Home / Plantas / Como Foi o Ciclo do Açúcar no Brasil? Como Foi o Início?

Como Foi o Ciclo do Açúcar no Brasil? Como Foi o Início?

O Brasil é um país marcado ao longo de toda a história por diversos ciclos econômicos diferentes, já que em alguns momentos os colonizadores e países que importavam de nós tinham mais interesse em alguns produtos e menos em outros, definindo a economia do país.

Dessa forma, a nossa nação possuiu diversos ciclos econômicos diferentes, como por exemplo o ciclo do algodão, o ciclo do café, o ciclo do ouro e muitos outros, que acabaram trazendo enriquecimento ao nosso país e, consequentemente, fazendo com que a gente crescesse como Estado.

Apesar de toda essa importância dos ciclos econômicos, é um fato que a grande maioria das pessoas não sabe nem mesmo que esses ciclos existiram, e isso é muito triste, já que essa é parte da história do país e exatamente por isso é tão importante aprendermos sobre esse assunto.

Portanto, neste artigo falaremos de maneira mais específica sobre o ciclo do açúcar no Brasil. Continue lendo o texto para saber exatamente quando ele ocorreu, como foi o início de tudo, quais as consequências desse ciclo para o país e muito mais!

Quando Ocorreu O Ciclo Do Açúcar?

Antes de mais nada, é de extrema importância que você entenda exatamente quando esse ciclo econômico aconteceu, já que dessa forma tudo fica bem mais contextualizado e acaba fazendo mais sentido, principalmente porque tivemos muitos outros ciclos na nossa história.

Assim, podemos dizer que o ciclo do açúcar – ou ciclo da cana de açúcar ocorreu durante o período em que o Brasil era considerado uma colônia de Portugal, ou seja, entre os séculos 16 e 18, sendo que essa planta foi extremamente importante para a nossa economia por cerca de 200 anos.

Assim, podemos perceber que esse ciclo se iniciou mais ou menos junto com a chegada dos colonizadores no século 16, e isso se dá principalmente porque a cana de açúcar é uma planta típica nossa, e isso acabou gerando encanto nos portugueses que não tinham acesso a ela.

Portanto, agora você já sabe exatamente quando esse ciclo ocorreu na nossa história e já sabe um pouco mais sobre como contextualizar esse acontecimento de maneira geral.

Como O Ciclo Do Açúcar Se Iniciou?

Basicamente, podemos levar em consideração que os portugueses chegaram no Brasil e começaram a explorar todas as terras existentes, principalmente com a ajuda de paulistanos que antes eram conhecidos como Bandeirantes e exploravam as florestas em busca de diversas espécies, além de catalogarem tudo o que encontravam nas matas.

Dessa forma, como já dissemos anteriormente a cana de açúcar é uma espécie típica brasileira, e isso acabou gerando um encantamento na Europa. Da cana de açúcar podemos extrair diversos produtos e subprodutos, como por exemplo o açúcar e até mesmo o álcool, e assim os europeus acharam uma excelente alternativa levar essa planta para a Europa.

Assim, de maneira geral o ciclo do açúcar se iniciou quando os europeus se interessaram por essa planta e ela acabou se tornando um dos produtos que exportávamos para a Europa, gerando bastante dinheiro para o país que com certeza precisava de muita infraestrutura.

Portanto, agora você também já sabe não apenas quando o ciclo do açúcar aconteceu, mas também qual foi o motivo para ele ocorrer e como se deu o início de todo esse processo.

Importância Do Ciclo Do Açúcar

Como já dissemos anteriormente, é de extrema importância que você entenda justamente qual foi o impacto que o ciclo do açúcar teve no Brasil como um todo, e é exatamente por isso que vamos digitar agora alguns dos motivos que fazem com que esse ciclo seja extremamente importante para o nosso país.

 Em primeiro lugar, o ciclo do açúcar foi o primeiro dos ciclos econômicos que ocorreram ao longo do brasil-colônia, e por isso ele serviu justamente para dar uma guinada na economia e uma maior autonomia para o Brasil poder fazer as suas atividades e defender seus interesses com o dinheiro conquistado.

 Em segundo lugar, podemos também afirmar que o ciclo do açúcar fez com que outros países da Europa dessem maior atenção para o Brasil, mesmo que essa atenção pudesse ser um pouco negativa como veremos mais para frente. 

 Em terceiro lugar, também podemos dizer que o ciclo do açúcar foi de extrema importância para que o Brasil tivesse um conhecimento marítimo mais desenvolvido, já que naquela época as Grandes Navegações eram o que tinha realmente importância no mundo.

Por fim, podemos afirmar que o ciclo do açúcar acabou fazendo com que outros ciclos ocorressem, e dessa forma ele contribuiu indiretamente até mesmo para as riquezas que temos nos dias de hoje em que o Brasil é uma República Administrativa.

Consequências Negativas

Como já dissemos anteriormente, o ciclo do açúcar teve diversos impactos positivos para o nosso país na época em que ele era uma colônia de Portugal, mas a verdade é que muitos impactos negativos também foram sentidos pela população, principalmente após o fim desse ciclo.

Em primeiro lugar, podemos afirmar que todo o ciclo nada mais foi do que uma exploração feita por Portugal e pelo resto dos europeus, o que acaba gerando uma insatisfação muito grande até mesmo hoje aos brasileiros que estudaram esse período de maneira mais profunda.

Em segundo lugar, por conta dessa exploração os portugueses simplesmente pararam de comprar cana de açúcar quando bem entendiam, gerando efeitos colaterais na economia da época que ainda nem era entendida de maneira acadêmica pelas pessoas.

Portugueses Chegando no Brasil
Portugueses Chegando no Brasil

Em terceiro lugar, isso deu margem para uma vinda cada vez maior de escravos principalmente do continente africano, o que é algo extremamente triste na história da nossa humanidade.

Portanto, o ciclo do açúcar tem impacto até os dias de hoje no mundo em que vivemos, principalmente quando paramos para pensar que os africanos são parte do nosso sangue (já que infelizmente eles não foram trazidos apenas como imigrantes, mas sim como escravos) e na economia, mas ele também trouxe muitos aspectos negativos para o Brasil da época.

Gostou do texto um pouco mais histórico e quer saber ainda mais informações científicas sobre a cana de açúcar? Sem problemas! Leia também em nosso site: Produtos Derivados da Cana de Açúcar e Subprodutos

Veja também

Cactos no Vaso

Para Que Serve o Cacto? O Que Simboliza Cacto?

O reino das plantas prospera onde a luz do sol e a água se interligam. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *