambu da espécie certa (a nossa é de sorte). Esta espécie é caracterizada por ser muito fácil de cuidar, uma vez que nasce. Vem da África e dizem que traz boa sorte para os habitantes do lugar onde cresceu, tudo é confiar.

Comprimidos de turfa ou similar também serão necessários (quantas sementes plantaremos). Assim, começaremos nossa aventura de jardinagem despejando água fervente nas pastilhas de turfa, dessa maneira a pílula se expandirá e será mais fértil, facilitando a germinação das sementes.

Sementes de Bambu
Sementes de Bambu

É importante construir uma estufa ou um ambiente similar no qual nascem as condições ideais para nossas plantas. Ao plantá-los “do zero”, teremos que ter muito cuidado com as condições do ambiente. Não dê sol escaldante excessivamente, nem muito vento ou frio. Em resumo, se você mora em um local onde a temperatura não é geralmente quente, não as cultive fora, pois as chances de sucesso diminuem. Depois de molhar as pílulas, vamos colocá-las nesta estufa para secar um pouco. Recomenda-se que estejam um pouco molhados, mas não encharcados com água.

Enquanto as pastilhas de turfa secam, devemos mergulhar nossas sementes de bambu em água a cerca de 30º por 24 horas, tomando cuidado para não queimar a semente se ultrapassarmos a temperatura que ela pode queimar e, portanto, nossa empresa nunca terá sucesso! Mas, se o fizermos a uma temperatura adequada, aumentamos as chances de que germinem mais cedo.

Após esse período, colocaremos uma semente por comprimido. Estes devem ser plantados no centro da pílula. Uma dica é adicionar um pouco de substrato em cada comprimido, para que o bambu tenha os nutrientes necessários para o seu crescimento.

Por fim, coloque a estufa em um local em que não receba muita luz solar direta, pois altas temperaturas podem matar as sementes. Tente manter as diferentes salas úmidas para evitar que o bambu seque. As plantas crescerão em um intervalo de 15 a 25 e, após 30 dias, é aconselhável transplantá-las para recipientes maiores.

Planta Com Estacas

Planta Com Estacas
Planta Com Estacas

Outra maneira de plantar bambu é através dos brotos que crescem nessas plantas. Para isso, precisaremos de uma planta adulta com brotos fortes. Para identificar esses brotos, teremos apenas de olhar para as folhas: se eles tiverem cerca de três folhas bem desenvolvidas, é um broto forte. Use um vaso.

É importante que o corte que fizermos seja o mais limpo possível e preso ao tronco do bambu. Isso garantirá que as raízes não demorem muito a crescer ou que a planta seque.

Depois de cortado, coloque o broto em uma tigela de água e algumas pedras. Isso não apenas manterá o broto na posição vertical, mas também estimulará a base para o crescimento radicular. Quanto à água, é importante trocá-la uma vez por semana. Se você notar algum sinal de podridão, troque a água e remova a parte afetada da planta. Isso garantirá que o dano não se espalhe para o restante do surto.

Dentro de algumas semanas você terá outro bambu da sorte pronto. Você pode plantar o quanto quiser, não se limite! Gostou do nosso artigo? Possui alguma dúvida ou dica? Deixe um comentário.

Veja também

Tudo Sobre Jasmim Manga: Características e Nome Científico

O jasmim manga encontrou no Oriente (especialmente na Índia) um lugar de proeminência. Para budistas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *